ACORS apoia lançamento do livro Mortos Sem Sepultura

Com apoio da ACORS, será lançado nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, o livro Mortos Sem Sepultura – O desaparecimento de pessoas e seus desdobramentos, do Maj Marcus Roberto Claudino. A sessão de autógrafos tem início às 19h e a renda será destinada ao Grupo de Apoio aos Familiares de Desaparecidos.

Recentemente, o programa SOS Desaparecidos, da Polícia Militar, também ganhou o apoio da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina. Confira a íntegra da matéria publicada no Portal da ALESC sobre o tema:

Clubes de futebol de SC vão divulgar campanha sobre desaparecidos

O Poder Legislativo catarinense, um dos apoiadores da campanha “Onde está você?”, promovida pelo Programa SOS Desaparecidos da Polícia Militar, estabeleceu uma parceria com a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) com o objetivo de dar mais visibilidade à causa no estado. O acordo foi firmado durante reunião realizada entre o presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), e o presidente da SCCLUBES, Wilfredo Brillinger, na tarde desta quarta-feira (12), na sede da entidade.

A ação inclui a divulgação da campanha na abertura dos jogos da Série A do Campeonato Catarinense (hexagonal e quadrangular) por meio de faixas, a distribuição de panfletos informativos, com enfoque nos cuidados necessários com as crianças, além de placas de publicidade nos estádios. As atividades devem ser iniciadas neste domingo (16) e encerradas no final da competição, em 13 de abril.

Todo ano são registrados 3 mil desaparecimentos no estado, sendo que cerca de 40% dos casos envolvem crianças e adolescentes. Diante desta realidade, a Polícia Militar de Santa Catarina criou em outubro de 2012 o programa SOS Desaparecidos, focado em missões de atendimento e resposta ao desaparecimento. A causa é apoiada pela Assembleia Legislativa desde 2013.

A intenção do presidente da Casa é manter o assunto em pauta e ampliar o debate, especialmente depois que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” para a campanha da Fraternidade de 2014. “Abraçamos a causa em setembro do ano passado. Para a nossa felicidade, a CNBB escolheu este tema para trabalhar este ano. Muitos desaparecidos são traficados para prostituição, trabalho escravo, além de envolver comércio de órgãos”, disse Ponticelli. “Temos que juntar forças para sensibilizar a sociedade em relação a esta causa. São 3 mil desaparecidos por ano no estado, o que equivale ao desaparecimento de um dos 108 municípios catarinenses que tem menos de 5 mil habitantes”, ressaltou.

Na opinião do presidente da SCCLUBES, “o futebol, por ser um esporte de massa, que tem visibilidade, é um meio espetacular para contribuir com a divulgação da campanha”. Segundo Brillinger, a ação pode atingir milhares de pessoas. “A cada jogo, nossa média de público é de 5 mil torcedores. Em uma final de campeonato, são 20 mil. Em termos de alcance dos telespectadores, só na Grande Florianópolis, a estimativa é atingir mais de 350 mil pessoas na final”, afirmou. 

 * Publicado em 17.03.2014

Notícias Recentes:

ACORS realiza reunião de alinhamento para encontro inaugural do projeto de integração
ACORS terá espaço reservado na Festa do Pinhão 2023
Presidente da ACORS participa de Reunião do Conselho Político da FECAM
Comitiva da ACORS participa de formatura geral de policiamento rural no DF