Pandemia de Covid-19 interrompe agenda da ACORS

 

No dia 2 de março de 2020, em estrito acordo com seu Estatuto, a ACORS deu início ao ao processo eleitoral, com a divulgação do edital para a composição da Comissão Eleitoral, responsável por definir como se dará o pleito, acompanhar a campanha, a votação e a apuração dos votos. Com as mudanças na rotina, no entanto, impostas pela Quarentena e o Decreto do Governo do Estado para que as pessoas permaneçam em isolamento social, a fim de inibir a curva de disseminação da Epidemia de Covid-19, a ACORS precisou recuar no cronograma.

 

Amparado na posição do Conselho Fiscal e no Parecer Jurídico do escritório Baratieri Advogados Associados, que presta Assessoria Jurídica à ACORS, o presidente Cel Sérgio Luís Sell submeteu as orientações à Diretoria Executiva, que corroborou com o adiamento das Eleições em caráter Sine Die, ou seja, sem data pré-determinada para que o processo eleitoral seja retomado.

 

Para o advogado Noel Baratieri, “A situação de profunda anormalidade e excepcionalidade ocasionada pela Pandemia decorrente do novo Coronavírus (Covid-19) impede o prosseguimento do processo eleitoral”. Ele orienta pela “retomada apenas quando desaparecer as restrições e limitações impostas pelas autoridades governamentais. Se não for possível realizar as Eleições até o término do prazo da atual direção da ACORS, deve ser prorrogado o mandato até que se finalize o pleito eleitoral”.

 

Na extenso documento, em que a realidade de Pandemia mundial e o Estatuto da ACORS são confrontados para buscar uma solução, o escritório Baratieri também recomenda que quando o Governo autorizar a sociedade a retomar a rotina, permitindo que a Associação desencadeie novamente o processo eleitoral, tudo seja feito desde a primeira etapa, com nova chamada para a composição da Comissão Eleitoral, e com a manutenção dos prazos originalmente fixados.

 

Neste sentido, o Cel Sérgio Luís Sell não só lamenta a situação, como requer a compreensão dos Associados em relação às mudanças não previstas, porém necessárias, que também envolvem o adiamento da Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas, originalmente agendada para 27 de março. O adiamento da Assembleia já foi publicado em jornal impresso, no dia 19 de março, e o adiamento do processo eleitoral será publicado ao longo desta semana.

 

  • Publicado em 24.03.2020.

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024