ACORS marca presença no centenário da Justiça Militar

 

A Justiça Militar de Santa Catarina comemorou seu centenário nesta segunda-feira, 22 de agosto, em solenidade prestigiada por autoridades civis e militares na Vara de Direito Militar, em Florianópolis. Para marcar a data, um livro manuscrito para registro de Atas da Sessão de Julgamento e da Leitura da Sentença foi entregue pelo juiz João Batista da Cunha Ocampo Moré, para ser encaminhado ao Museu do Judiciário Catarinense. Outro momento simbólico foi o descerramento da fotografia do juiz Marcelo Pons Meirelles, que atuou na Justiça Militar entre 2015 e 2020.

Para o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, os atos desta solenidade “representam uma contribuição para a posteridade, para que nos 200 anos da Justiça Militar, tenham referências sobre a sua atuação e o seu histórico”. Na presença do Comandante-geral da PMSC, Cel Marcelo Pontes, do Comandante-geral do CBMSC, Cel Marcos Aurélio Barcelos, do presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, e de magistrados com histórico militar, como o 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Getúlio Corrêa, e o juiz aposentado Edmundo José de Bastos Jr, o desembargador Blasi relembrou a satisfação de conviver com militares nos períodos em que atuou como Secretário de Estado da Justiça e Cidadania e Secretário de Estado da Segurança Pública, “pois prezam valores que também são caros ao Judiciário, como a hierarquia e a disciplina”.

Em seu discurso, o desembargador Getúlio Corrêa enalteceu o apoio do TJSC na fundação da Associação Internacional das Justiças Militares, que ele veio a presidir por 15 anos, convivendo com magistrados de mais de 30 países, e destacou a necessidade de disseminar a atuação da Justiça Militar entre os acadêmicos e no próprio âmbito do Judiciário. A solenidade, de importância histórica, também foi prestigiada pelo desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, Diretor-executivo da Academia Judicial, pela desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão de Memória do Judiciário catarinense, pelo Procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, e pelo presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Giovani Eduardo Adriano.

 

Presidente do TJSC, desembargador Joao Henrique Blasi, à esq, e o 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Getúlio Corrêa, à dir.

 

Entre as autoridades militares presentes, o Cel Leibnitz Martinez Hipólito e o Cel Sérgio Luís Sell representaram a ACORS, e o Cel Abelardo Camilo Bridi representou a FENEME na solenidade.

 

  • Publicado em 22.08.2022

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade