Área do associado

Área do associado

Presidente da ACORS conduz reunião com 16 entidades da Segurança

1.6.2021

 

Os representantes das entidades da Segurança Pública em Santa Catarina realizaram uma reunião nesta segunda-feira, 31 de maio, ávidos por uma resposta do Governo que contemple os mais de sete anos sem reposição da inflação. Conduzido pelo Cel Sérgio Luís Sell, presidente da ACORS, o encontro mobilizou civis e militares que estão à frente de 16 entidades: ACORS, ABVO, Elói Mendes, APRASC, ABERSSESC, ACSPBMSC, Alvorada e ASSCBMSC, que congregam policiais militares e bombeiros militares, ADEPOL e SINPOL, AEPOL, AGEPOL e APSIPOL, da polícia civil, e o SINPOSC, APPASC e ASPOSC, do Instituto Geral de Perícias.

 

Nos últimos dias, as entidades representativas dos militares estaduais foram recebidas pelo Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, pelos Comandantes-gerais, Cel Dionei Tonet, da Polícia Militar, e Cel Charles Alexandre Vieira, do Corpo de Bombeiros Militar, e a próxima reunião na SEA já está agendada para o dia 2 de junho. No encontro desta quarta, será apresentada a proposta de reposição, conforme acordado entre as 16 entidades.

 

LINHA DO TEMPO:

 

O processo de negociação salarial dos Policiais Militares e Bombeiros Militares teve início em fevereiro de 2019, com reuniões envolvendo oito entidades representativas de Militares Estaduais: de Oficiais e de Praças, da Ativa e da Reserva.

 

No início de 2020, a ACORS esteve presente em mais de 10 reuniões, com as demais entidades da Segurança Pública, os Comandantes-gerais da PM e CBM, e na própria Secretaria de Estado da Administração, até que a negociação foi interrompida pelo anúncio da pandemia.

 

A LC Federal 173/20 proíbe qualquer vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração dos servidores até 31 de dezembro de 2021, mas não impede que os percentuais de reposição inflacionária e as datas de concessão sejam pactuados desde já, o que vem gerando forte pressão nos quarteis, pela consolidação da negociação.

 

 

  • Publicado em 01.06.2021