Pacote de investimentos do governo estadual prevê a compra de equipamentos individuais, viaturas e videomonitoramento

Em 30 anos, é a primeira vez que todo o efetivo de policiais civis e militares de SC (hoje em 14,5 mil) ganhará equipamentos de proteção pessoal. É um dos investimentos na Segurança anunciados pelo governo, num montante de R$ 100 milhões.
O lançamento dos editais para a compra dos kits, viaturas e aparelhos de videomonitoramento está previsto para abril. Em cerimônia no Centro Administrativo, o governador Raimundo Colombo assinou os editais que deverão ser lançados até o início do próximo mês em regime diferenciado de compras, ou seja, ganha quem apresentar o menor preço. O investimento faz parte do Pacto por Santa Catarina, que prevê recursos de R$ 265 milhões para a área até 2014.
Nessa primeira etapa, a verba será usada na renovação da frota, incremento no sistema de videomonitoramento e na compra dos equipamentos de proteção para as polícias Civil e Militar e ao Instituto Geral de Perícias (IGP). Cada kit contém um colete balístico, uma pistola calibre .40, uma tonfa (cassetete) e um par de algemas. O IGP vai receber 120 coletes balísticos para peritos que trabalham em locais de crime e 26 veículos.
– É um dia histórico para a segurança. Vencemos a burocracia e já temos o dinheiro. Santa Catarina pode ter orgulho do seu corpo de segurança – observou o governador.
Nesse cenário, Colombo citou como exemplo a prorrogação de 97 prisões dos suspeitos de envolvimento nos ataques criminosos ao Estado. Disse ter sido um processo de qualidade, que mostrou eficiência.
– Nenhum policial deixará de ter seus equipamentos de segurança individual. Isso é inédito no país. Conseguimos vencer todas as barreiras e em breve esses equipamentos estarão chegando às unidades policiais – disse o secretário da SSP, César Grubba
Não há ainda previsão de quais as regiões serão beneficiadas com os novos veículos nem com o sistema de videomonitoramento. A definição ocorrerá a partir dos índices de criminalidade e da disposição das prefeituras em fazer parcerias com o governo para instalação dos pontos.

DO JORNAL DIÁRIO CATARINENSE DE 22.03.2013

Notícias Recentes:

ACORS participa de reunião com 2º Vice-Presidente do TJSC
Oficiais representantes da ACORS seguem agenda associativa em Brasília
Edital de convocação dos associados da ACORS para Assembleia Geral Ordinária
Comitiva de oficiais representantes da ACORS realiza agenda em Brasília