Clipping de 14 a 16 de dezembro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 14 DE DEZEMBRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

De olho na pirataria

Policiais da Divisão de Defraudações, com apoio da Deic, foram até o Camelódromo de Floripa, ontem à tarde, para dar um confere na farra da pirataria no local. Só de óculos de sol falsificados foi uma grandeza o que encontraram.

Recital de Natal

A Polícia Militar convida para assistir ao 2o Recital de Natal na próxima terça, dia 17, a partir das 19h30min, em frente ao quartel do Comando Geral (Praça dos Bombeiros). Haverá participação de coralistas, a banda da PM, queima de fogos e chegada do Papai Noel.

Ruído de comunicação

Durante o lançamento com pompa e circunstância da Operação Veraneio ontem pela manhã, o helicóptero dos bombeiros decolou bem na hora da fala do secretário de Estado da Segurança, César Grubba. Resultado: ninguém conseguia escutar o discurso. A ordem foi para pousar imediatamente e evitar mal-estar ainda maior.

 

ASSUNTO: Violência nos estádios

VEÍCULO: Diário Catarinense

TIRO LIVRE: Para governador, todos erraram

Para o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o promotor Francisco de Paula Fernandes Neto, a Polícia Militar e os torcedores que promoveram as cenas de barbárie na Arena Joinville erraram. O governador falou pela primeira vez sobre o assunto nesta sexta-feira, em entrevista à RBS TV, em Florianópolis. Em um discurso contudente, Colombo classificou como “animais” os torcedores que se envolveram no episódio.

 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 15 DE DEZEMBRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

SC mais protegida

Depois de um ano em que teve quase todas as suas demandas atendidas, o Corpo de Bombeiros Militar planeja expandir sua área de atuação em 2014. A intenção é incorporar mais 500 homens, comprar 50 ambulâncias, 50 caminhões e atender 120 municípios. Hoje são 114.

 

ASSUNTO: Segurança das casas noturnas

VEÍCULO: Diário Catarinense

Teste DC na Balada volta a vistoriar casas noturnas

Casa de Eventos Brand, em Florianópolis, marca retomada do projeto que analisa a segurança das boates de SC

A tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), está próxima de completar um ano e ainda traz ensinamentos e dúvidas quanto à segurança dentro de casas noturnas. Com o verão chegando, o movimento nas boates do litoral catarinense cresce. O Teste DC na Balada, que visitou estabelecimentos do Estado no início do ano, volta para responder se as casas noturnas são seguras e dentro das normas exigidas. O primeiro local visitado na retomada foi a Casa de Eventos Brand, no bairro Estreito, região continental de Florianópolis.
O engenheiro Gilberto Vaz acompanhou a reportagem em vistoria pelo ambiente de 1.145 metros quadrados. Depois da identificação dos aparelhos necessários, a avaliação do especialista em engenharia de incêndio é de que o espaço está dentro das normas e o alvará do Corpo de Bombeiros comprova o atendimento das exigências. De acordo com Nelson Brand, proprietário da casa, foram feitas alterações no projeto original, já que o local era um minishopping e já abrigou uma igreja.
O primeiro aparelho mostrado por Brand foi a central de alarme que, conforme Vaz, está dentro das normas. A única mudança sugerida seria a colocação de um sinal luminoso, já que com a música as pessoas podem não ouvir o sinal sonoro. Também orientou para que as luzes de saída ficassem ligadas permanentemente, não apenas em situação de incêndio, como costuma ocorrer.
Vaz elogiou a central de gás, construída na parte externa do estabelecimento. O que mais chamou a atenção do engenheiro foi o extintor de incêndio, que contém 75 litros de água pressurizada para apagar materiais não combustíveis. O hidrante da rua fica a 20 metros de distância da casa e os bombeiros exigiram dois extintores de água ao invés de um reservatório de água. Vaz afirma que foi uma decisão sábia, já que o local apresenta baixa possibilidade de incêndio, por não ser confinado e não ter materiais combustíveis.
Para comprovar a segurança do isolamento acústico colocado no palco, Vaz segura um isqueiro e acende o fogo em uma parte da espuma. Em poucos segundos as chamas apagam automaticamente.
– São feitos de lã de rocha, própria para esse local. Além disso, nas cortinas foi aplicado um produto antichamas – salienta.

 

ASSUNTO: Greve de pilotos

VEÍCULO: Diário Catarinense

ECONÔMICAS: Pilotos ameaçam greve para o dia 20

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), entidade que representa pilotos e comissários, aprovou um indicativo de greve para o próximo dia 20. Os trabalhadores farão nova reunião na quinta-feira para confirmar se vão interromper as atividades na sexta-feira. A indicação de greve ocorre porque as empresas e os trabalhadores não chegaram a um acordo sobre o dissídio da categoria. A proposta das empresas é de corrigir os salários pela variação do INPC, acumulado em 5,58% nos últimos 12 meses até novembro.

 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 16 DE DEZEMBRO

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Pronto para decolar

Governo do Estado deve encaminhar esta semana para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os últimos documentos exigidos para a liberação definitiva do aeroporto de Jaguaruna. Depois, é só marcar a data para o início das operações?

No ponto

Apesar da contrariedade do Ministério Público, que não admite erros no episódio que resultou em selvageria na Arena Joinville, o governador Raimundo Colombo parece ter feito o melhor diagnóstico. Questionado, resumiu:
“Errou o comando local da PM que não colocou policiais nas arquibancadas, errou o promotor, erraram os bárbaros selvagens que provocaram a briga”.
É isso.

 

ASSUNTO: Operação Veraneio

VEÍCULO: Portal da PM

Entrega de viaturas no lançamento da 34ª edição da Operação Veraneio

O governo do estado lançou oficialmente nesta manhã (13), a Operação Veraneio 2013/2014 em Santa Catarina. A solenidade aconteceu na Beira Mar Continental, em Florianópolis, e também marcou a entrega de viaturas e equipamentos para os órgãos de segurança pública.

Diversas autoridades estiveram presentes, com destaque para o governador João Raimundo Colombo, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, os comandantes-gerais da PM, coronel Nazareno Marcineiro, do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Oliveira, o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Avila, e o diretor do Instituto Geral de Perícias, Rodrigo Tasso. Além do comandante da Capitania dos Portos, capitão de mar e guerra Hilbert Strauhs, o superintendente da Polícia Federal, Cleiton Xavier, o chefe da Polícia Federal Marítima, Reinaldo Duarte, o superintendente estadual da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o subcomandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, o chefe do Estado Maior da PM, coronel João Schorne de Amorim, e o cônsul adjunto da Argentina, Alejandro Guillermo Verdier.

A solenidade foi aberta com o hino de Santa Catarina, interpretado pelo barítono, subtenente PM Giovane Cascaes Pacheco, acompanhado dos músicos da banda da Polícia Militar. Em seguida, o capelão da PM, coronel Valdemar Groh, apresentou uma mensagem especial de proteção para todos os presentes, em especial, aos profissionais que atuarão na operação veraneio.

Marcando a entrega das novas viaturas, o governador Colombo, acompanhado do secretário Grubba, procedeu à entrega simbólica de chaves dos veículos aos comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e IGP.

De um lote de 210 veículos, foram entregues na solenidade 66 viaturas, que se encontram prontas e liberadas pela Comissão de Recebimento da Licitação.

As aquisições de novas viaturas, num total de 1.700 veículos para todo o Estado, através do “Programa Pacto por SC” possibilitarão a renovação de frota nas polícias Militar e Civil, Bombeiros e IGP.

Ao fazer o uso da palavra, o secretário Grubba destacou os significativos números da 34ª edição da Operação Veraneio 2013/14 e também as parcerias estratégicas realizadas com a Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, SANTUR, secretaria estadual de Turismo Esporte e Cultura e a prefeitura de Florianópolis para o bom andamento das ações de segurança no estado.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, falou do importante momento vivido pela segurança pública, que trabalha não só com foco nos investimentos em equipamentos, mas também na valorização dos profissionais.

Encerrando a solenidade, o governador Colombo comentou a importância da integração entre os órgãos de segurança para o sucesso da operação, e o aumento no número de turistas no estado, principalmente estrangeiros, um excelente resultado para o estado que, pela sétima vez consecutiva foi apontado como o melhor destino turístico. “Se sentem seguros e livres para aproveitar os dias de descanso, por isso buscam nosso estado”, disse o governador.

A “Operação Veraneio” é a maior operação policial executada pela Polícia Militar. Tradicionalmente desencadeada com o início da temporada de verão (mês de dezembro), neste acontece de 19 de dezembro a 15 de março de 2014. A operação mobiliza diretamente, em média, cerca de 5.000 policiais militares, 2.500 viaturas, quatro aeronaves, 50 embarcações e uma infinidade de outros meios aplicados a variados tipos, processos e modalidades de policiamento.

ASSUNTO: Operação Veraneio

VEÍCULO: Portal do CBM

ABERTURA OFICIAL DA OPERAÇÃO VERANEIO 2013/2014 EM FLORIANÓPOLIS

     

 

 

Na manhã desta sexta-feira (13/12) o Governo do Estado de Santa Catrina promoveu o lançamento oficial da Operação Veraneio 2013/2014 em uma cerimônia realizada na Beiramar Continental em Florianópolis. Trata-se da maior operação de segurança pública do Estado, para a qual serão engajadas todas as forças de segurança envolvento a Polícia Militar, o  Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias. São apoiadores estratégicos da ação a Marinha do Brasil, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Santur, a Secretaria Estadual de Turismo Esporte e Cultura e as Prefeituras Municipais.

Na oportunidade foi feita a entrega simbólica das chaves das 1.700 viaturas para a renovação da frota das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias, adquiridas por meio do Pacto Por Santa Catarina.

Investimentos para o CBMSC

O Pacto Por Santa Catarina é o maior investimento para a aquisição de viaturas e equipamentos ao CBMSC já realizado pelo Governo do Estado na história da Corporação. Com os mais de R$ 30 milhões em recursos serão adquiridos uma Auto Escada Mecânica, caminhões de combate a incêndio, caminhão de transporte de tropa, ambulâncias, embarcações e caminhonetes 4×4, além de equipamentos de proteção individual e respiratória para os Bombeiros Militares do Estado.

Presença nas Praias e Balneários

Nesta Operação Veraneio o CBMSC irá monitorar uma área de 447,81 km de extensão, em 33 cidades e 153 balneários (praias, estâncias hidrominerais, represas e rios), contando com 158 Postos Guarda-Vidas autônomos e 154 atrelados, além de 42 viaturas de ronda, 22 lanchas, 30 motonáuticas e um um helicóptero.

Na alta temporada 1179 pessoas estarão empenhadas, entre Militares e Guarda-Vidas Civis.

 

 

 

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024