ACORS: 22 anos promovendo a coesão dos Oficiais Militares

 

Presidida pelo Cel Sérgio Luís Sell, a Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina completou 22 anos nesta segunda-feira, 9 de agosto. No rastro de suas conquistas, vem inspirando a atuação de inúmeras entidades no país, e contribui diretamente com a valorização de todos os Policiais Militares e Bombeiros Militares ombreados na missão de salvar vidas, preservar a ordem e proteger o cidadão.

 

Como entidade fundadora e mantenedora da FENEME, a ACORS participou ativamente da construção do Sistema de Proteção Social dos Militares dos estados e do Distrito Federal, no Congresso Nacional. A publicação da Lei Federal 13.954, no dia 16 de dezembro de 2019, assegurou a retaguarda necessária para os Militares Estaduais terem seus direitos preservados na Reforma da Previdência em nível estadual.

 

Como entidade mantenedora da ALMESC, a ACORS tomou a dianteira na criação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, a ALMEBRAS. De forma contínua, fomenta a cultura disponibilizando recursos para a edição de dezenas de livros. Apenas em 2021 serão 10 obras lançadas com incentivo financeiro da ACORS.

 

Líder no processo de negociação salarial que culminou com o subsídio dos Militares Estaduais em 2013, a ACORS mais uma vez tomou a dianteira, mobilizando 16 entidades representativas da Segurança Pública, na negociação para a recomposição salarial em 2021.

 

Ao fomentar o aprendizado, a ACORS já ofereceu o curso de Relações Governamentais a mais de 150 Oficiais associados. Paralelamente, faz questão de incluir em suas formações Oficiais Militares de outros estados, disseminando os bastidores do processo legislativo e preparando mais Militares Estaduais para atuarem como agentes políticos.

 

Promovendo grandes eventos, com a presença de autoridades militares e civis, representando os poderes executivo, legislativo e judiciário, a ACORS também é propulsora na disseminação do Ciclo Completo de Polícia no Brasil. A lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrências por Policiais Militares, como ocorre na PMSC, quebrou paradigmas na investigação de crimes com menor potencial ofensivo.

 

Atual presidente do Conselho Fiscal da ACORS, o Cel Marlon Jorge Teza preside a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, FENEME, desde a sua fundação, há 15 anos, testemunhando o quanto as boas práticas adotadas em Santa Catarina são referência para as demais entidades do gênero no Brasil.

 

  • Publicado em 10.08.2021.

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM