Ministério da Justiça recebe diagnóstico da Polícia Civil

Ministério da Justiça recebe diagnóstico da Polícia Civil


Brasília, 02/08/2005 (MJ) – O secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa, recebeu hoje de policiais civis um diagnóstico da instituição em todo o País. No documento, são sugeridas mudanças, como a redução da carreira em três cargos: delegados, agentes e peritos.


Segundo o secretário, é preciso articular as polícias civis para gerar uma maior interação da instituição em todo o País. “O diagnóstico servirá de parâmetro e estímulo para apresentação de projetos estaduais de modernização das polícias civis”, afirmou o secretário Luiz Fernando Corrêa. “A idéia é priorizar a atividade investigativa e não o mero atendimento no balcão de registro de ocorrência”.


A análise foi feita após seis meses de discussões e encontros regionais entre um grupo de trabalho composto por policias civis do Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba e representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).


O grupo de trabalho propõe também a criação do cargo de agente administrativo para apoiar as investigações, liberando os policiais para a execução de suas funções típicas, e a criação de delegacias distritais no policiamento comunitário. “A repressão tem seu papel, mas isoladamente não resolve o problema. Aproximar as instituições policiais da sociedade é uma importante estratégia de prevenção”, avaliou Luiz Fernando Corrêa.

Notícias Recentes:

ACORS terá espaço reservado na Festa do Pinhão 2023
Presidente da ACORS participa de Reunião do Conselho Político da FECAM
Comitiva da ACORS participa de formatura geral de policiamento rural no DF
Comitiva da ACORS encerra semana de trabalho em Brasília