Clipagem do dia 4 de dezembro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 04 DE DEZEMBRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

RESGATE DA VIDA

O NÚCLEO DE TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES (NUTRAS) DO RIO VERMELHO, FLORIANÓPOLIS, GERENCIADO PELA FATMA COM APOIO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL, CONTABILIZA O TRATAMENTO DE 3 MIL ANIMAIS SILVESTRES EM 2014. ENTRE ELES, CORUJAS, TAMANDUÁS, GATOS-DO-MATO (FOTO) E OUTRAS ESPÉCIES QUE CHEGAM DEBILITADAS OU FERIDAS AO LOCAL. PELO MENOS METADE FOI DEVOLVIDA À NATUREZA.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

COLOMBO DEFLAGRA REFORMA

A reforma administrativa, idealizada a partir do Plano Estratégico de Gestão, da consultoria Roland Berger, e analisada pelo núcleo do governo, está definida por Raimundo Colombo. Vários pontos já estão estabelecidos. Outros dependem de estudos finais. O projeto será enviado em fevereiro a Assembleia Legislativa.
O governador tem uma meta prioritária: reduzir as despesas de custeio e aumentar os investimentos públicos em saúde e educação. No primeiro mandato, constatou que há órgãos estaduais com autonomia para aumentar despesas milionárias, sem seu conhecimento. Por isso, a partir de janeiro, os diretores financeiros das secretarias e empresas estarão afinados com um sistema de controle e redução de gastos públicos. Prestarão contas ao governador e não aos secretários e presidentes, como acontece hoje.
A reforma compreenderá a extinção de 500 cargos comissionados, transformação das secretarias regionais em agências de desenvolvimento, fusão da Agesan com a Agesc, incorporação da Codesc pela SC-Par, criação de uma Diretoria de Portos na SCPar, unificação das Academias de Formação e Unidades de Treinamento na Escola nacional de Administração (ENA), que funcionará no Centro de Eventos de Canasvieiras. Proporá um novo regime previdenciário para os servidores a serem admitidos a partir de 2015. A Secretaria de Assuntos Internacionais deve ser extinta e as secretarias executivas serão fundidas em uma única unidade.
Colombo quer “governar o governo” e exigir mais eficiência nos serviços.

 

ASSUNTO: REFORMA ADMINISTRATIVA

VEÍCULO: Diário Catarinense

Colombo anuncia primeiras mudanças

Governador promete corte de cargos comissionados, fusão de órgãos e reorganização da estrutura das regionais

O governador Raimundo Colombo (PSD) antecipou ontem pontos da reforma administrativa que pretende encaminhar à Assembleia Legislativa em fevereiro. Em conversa com jornalistas, incluindo o colunista do Diário Catarinense, Moacir Pereira, o governador prometeu cortar 500 cargos comissionados da estrutura do Executivo e mexer na estrutura das secretarias de desenvolvimento regional, (SDRs).
Colombo deu linhas gerais sobre as modificações, sem fazer detalhamento. No caso das SDRs, ele prometeu acabar com o cargo de diretor-geral, o segundo na hierarquia das pastas. Também falou que talvez elas serão transformadas em agências – sem explicar se pretende mudar as estruturas ou apenas dar-lhes novas funções. O governador antecipou que haverá fusões de órgãos como a Codesc e a SC Par e das agências reguladoras.
Na conversa, Colombo também anunciou a continuidade dos secretários Eduardo Deschamps na Educação e Cesar Grubba na Segurança Pública, assim como o retorno da deputada estadual reeleita Ada de Luca (PMDB) para a pasta de Justiça e Cidadania – que ela ocupou entre 2001 e abril deste ano.
NOVOS ANÚNCIOS NOS PRÓXIMOS DIAS
Colombo deve chamar dois deputados federais e três estaduais para a equipe. Novos anúncios de secretariado serão feitos nos próximos dias. É praticamente certa a manutenção de outros nomes do atual colegiado, como Derly de Anunciação (Administração) e os pessedistas Antonio Gavazzoni (Fazenda) e Nelson Serpa (Casa Civil). Também está se encaminhado a escolha de um nome do PSD para a Saúde e do PMDB para a Agricultura.

SECRETARIADO: Confirmados na equipe de 2015

Três integrantes do colegiado do primeiro mandato de Colombo continuarão no governo

Áreas que enfrentaram crises fortes nos últimos anos com o crime organizado, a Segurança Pública e a Justiça e Cidadania são as primeiras a terem definidos os secretários à frente do segundo mandato do governador Raimundo Colombo (PSD), a partir de janeiro.
A permanência do promotor César Grubba na Segurança não causou surpresa no anúncio de Colombo, na manhã de ontem, quando ele também revelou o retorno de Ada de Luca (PMDB) à Justiça e Cidadania e que Eduardo Deschamps (PMDB) seguirá na Educação.
Colombo disse que o trabalho de Grubba é muito bom e que a imagem dele no governo federal e nos órgãos de segurança é a melhor possível. Internamente, a escolha também se deve ao fato de Grubba ser um técnico e não um político.
O retorno de Ada, deputada estadual reeleita, à Justiça e Cidadania surpreendeu porque a área tem enfrentado dificuldades que geram desgaste ao governo como o fato de não conseguir agilizar a construção de novos presídios ou simplesmente não garantir o funcionamento de bloqueadores de celulares nas cadeias.

MUDANÇAS NAS POLÍCIAS JÁ SÃO COGITADAS
Os pontos que pesaram para a volta de Ada – no primeiro mandato de Colombo ela ficou três anos e meio no cargo – estão ligados principalmente à ressocialização dos presos. Embora o Estado tenha tido manchetes nacionais negativas por causa de quatro ondas de atentados nas ruas sendo comandadas por criminosos de dentro das prisões, Ada conseguiu resultados positivos.
Segundo o governador, ela ampliou para 7 mil o número de presos que trabalham nas cadeias e também fez mudanças importantes das gerências das 48 unidades prisionais do Estado.
Com a definição da dupla César Grubba e Ada de Luca cresceram as expectativas nos bastidores sobre quem serão os chefes das polícias Civil e Militar.
Os atuais ocupantes dos cargos sinalizam intenção de continuar. O governador afirma que os secretários têm autonomia para fazer as mudanças internas nas corporações, o que deverá acontecer.
Na Segurança, Grubba ainda não anunciou se mexerá ou não nos comandos das polícias. O comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, afirmou que tem a pretensão de continuar no posto. Nos bastidores são grandes as movimentações para que assuma o subcomandante, coronel Paulo Henrique Hemm.
A incógnita maior é na Polícia Civil. O delegado-geral Aldo Pinheiro D´Ávila afirmou que está à disposição para seguir no cargo. Alguns nomes cotados são o atual diretor do Litoral, Artur Nitz, e o diretor da Deic, Akira Sato.

 

ASSUNTO: Moradores de rua

VEÍCULO: Notícias do Dia

Polícia cumpre mandados no Centro

Munidos de mandados de busca e apreensão, agentes da Delegacia de Repressão a Roubos realizaram uma blitz na manhã de ontem em locais onde moradores de rua e viciados em crack, suspeitos de assaltar pedestres no Centro de Florianópolis, se abrigam à noite. Apenas um andarilho, com mandado de prisão ativo, foi capturado próximo ao túnel Antonieta de Barros. Com ele estava um cachorro, que não saiu do lado do andarilho durante a abordagem da polícia. O animal chegou a entrar na viatura. Após prestar depoimento, o morador de rua foi liberado.

Por meio do sistema de dados da Polícia Civil, a delegada Michele Correa tem acesso a todos os boletins de ocorrências de roubos, sem autoria definida, registrados nas nove delegacias de Florianópolis. Assim, ela estuda horários e locais onde ocorrem os assaltos. Os pontos mais vulneráveis são na passarela sobre a avenida Gustavo Richard, no centro comercial de Florianópolis e no acesso ao Ticen.

De acordo com a delegada, o número de assaltos durante o dia tem aumentado. Como os suspeitos não têm endereço fixo, os policiais passaram por abrigos, viadutos e outros locais onde os moradores de rua e craqueiros costumam passar a noite. Além de tentar localizar os ladrões, policiais também fizeram um cadastro. Quem não portava documentos foi identificado por peritos do Instituto Médico legal, que tiraram fotografias e recolheram impressões digitais. “Esta identificação vai nos ajudar em futuras investigações” explicou Michele.

 

ASSUNTO: Mulher no Comando

VEÍCULO: Portal da PMSC

26º BPM: pela primeira vez na história, oficial feminina assume o comando de um batalhão

A tarde desta terça-feira (02) foi marcada por um acontecimento histórico na Polícia Militar de Santa Catarina, durante a solenidade de passagem de Comando do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Herval D'Oeste. O tenente-coronel Luiz Roberto Müller passou o comando do 26º BPM para a tenente-coronel Lucimar Savaris, que se tornou a 1ª mulher na história da Corporação a assumir o comando de um batalhão.

A indicação partiu do comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, que esteve presente para oficializar o ato que simboliza mais que uma simples norma, pois perpetua no tempo os conceitos e tradições da Polícia Militar, ao mesmo tempo que expressa o reconhecimento ao oficial que deixa o comando e deseja boas vindas à oficial que assume o comando.

Estiveram na solenidade a secretária de desenvolvimento regional da 7ª SDR, Nelci Trento Bortolini, o comandante da 10ª Região de Polícia Militar (RPM) de Joaçaba, coronel Turíbio Skonieczny, a procuradora de justiça do estado e presidente de honra da Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares (Afapom), Heloísa Abdalla, o prefeito de Herval D’Oeste, Nelson Guindani, o chefe do estado maior da 10ª RPM, tenente-coronel Nilson Carlos de Oliveira, o chefe da Central Regional de Emergência (CRE) DA 10ª RPM, tenente-coronel Tércio Valdir dos Santos, o comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, major Raul Assunção, o coordenador da Odontologia da Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), capitão Anderson Kinderman de Sá e demais autoridades militares e civis.

A tenente-coronel Lucimar, que estava no subcomando do batalhão desde 2007, ingressou na PM em 1988, comandou um Pelotão de Polícia Militar Ambiental em 2002, sendo pioneira no Estado a assumir funções de comando. “É um misto de expectativa, alegria e ansiedade. Fiquei surpresa ao receber o convite do Comando Geral, e assumirei com responsabilidade e orgulho o novo desafio”, comentou emocionada a nova comandante. Ainda em seu relato afirma imensa gratidão ao comando geral, ao comando regional, ao tenente-coronel Müller e a todos os policiais que de uma forma ou outra contribuíram e depositaram confiança em seu trabalho. “Sentimento de cumplicidade a minha família que sempre me apoiou e entendeu os períodos de ausência para dedicação ao serviço”, reforçou.

O tenente-coronel Müller, esteve a frente no comando do 26º BPM durante 5 anos e agradeceu a tropa, pois foram anos de muitas lutas, trabalho, conquista e união e foi uma honra comandá-los. Ainda teceu elogios sobre a nova comandante, pela competência, desprendimento, postura e honestidade e desejou sucesso na nova etapa ciente dos resultados positivos.

“A nova comandante dará continuidade ao bom trabalho do tenente coronel Luiz Roberto Müller, e com um toque feminino, proporcionará paz e tranquilidade com a polícia mais próxima da comunidade”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Cabral, em seu discurso.

Como forma de valorizar os comandantes que passam a fazer parte da história das unidades, foi realizado o descerramento do retrato do comandante substituído, para fazer parte da galeria de ex-comandantes.

Após a passagem de Comando, aconteceu a inauguração da Formação Sanitária do 26º BPM, composto pelo consultório médico e odontológico, buscando proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais. O investimento foi R$14 mil, na reforma do local, com equipamentos repassados pela DSPS.

 

ASSUNTO: 14º BPM

VEÍCULO: Portal da PMSC

Comandante-geral da PMSC recebe título Amigo do 14º BPM

Na tarde da última quinta-feira (27), aconteceu na sede do 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM) a solenidade de Promoção e Homenagem a Policiais Militares, outorga do Título "Amigo do 14º Batalhão de Polícia Militar" e implantação do 1º Comitê Regional da Afapom - Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares, em Jaraguá do Sul.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, e contou com a presença do excelentíssimo senhor Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Valdemir Cabral, que na oportunidade também recebeu o título “Amigo do 14º BPM”. A banda municipal de Jaraguá do Sul, formada por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Ayroso e regida pelo maestro Fernando César Meschke, abrilhantou o evento com sua participação, tocando o hino nacional e canções clássicas.
Título “Amigo do 14º BPM”
A outorga do título “Amigo do 14º BPM”, foi criada pelo comandante Gonçalves aos parceiros que agregam esforços para buscar uma Segurança Pública de excelência. Nestes três anos e dois meses de caminhada na gestão do batalhão, o Comandante encontra convergência de forças em muitas instituições, sendo essa união de esforços, muitas vezes fruto da abnegação pessoal e do comprometimento, que tem fortalecido as atividades de Segurança Pública na nossa região. “É justo que seja feito o reconhecimento a essas pessoas, entidades e empresas, que de forma ímpar se destacam no comprometimento com as causas do 14º BPM”, afirma Gonçalves. Foram contemplados com o título as seguintes autoridades:
Reserva Remunerada
Passaram para a reserva remunerada (aposentadoria militar), os seguintes policiais:
3º Sargento Odenir José Borges, 3º Sargento Valdivino Honório de Farias, 3º Sargento Wilson Kelcheski, 3º Sargento Ivan da Costa,
3º Sargento Carlos Alberto da Silva e 3º Sargento Alvari Bein
Promoção de Oficiais e Praças
Foram promovidos os seguintes policiais:
1º Tenente Cremilson Nicélio Veloso ao posto de Capitão, 2º Sargento Luiz Antônio Wiltner à graduação de 1º Sargento,
2º Sargento Rodrigo Carlito Campos à graduação de 1º Sargento e 2º Sargento Airton Pereira dos Santos à graduação de 1º Sargento
Implantação do 1º Comitê Regional da Afapom
A Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares de Santa Catarina – Afapom, criada em outubro de 2006, é uma entidade sem fins lucrativos formada por policiais femininas, esposas e filhas de militares. Em novembro de 2011 foi declarada de utilidade pública estadual por meio da lei nº 15.613. O objetivo da Afapom é somar esforços, buscar recursos e promover ações com resultado voltado primordialmente ao Hospital Militar Comandante Lara Ribas, bem como, socorrer aos policiais militares mais necessitados, e seus dependentes, no tocante à saúde física e mental ou, ainda, que se encontrem em situação de vulnerabilidade e calamidade social.
A iniciativa de formar o Comitê Regional do 14º BPM partiu da senhora Mariana Fernandes Lixa, esposa do tenente Rodrigo Gustavo Duarte Dewitz, que, conhecendo o trabalho da Afapom através da Presidente de Honra, doutora Heloísa Crescenti Abdalla Freire, e, sensibilizando-se com a causa, trouxe a ideia para o 14º BPM. O objetivo do Comitê Regional é trazer para Jaraguá do Sul e região as atividades da Afapom e promover ações em prol dos policiais militares. “Jaraguá do Sul servirá de exemplo para outras regiões, sendo que a ajuda e o empenho do Comandante Gonçalves foi inenarrável. A expectativa é de que, em breve, outros comitês regionais da Afapom sejam instalados no Estado”, afirma Heloísa.
Na oportunidade, a senhora Mariana foi empossada como coordenadora do comitê e agradeceu a doutora Heloisa e ao Comandante-geral por oportunizarem a criação deste 1º Comitê Regional em Jaraguá do Sul, lembrando que o Comandante Gonçalves teve um grande empenho e um papel fundamental para a consolidação e implantação deste projeto.
Prestigiaram o evento o Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Fernando Rodrigues de Menezes, o capelão da PMSC, tenente-coronel RR Valdemar Groh, o secretário de desenvolvimento regional de Jaraguá do Sul, Alcides Pavanello, o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, o prefeito de Guaramirim, Lauro Frölich, o prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, o gerente de Segurança, Serviços e Alimentação da Weg, Ricardo Alcebíades Broering, a presidente executiva da Afapom, Leticia de Menezes, o diretor da Fiesc, Charles Alfredo Bretzke, a consulesa honorária em Florianópolis da American Diplomatic Mission for World Peace, organização vinculada a ONU, doutora Joslai Rutkoski, demais autoridades, imprensa, comunidade e policiais militares.
O comandante Gonçalves agradeceu o Comandante-Geral e a doutora Heloísa por propor ao 14º BPM essa nobre missão, de receber o 1º Comitê Regional da Afapom. “Somos parceiros e incentivamos todos os projetos e ações que envolvam a preparação técnica-profissional e a saúde dos policiais de Jaraguá do Sul e região. Parabenizo os policiais promovidos, bem como, os policiais que ingressaram para a reserva remunerada, que usufruam sua merecida aposentadoria pelo tempo de serviço prestado à sociedade catarinense e PMSC. Congratulo o coronel Cabral e o juiz federal Sérgio pela conquista merecida do título Amigo do 14º BPM, pois fazem a diferença na busca de nosso objetivo: uma Segurança Pública de excelência para nossa sociedade”, destaca Gonçalves.

ASSUNTO: Bombeiros jubilados

VEÍCULO: Portal do CBMSC

HOMENAGEM DO GOVERNO DO ESTADO AOS BOMBEIROS COM 30 ANOS DE SERVIÇO

     
 

Na tarde desta quarta-feira (03/12) foram homenageados em uma cerimônia realizada em gabinete no Comando-Geral em Florianópolis os Bombeiros Militares que completaram 30 anos de serviço. Na ocasião o Comandante-Geral, Coronel Marcos de Oliveira, entregou em mãos a alguns representantes dos agraciados a menção honrosa. Compareceram o Subtenente BM Esmael Ros da Luz (SSP), o 1° Sargento BM Valério Fernandes (DLF), o 2° Sargento BM Fernando Gomes (CEBM) e o 3° Sargento BM RR Vilson Roberto Barbosa.

Conforme as palavras do Subtenente BM Esmael, “não foi fácil chegar até aqui, foram muitas ocorrências... a gente ia pra cima do caminhão e não sabia se voltava por causa das dificuldades. Agradecemos aos colegas por estarem com a gente durante todo este tempo, é uma grande satisfação estar aqui representando todos os colegas”.

O Comandante-Geral finalizou a cerimônia relembrando que o Corpo de Bombeiros Militar de 30 anos atrás certamente era outro, e que hoje muitas coisas mudaram para melhor, graças ao trabalho daqueles que se empenharam durante todo este período para construir uma corporação mais forte e as comunidades ainda mais seguras.

 

 

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024