Assessoria Jurídica Tavares impetra MS Coletivo pleiteando a exclusão do adicional de permanência da base de cálculo do Imposto de Renda

 

A Diretoria da ACORS informa a todos os associados que, por meio de sua assessoria jurídica, a Tavares Advogados Associados, ajuizou Mandado de Segurança Coletivo pleiteando a exclusão do adicional de permanência, recebido pelos Oficiais militares, da base de cálculo do imposto sobre a renda de pessoa física – IRPF.

Tal verba, em síntese, é destinada a beneficiar os servidores ativos que já possuem tempo suficiente para se transferir para a reserva, mas optam por permanecer na ativa. Deste modo, proporcionam inúmeras vantagens à Administração, o que demonstra tratar-se de vantagem eminentemente indenizatória e transitória.

Considerando aquela natureza jurídica (indenizatória transitória), o adicional de permanência não se sujeita ao gravame do imposto de renda. Fora criado para compensar o adiamento do pedido de transferência para a inatividade do militar, afastando, definitivamente, a possibilidade de retenção na fonte, nos termos do art. 43, do Código Tributário Nacional.

Ressalta-se que o pleito em questão encontra respaldo na jurisprudência Catarinense, pois o TJSC, através de inúmeros precedentes, vem reconhecendo a conduta ilegal adotada pelo Estado de Santa Catarina quando faz incidir a tributação na fonte sobre a mencionada verba indenizatória.

Assim, o escopo da referida ação mandamental é que, daqui em diante, o Estado abstenha-se de inserir os valores relativos ao adicional de permanência pago aos militares que optam por permanecer na ativa na base de cálculo do imposto sobre a renda.

Por conta disso, o órgão pagador satisfará o adimplemento do mencionado benefício da forma como é devido, e os associados que se enquadram na hipótese receberão integralmente aquela vantagem indenizatória, sem os descontos que ora são efetivados.

Vale lembrar, por fim, que a assessoria jurídica da ACORS está empreendendo todos os esforços para buscar os direitos dos associados da entidade, seja por meio de ações coletivas – como na espécie – ou pelas demandas individuais.

 

A Diretoria.

Notícias Recentes:

ACORS realiza alinhamento com entidades parceiras para o Projeto de Integração Regional em Blumenau
Entidades realizam reunião para definir ajuste final da proposta de valorização institucional
Presidente da ACORS apresenta entidade aos novos integrantes do CFO da PMSC
Entidades representativas da Segurança Pública se reúnem para apoiar projeto de valorização institucional