Deputada Ada Faraco de Luca assume a Secretaria da Justiça e Cidadania

Nessa terça-feira (2), no auditório da OAB/SC, a deputada Ada Faraco de Luca (PMDB) assumiu o comando da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, pasta que foi recriada na reforma administrativa do governo de Raimundo Colombo. A deputada dedicou sua posse ao pai, Addo Vânio Faraco, deputado federal cassado pela ditadura militar e que ficou preso por mais de oito meses.
No discurso de posse, a secretária enfatizou que os “altos índices de criminalidade e violência não serão reduzidos de forma mágica”. Ela prometeu construir novas unidades prisionais, pois o sistema prisional catarinense está saturado. Tem capacidade para 9 mil presos, mas atualmente cumprem pena 15.530 detentos. Além disso, o número de presos cresce cerca de 13% ao ano.
Ada também se comprometeu em criar uma força-tarefa, integrada pelo Executivo, a OAB e o Judiciário para minimizar a morosidade da Justiça e diminuir a população carcerária. Disse que vai investir na capacitação e formação dos profissionais que trabalham nos presídios e nas instituições socioeducativas para adolescentes infratores. Descartou novos concursos públicos, mas ressaltou a necessidade de parcerias público-privadas.
A nova secretária garantiu que não abdicará dos princípios democráticos, de respeito aos direitos humanos e que aplicará todos os conhecimentos auferidos ao longo da sua vida pública, aliado ao olhar feminino, na busca da verdade e da justiça.
Também tomou posse a promotora Márcia Arendt, que aceitou convite para ser a secretária-adjunta da Justiça e Cidadania. Prestigiaram o evento o governador Raimundo Colombo; o vice-governador, Eduardo Moreira; o presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (DEM); os deputados Ana Paula Lima (PT), Manoel Mota (PMDB), Altair Guidi (PPS), Moacir Sopelsa (PMDB), Antônio Aguiar (PMDB), Aldo Schneider (PMDB), Elizeu Mattos (PMDB), Dóia Guglielmi (PSDB), Valmir Comin (PP) e Silvio Dreveck (PP); os secretários Antônio Ceron e Lírio Rosso, além de representantes do Judiciário, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da OAB/SC.
 

 

Fonte: ALESC

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade