Conheça o Cel PM RR Paulo Roberto Fagundes de Freitas

 

 

Vocacionado à carreira militar, sob a inspiração do pai, que era Oficial do Exército, o jovem Paulo Freitas chegou até a cogitar o ingresso na Academia das Agulhas Negras, ainda na década de 1960, mas antes que deixasse a terra natal, Florianópolis, a PMSC abriu inscrições para o Curso de Preparação de Oficiais, pré-requisito para o CFO.

“Eu sempre tive vontade de ser militar, e depois já sonhava em ser Comandante-geral”, lembra o Oficial que integrou o grupo de Alunos Oficiais transferidos para o Grupamento Escola da Trindade (hoje Centro de Ensino) assim que as aulas deixaram de ser oferecidas no Quartel do Comando Geral. Entre a formatura, em 1967, e o posto de 2º Tenente, a primeira experiência foi no Batalhão Especial de Polícia (hoje 4º BPM). Como voluntário, também passou a dar aulas na Escola Regimental Marechal Guilherme, onde a PMSC oferecia alfabetização para soldados.

A diversificada atuação nos primeiros anos de caserna compreende ainda funções como ser Instrutor do Centro de Ensino, Comandante do Esquadrão de Cavalaria e Chefe do Almoxarifado Geral. Promovido a Capitão, a abrangente formação, como estudante de Direito na UFSC e de Psicotécnica Militar no Exército, no Rio de Janeiro, acabou por conduzi-lo à equipe que selecionava os candidatos para a PMSC.

Mais tarde, quando veio a promoção a Major, pôde provar sua competência operacional, comandando o Batalhão da Polícia Militar em Chapecó, experiência que viria a repetir anos depois, como Comandante do 7º Batalhão, em Florianópolis. Mas a maior vivência é mesmo em gestão, como Sub-Diretor de Pessoal, Sub-Diretor de Finanças, Diretor de Saúde e Promoção Social, Comandante do Centro de Ensino e Chefe da 1ª Seção do Estado-Maior-geral.

A assunção ao Comando-geral, em um período em que as corporações PM e BM ainda estavam integradas, veio aos 45 anos, em 1991, quando pôde conciliar os conhecimentos teóricos, desde quando Oficiais do Exército comandavam a PMSC, em gestão, no campo operacional, e também com política, como Assessor Militar na ALESC e trabalhando ativamente na campanha do Cel Sidney Carlos Pacheco, que veio a ser o primeiro Militar Estadual eleito deputado estadual em Santa Catarina.

Curiosamente, durante os três anos no Comando-geral, período que precedeu sua passagem para a Reserva, o maior “inimigo” da Segurança Pública não estava nas ruas, mas nos cifrões. A inflação galopante, os salários sempre defasados, a tropa descontente com a remuneração, a dificuldade de “prever” o valor das aquisições, já que os preços dos veículos, fardamento e insumos mudava a cada dia, acabavam demandando grande dedicação, com as projeções realizadas ainda no papel, sem as facilitares inerentes ao computador.

Ainda assim, as lembranças são dignas de comemoração, como a oportunidade de receber o Papa (hoje Santo) João Paulo II no Centro de Ensino da PMSC, de contribuir para a instalação da Cia de Polícia Ambiental no Maciambu em Palhoça, em 1991, o 1º Pelotão de Polícia Ambiental em Joinville, em 1993, e de investir na formação de pessoal para a criação do Grupamento Aéreo de Policiamento Ostensivo, o GAPO, hoje BAPM, quando as corporações nem sequer dispunham de helicóptero próprio.

 

Encontro Nacional de Comandantes-gerais de Polícias e Corpos de Bombeiros em Brasília – 1993

 

ASSOCIATIVISMO: Paralelamente, a verve associativista sempre demandou grande atenção do Cel Paulo Roberto Fagundes de Freitas, presidente do Clube dos Oficiais (hoje ABVO) em duas gestões, vice-presidente de Administração do Lagoa Iate Clube e Conselheiro Benemérito do time do coração, o Figueirense. Entre o legado, deixado para os associados da Associação Barriga Verde de Oficiais, está a fusão do Clube dos Oficiais com a Associação Atlética Barriga Verde, cujo patrimônio, um amplo terreno no Centro, foi regularizado em sua gestão e futuramente vendido, viabilizando os recursos para as obras na sede social da ABVO.

Até mesmo o valioso terreno na Trindade, onde está instalado o Centro de Ensino CBM, contou com sua providencial proteção. Ao descobrir, como Comandante-geral, que o terreno seria doado à Udesc, o Comandante-geral interferiu, convencendo o então governador Vilson Kleinubing de que a área já estava destinada ao Corpo de Bombeiros Militar.

Casado com Maria Angélica da Silva Freitas há 50 anos, com dois filhos e cinco netos, o Cel Paulo Freitas lembra de quando chegava a ser reprimido, já que, até a fundação da ACORS, cabia ao Clube dos Oficiais defender os interesses dos Militares Estaduais.

Outra iniciativa, da qual Praças e Oficiais seguem se beneficiando, remonta ao período como Diretor de Saúde e Promoção Social. Ao ter conhecimento da contribuição financeira compulsória dos militares, instigou a busca por uma solução para que o fundo tivesse gestão independente da PMSC, o que veio a culminar com a inauguração da ABEPOM apenas um mês após sua passagem para a Reserva Remunerada.

Ainda que na longa trajetória junto à PMSC tenha recebido o primeiro computador quando já se despedia da farda, dois meses antes de deixar o Comando-geral, o Cel Freitas prova hoje, aos 73 anos, total intimidade com a tecnologia, gravando vídeos, postando críticas e comentários pelas redes sociais.

 

Encontro Nacional de Comandantes-gerais de Polícias e Corpos de Bombeiros em Brasília – 1993

 

Encontro Nacional de Comandantes-gerais de Polícias e Corpos de Bombeiros em Belo Horizonte – 1993

 

  • Publicado em 25.06.2019.

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade