Clipagem do dia 17 de junho

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 17 DE JUNHO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Às moscas

Superintendência da Polícia Federal em Florianópolis está com as salas e os corredores praticamente vazios. É que pelo menos 80 policiais estão atuando na missão Copa em outras cidades pelo Brasil.

Primeiro passo

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, reuniu-se com o comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, para discutir ações conjuntas para melhorar a segurança no campus e no entorno.

 

COLUNISTA CARLOS DAMIÃO – Notícias do Dia

Criminalidade…

A proposta apresentada por secretários de Segurança Pública da região Sudeste do Brasil, no sentido de endurecer ainda mais as leis penais, como forma de conter a crise na segurança pública, foram classificadas como inócuas e demagógicas por especialistas que atuam na área criminal.

“Essas propostas estão indo na contramão do novo modo de pensar do Direito Penal, que prevê menos punição e mais prevenção. Estamos atualmente com 700 mil presos, com um sistema carcerário falido, sem condições de ressocializar os apenados. Não seria melhor investir realmente em educação?”, indaga o advogado Alexandre Salum Pinto da Luz.

Ticen perigoso

Usuários noturnos do Ticen andam apavorados com a violência no entorno – e até dentro do terminal –, com assaltos e agressões frequentes. As vítimas apelam às redes sociais para que todos fiquem atentos, porque não há possibilidade de socorro na área: no fim de semana, depois de uma tentativa de assalto, não havia policiais nem vigilantes do Ticen para garantir a segurança dos passageiros ou prender os bandidos.

 

COLUNISTA PAULO ALCEU – Notícias do Dia

Definido

O radialista Roberto Salum, que disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSD , deve deixar os programas que comanda na RIC e na Record News, por força da legislação eleitoral, no dia 29 de junho. Começaram as despedidas…

 

ASSUNTO: Bosque da UFSC

VEÍCULO: Diário Catarinense

REVOLTA NA UFSC: Polícia Federal vai indiciar envolvidos

Crimes apurados envolvem furto, dano patrimonial, resistência e lesão corporal

A Polícia Federal (PF) vai revelar na manhã de hoje, em Florianópolis, o relatório do inquérito policial que terminou com o indiciamento de estudantes por causa do confronto com policiais no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 25 de março.
O DC apurou que a PF decidiu indiciar envolvidos no episódio por uma série de crimes. Nos depoimentos ao delegado que presidiu a investigação, a grande maioria dos 40 intimados optou pelo silêncio e se manifestará apenas em juízo.
A divulgação dos detalhes será em entrevista coletiva marcada para às 10h30min com o superintendente da PF em Santa Catarina, delegado Clyton Eustáquio Xavier. O delegado que até então vinha se manifestando sobre os trabalhos da PF no caso, Paulo Cassiano Júnior, está em missão em outro Estado e não participará.
Conhecido como “levante do bosque”, o confronto de policiais militares e estudantes aconteceu depois que policiais federais fizeram a detenção de alunos que portavam maconha no campus. Um grupo de universitários e professores impediu que eles fossem levados pela PF do local, o que gerou a atuação de policiais militares do Choque. No tumulto, duas viaturas foram depredadas. Os estudantes e os professores acusaram os policiais de agirem com violência.
Os crimes apurados foram dano ao patrimônio, lesão corporal, furtos de objetos pessoais de policiais e de servidores da própria universidade que estavam nas duas viaturas danificadas, como um carregador de munição para pistola. Além destes, são apurados crimes contra a honra e de resistência à ação policial.
Depois da conclusão do inquérito, a PF o enviará ao Ministério Público Federal, que decidirá se oferecerá denúncia criminal ou não dos citados à Justiça Federal.

 

ASSUNTO: ELEIÇÕES 2014

VEÍCULO: Diário Catarinense

Partidos têm menos de duas semanas para definir nomes

Até agora seis siglas realizaram convenções nacionais e cinco delas confirmaram candidaturas próprias à Presidência da República. Pelo menos oito legendas já têm datas marcadas para reunir filiados e definir que caminho seguir na disputa deste ano

Seis partidos já definiram que rumo vão tomar nas eleições presidenciais deste ano e outros oito estão com data marcada para realizar convenções. Pela legislação eleitoral, as definições de candidatos e apoios devem ocorrer até o dia 30 deste mês.
Dos seis partidos que realizaram convenções, cinco têm candidaturas próprias: PSC, PSDB, PSTU, PRTB e PV. O maior deles é o PSDB, que no sábado confirmou a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência, mas ainda não definiu o nome do vice na chapa. No mesmo dia, o PV escolheu para concorrer ao comando do Planalto, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, de 64 anos, junto com Célia Sacramento; o PSTU confirmou o nome de Zé Maria com Cláudia Durans de vice e o PSC oficializou a candidatura do Pastor Everaldo. No domingo, o PRTB oficializou Levy Fidelix, 62, como o candidato da legenda.
O último da lista de siglas que já realizaram convenções é o PMDB, que definiu apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Os peemedebistas confirmaram o vice-presidente Michel Temer na chapa do atual governo.
A próxima convenção partidária nacional está marcada para o dia 21, quando o PT oficializará o nome de Dilma à reeleição, em Brasília. No dia seguinte, é a vez do PSOL definir seus candidatos. Com a desistência do senador Randolfe Rodrigues (AP), o partido deve lançar o nome de Luciana Genro (RS) para a Presidência da República. O PSOL ainda não tem candidato a vice. Luciana, que foi deputada federal e estadual por duas vezes, é uma das fundadoras do PSOL – partido criado depois da expulsão dela do PT, em 2003, motivada por divergências com o governo Lula.
O PP, partido que integra a base aliada no Congresso, deve trilhar o mesmo caminho do PMDB. A convenção no dia 25 deve confirmar o apoio da legenda à reeleição de Dilma e Temer mas, em alguns estados, o posicionamento deve ser o de liberar a legenda para outras alianças. Há Estados onde os pepistas devem apoiar Aécio.
Dia 30 de junho é o limite dado pela Justiça Eleitoral
Também para o dia 25 está marcado evento do PSD. No site do partido, a notícia é de que os pessedistas confirmarão apoio a Dilma. No dia 27, o PCdoB oficializa o apoio ao atual governo e espera a presença da presidente na convenção que ocorrerá na capital federal.
Pelo PSB, disputam o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cabeça de chapa, e a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, como vice. A convenção deve ocorrer no dia 29. Campos e Marina devem receber o apoio de PPS e PPL, que marcaram os eventos para dia 28.
O prazo do dia 30 de junho estipulado pela Justiça Eleitoral também vale para as indicações de candidatos a governador e vice, senador e deputados federais e estaduais.

 

ASSUNTO: PM Especializada

VEÍCULO: Portal da PMSC

Troca de comando na Polícia Militar Especializada

Na tarde desta sexta-feira (13), aconteceu a troca de comando em mais uma Unidade da Policia Militar. Desta vez foi no Comando da Polícia Militar Especializada (CPME), responsável pelas seguintes Unidades Operacionais: Batalhões de Aviação, Ambiental e Rodoviário. Assumiu como comandante o coronel Rogério Rodrigues, em substituição ao coronel Carlos Eduardo Orthmann.

Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel RR Fernando Rodrigues de Menezes, representando o secretário César Augusto Grubba e o governador João Raimundo Colombo, o subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, o deputado federal Jean Loureiro, a procuradora de Justiça Heloísa Crescenti Abdalla Freire, a presidente da Associação Filantrópica de Apoio aos Policiais Militares, Letícia Silva da Menezes, o chefe do Estado Maior-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel Carlos Augusto Kniss, o diretor de Apoio Logístico e Financeiro da PM, coronel Silvio Hernani Fernandes, o diretor de Tecnologia e Sistema de Informação da PM, coronel Paulo Cesar Rodrigues, o secretário de Segurança Pública de Joinville, Francisco José da Silva, o gerente de Fiscalização da Fatma, Carlos Eduardo Rocha, o chefe do parque Estadual do Rio Vermelho, Moacir Fernandes Pereira, presidente da Comissão de Leilões da SSP, coronel RR Edson Rui da Silva Castilho, e o coronel RR Anselmo Souza. Além dos comandantes dos Batalhões PM de Aviação, tenente-coronel Abelardo Camilo Bridi, Ambiental, tenente-coronel Valdez Rodrigues Venâncio, Rodoviária, tenente-coronel José Norberto Souza Filho, e do capelão PM, tenente-coronel RR Valdemar Groh.

Em agradecimento pelo trabalho realizado no Comando da CMPE, foi realizada a leitura do elogio do Comando Geral ao comandante substituído. Em seguida, aconteceu o ato militar de passagem de comando, presidido pelo subcomandante-geral, coronel Paulo Henrique.

O coronel Rogério já desempenhou diversas funções na PMSC, como: chefe da 4ª seção do Estado Maior-Geral, subdiretor de Apoio Logístico e Financeiro, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da 5ª Região de Polícia Militar.

O comandante substituído, coronel Carlos, vai assumir a chefia da Corregedoria da Polícia Militar.

 

ASSUNTO: 6º BBM

VEÍCULO: Portal do CBMSC

OFICIAIS E PRAÇAS SÃO PROMOVIDOS EM CHAPECÓ

     

 

Ocorreu na última sexta-feira (13/06) a formatura alusiva a promoção de Oficiais e praças do 6° BBM – Chapecó.

 

Foram promovidos ao posto de 1° Tenente BM: Ilton Spchil, Ismael Mateus Piva e Clemente Stahelin Michels.

Foi promovido a graduação de soldado 1° classe o Soldado BM Clério André Roversi, por ato de bravura: no dia 1° de agosto de 2013 adentraram nas dependências do quartel de Palmitos quatro masculinos, agredindo um quinto masculino, usando armas brancas. O Soldado BM Roversi tentou conter a agressão e defender a vitima, que tinha sofrido golpes de faca pelos masculinos, que continuaram a agressão sem dar chance a vitima. Após o acionamento da policia militar, os agressores empreenderam fuga, sendo então a vitima socorrida e encaminhada ao Hospital Regional de Palmitos, onde após tratamento foi liberado com vida.

O 6° BBM através do seu comandante, Ten Cel. Júlio César da Silva, parabeniza todos os promovidos nessa data.

 

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024