CONAME reúne lideranças nacionais e internacionais de Segurança Pública

 

Depois de três dias de intensa troca de conhecimentos, boas práticas e estratégias de gestão, encerrou no início da noite de ontem (15/03), o 3º Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (CONAME) em Florianópolis.

O evento contou com várias reuniões e palestrantes de renome nacional e internacional, com o objetivo de promover o intercâmbio de saberes de corporações de todo o país e do exterior. Foram dezenas de palestras sobre assuntos inerentes à Segurança Pública.

Estiveram reunidos no CONAME as principais lideranças do Brasil, que contou com a presença de todos os comandantes-gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, dos Secretários de Segurança Pública dos estados, além de representantes da Associação Internacional de Gendarmerias e Polícias com Status Militar (FIEP), com oficiais de 11 países. Esta foi a primeira reunião da FIEP na América Latina. Além das reuniões oficiais, os representantes internacionais realizaram visitas técnicas, onde foram apresentadas práticas operacionais da Polícia Militar de Santa Catarina.

No eixo de discussões nacionais, ocorreram as reuniões do Conselho Nacional de Comandantes Gerais PM (CNCG) e dos CBM (LIGABOM), além do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP). Aconteceram painéis sobre as Justiças Militares Estaduais com o apoio da AMAJME (Associação dos Magistrados de Justiças Militares estaduais), o Fórum Nacional de Termo Circunstanciado de Ocorrência (FONATCO), a reunião de todas as assessorias jurídicas das entidades filiadas à FENEME, o 1º Encontro Nacional das Academias de Letras de Militares Estaduais, a reunião das entidades filiadas à FENEME e o Seminário de Integração Regional da ACORS etapa da Grande Florianópolis, que contou com a participação do Prefeito Topázio Neto, além de dezenas de palestras com temas de interesse de toda a sociedade.

Entre as palestras, destaca-se a presença do juiz de direito do estado de Goiás, Dr. Rodrigo Foureaux e do coronel Elias Miler da Silva, que esclareceram aos mais de mil militares presentes na plateia aspectos sobre a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, sancionada em 2023.

Outros destaques ficaram por conta das palestras internacionais, como a realizada pelo agente especial do Serviço de Segurança Diplomática (DSS) do departamento de Estado dos Estados Unidos, Ali Ahmed, que falou sobre Convergência Criminal em escala global, assim como o encontro com o major francês Olivier Moncerét, vice-chefe do Gabinete de Parcerias Externas do QG da Gerdarmeria Francesa para Missões Externas da França, que falou sobre a experiência do seu país com a polícia temporária. Os militares e convidados também puderam acompanhar o major da Guarda Civil da Espanha Juan Manuel Ramos Santamaria, que falou sobre terrorismo e crime organizado.

O encerramento do CONAME foi brindado pela palestra do professor, jornalista e filósofo Clóvis de Barro Filho, que trouxe o tema Liderança baseada em Valores, trazendo uma visão prática sobre as ações de gestão.

Além das palestras, reuniões, encontros e da feira de exposições, foram apresentados também os projetos estaduais da ACORS, como o Programa de T&D em Liderança, que visa a formação estratégica dos líderes das instituições militares e o Projeto de Integração Regional da ACORS, com a experiência de levar temáticas como Ordem Pública ao interior de Santa Catarina. Os painéis do Projeto de Integração contaram com a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto e com representantes da FIESC, FCDL e FECOMÉRCIO. Foram lançadas, ainda, 10 novas obras literárias que tem como autores Oficiais Militares de SC e que contaram com o apoio da ACORS na publicação e impressão dos livros.

Participaram do evento os Comandantes-Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa e Coronel Fabiano Bastos das Neves, o presidente da FENEME Coronel Marlon Jorge Teza e da ACORS Coronel Sérgio Luís Sell, presidentes de todas as entidades filiadas à federação, Militares de todos os estados, além de autoridades do executivo, legislativo e judiciário e convidados, totalizando quase mil pessoas em cada dia do encontro.

O CONAME é um evento da FENEME que foi realizado em parceria com a ACORS e contou com o apoio institucional do CNCG, LIGABOM, PMSC, CBMSC e ALMESC e a participação de todas as entidades de militares estaduais filiadas do país.

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM