MAIS DE 500 OFICIAIS PM/BM PARTICIPAM DO 1º CONAME


                De 07 a 09 de novembro, no hotel Continental, em Canela, ocorreu  o Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (CONAME) realizado pela Brigada Militar e ASOFBM ? Associação de Oficiais da Brigada Militar, contando com o apoio da FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais.


                 No dia 07 (quarta-feira) o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, entidade organizadora do evento, Ten Cel Altair Cunha, inaugurou os trabalhos dizendo: Já é hora de discutirmos, analisarmos e propormos alternativas e soluções para os graves problemas da segurança pública brasileira. Sabemos que o que nos falta é um triângulo de carências: carência de salário, de pessoal e de estrutura. Mas estamos aqui para juntos planejarmos e projetarmos um futuro melhor para nossas instituições, para a sociedade e para nossos filhos. 


               Ainda na solenidade de abertura o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, José Francisco Mallmann, representou a governadora Yeda Crusius. Também prestigiaram a cerimônia, o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz Cel Sérgio Antônio Brum, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel Nilson Nobre Bueno, o Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), Cel Roberto Antônio Diniz, o General dos Carabineiros do Chile, Gerardo Gonzalez Theodor, o presidente da AMEBRASIL, Cel RR Sigfrido Maus e o presidente da  FENEME, Cel Marlon Jorge Teza. Também registraram presença, o diversos Comandantes-Gerais de Policiais e Bombeiros Militares e mais cerca de 500 Oficiais, dentre congressista e palestrantes.       


                 Durante o Congresso vários assuntos de caráter técnico de Polícia e de Bombeiro foram apresentados e debatidos, tendo como destaque as palestras do Secretário Nacional de Segurança Pública o Exmo Sr Antônio Carlos Biscaia, o qual falou sobre suas ações na SENASP  e do empenho que terá em apoiar para que todas as Polícias Militares do Brasil realizem o Termo Circunstanciado, e da correspondente internacional da rede globo de televisão Sônia Bridi que falou sobre sua percepção sobre as policiais do mundo e do Brasil face sua atividade.      


               Outro ponto marcante do congresso foram as palestras dos Oficiais da Polícia Nacional Colombiana, dos Carabineiros do Chile e da Guarda Nacional Republicana de Portugal, os quais explanaram sobre o sistema de segurança pública nos respectivos países e como se constituem e funcionam suas instituições policiais.       


              Paralelamente ao CONAME foram realizadas: a reunião do CNCG ? Conselho Nacional de Comandantes-Gerais PM/BM; a assembléia geral da FENEME; e a assembléia geral da AMEBRASIL.   Durante todos os dias do CONAME também houve a Feira de Produtos e Tecnologias de Segurança Pública onde várias empresas da área expuseram seus produtos e serviços, oportunizando vários contatos com os Oficiais PM e BM no sentido de divulgá-los aos participantes.


             No encerramento do CONAME, na tarde do dia 09 de novembro (sexta-feira) foi lançado o 2º CONAME que realizar-se-á em Brasília Distrito Federal no ano de 2008 com realização da Polícia Militar do Distrito Federal e das Associações e Clubes de Oficiais da mesma Unidade Federativa


 


     O evento foi considerado pelos participantes um sucesso já que proporcionou ao debate e a produção do conhecimento, bem como a necessária confraternização entre os Oficiais de todos os Estados Brasileiros que se fizeram.


 


         A delegação de Oficiais associados da Associação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ACORS) contou com mais de 100 (cem) integrantes, os quais participaram ativamente de todas as atividades do Congresso, em especial da programação de natureza científica.


 

Notícias Recentes:

Entidades representativas da Segurança Pública se reúnem para discutir projeto 
ACORS avança em proposta de valorização institucional dos integrantes da Segurança Pública
Presidente da ACORS, reeleito por aclamação, é empossado em cerimônia na Capital
Diretoria Executiva realiza reunião de alinhamento na sede da ACORS