ACORS integra debate sobre a LOB na Frente Parlamentar de Segurança

 

A Lei de Organização Básica Federal dos Militares Estaduais (LOB) está em discussão nesta terça-feira, 17 de maio, na Câmara dos Deputados. O presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, que acompanha a sessão com uma comitiva de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, vai otimizar a viagem a Brasília, interagindo com os parlamentares ao longo de todo o dia para reiterar as mudanças positivas trazidas pela LOB.

A sessão da Frente Parlamentar de Segurança Pública teve início às 11h, com o Cel Jardel Carlito da Silva, Chefe do Estado-Maior Geral da PMSC, compondo a mesa de autoridades. O Cel Sérgio Luís Sell, o Cel Marlon Jorge Teza, presidente da FENEME, e o Cel Elias Miler da Silva, Diretor Parlamentar da FENEME, fizeram uso da palavra diante do auditório lotado. A intenção é alinhar algumas definições que ainda dão margem a questionamentos antes de enviar para a votação em plenário.

 

 

Cel Marlon Jorge Teza faz uso da palavra

 

Cel Elias Miler da Silva

 

Cel Sérgio Luís Sell, presidente da ACORS.

 

O argumento de consenso em defesa da LOB é que, ao contrário de outras classes que dispõem de Lei Orgânica – como a magistratura, o Ministério Público e a Advocacia-geral da União – os Militares Estaduais ainda são regidos por um decreto-lei em vigor há mais de 50 anos. Além do conflito com dispositivos alterados na Constituição de 1988, o Decreto-Lei 667/1969 peca por permitir que a instituição militar seja desfigurada, conforme o interesse vigente em um ou outro governo. Para sensibilizar os parlamentares federais sobre o valor da Emenda Global Substitutiva ao PL 4363/2001, a FENEME produziu um material didático disponível para leitura neste link aqui.

 

  • Publicado em 17.05.2022.

Notícias Recentes:

Entidades realizam reunião para definir ajuste final da proposta de valorização institucional
Presidente da ACORS apresenta entidade aos novos integrantes do CFO da PMSC
Entidades representativas da Segurança Pública se reúnem para apoiar projeto de valorização institucional
ACORS lança segunda edição do Programa de T&D em Liderança