Clipagem do dia 20 de novembro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 20 DE NOVEMBRO

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Sem reposição

O efetivo da Polícia Civil, que já era reduzido, levou um baque com as aposentadorias. Na Capital, estima-se que 30% do total de policiais estão indo para casa. No interior, a situação é idêntica. Na Polícia Militar não é diferente. Centenas de PM s pediram a reserva remunerada neste segundo semestre.

Toda esta situação de falta de policial certamente atingirá o planejamento da Operação Veraneio, que tradicionalmente é deflagrada na segunda quinzena de dezembro. A falta de efetivo em Balneário Camboriú, uma das cidades mais cobiçada pelos turistas, é tanta que o pedido de antecipação da operação de dezembro para novembro foi negado pela Delegacia Geral. Os plantões noturnos na Delegacia da Mulher foram suspensos. A cúpula da Segurança Pública já sabia, desde o início do ano, que isto ocorreria por causa do aumento dos pedidos de aposentadorias. O número de policiais aprovados nos últimos concursos públicos não supera a quantidade de baixas.

 

ASSUNTO: Sistema prisional

VEÍCULO: Notícias do Dia

Detentos colocam fogo em colchões

O que era pra ser um dia de visitas corriqueiro acabou em tumulto no presídio regional de Joinville. Por volta das 11h, quando alguns dos 40 visitantes que foram à unidade tinham entrado, detentos da ala chamada de “galeria máxima” fizeram outros dois detentos reféns e atearam fogo em colchões no pátio da unidade. Uma cortina de fumaça pôde ser vista de fora do presídio.

Os visitantes foram levados para fora da unidade e ninguém se feriu. O fogo foi contralado por policiais da CPT (Companhia de Patrulhamento Tático) da Polícia Militar. Por volta das 13h a situação no presídio estava controlada. A direção do presídio informou que a origem do incidente teria sido uma briga entre seis detentos da ala. Mas, de acordo com uma mulher que se identificou como esposa de um presidiário, o tumulto começou porque um grupo de mulheres que ia visitar os detentos da galeria máxima foi impedido de entrar. “Eles (agentes prisionais) vieram e disseram que não íamos entrar, mas não tinha documento nenhum pra isso do Fórum”, contou.

Segundo ela, os presidiários da ala têm a energia elétrica e a água reguladas pelos agentes do Deap (Departamento de Administração Prisional) que trabalham na unidade. Na galeria máxima ficam 39 detentos.

 

ASSUNTO: Incêndio

VEÍCULO: Clic RBS

Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções em São José

Dois dos galpões atingidos pelas chamas pertenciam a escolas de samba de Florianópolis

Bombeiros combatem um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira, na área industrial de São José, na Grande Florianópolis. As chamas começaram por volta das 5h50min e atingiram cinco galpões localizados próximo à Intelbras, na marginal da BR-101. O fogo foi controlado apenas no fim de manhã.
Dois dos galpões onde o incêndio chegou pertenciam às escolas de samba Copa Lord e União Ilha da Magia, ambas de Florianópolis, e foram parcialmente atingidos. Segundo Joel da Costa Júnior, presidente da Liga de Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), alegorias, esculturas e equipamentos foram danificados — tanto os antigos quanto os que haviam sido confeccionados para o desfile de 2015. 
Presidente da escola de samba União da Ilha da Magia observa o estrago em seu galpão

Apesar do prejuízo, Joel afirma que o incidente não vai prejudicar o carnaval 2015:
—  A gente vai conseguir dar a volta por cima e correr atrás do prejuízo —, diz Joel.
A Defesa Civil esteve no local pela manhã e optou por interditar também os galpões da Coloninha e Consulado, que ficam ao lado dos incendiados. Apesar de não terem sido atingidas pelo fogo, as construções tiveram suas estruturas danificadas. As escolas ainda estão avaliando o prejuízo.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 7h, o trânsito no local fluia normalmente. A previsão é de formação de fila mais tarde, quando o fluxo de veículos aumentar. 
Ainda não se sabe o que ocasionou o incêndio.

ASSUNTO: DIA DA BANDEIRA

VEÍCULO: Portal do CBMSC

TRADICIONAL CERIMÔNIA COMEMORA A DATA

     
 

Na data em que comemora-se o Dia da Bandeira – 19 de Novembro – é realizada a tradicional cerimônia em que as bandeiras inservíveis são incineradas. A ação acontece em todo o Brasil por instituições civis e militares, ao meio-dia (12h00).

Curiosidade: Posição das estrelas corresponde ao céu do dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, dia da proclamação da República.

Símbolos Nacionais: Os símbolos e hinos são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971.

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade