Clipagem dos dias 15 e 16 de janeiro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 15 DE JANEIRO

 

ASSUNTO: Roubo de bikes

VEÍCULO: Notícias do Dia

Ciclistas em perigo na Capital

Revolta. Este é o sentimento do ciclista Ari Laércio Boehme, que precisou mudar sua rotina, após o filho de 17 anos ter sua bicicleta levada à força na passarela do CIC (Centro Integrado de Cultura), na Agronômica, na última terça-feira. Utilizada diariamente por inúmeros ciclistas, a passarela tem sido evitada nas últimas semanas, após ser constatado um grande número de roubos de bicicletas.

Nos últimos oito dias, foram pelo menos seis roubos. Nem todos foram registrados nas delegacias de polícia. “Agora mudamos todo nosso trajeto. Pedalamos sempre em grupos. Tivemos uma perda no valor de R$ 10 mil, mas também tivemos muita sorte, pois meu filho não se machucou”, conta Ari.

De acordo com o comandante do 4o Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Araújo Gomes, a PM intensificou as ações de segurança na passarela do CIC e trabalha na investigação para achar os responsáveis pelos atos criminosos. “Suspendemos as ações a paisana porque a informação vazou, mas continuamos com as viaturas no local de maior perigo. Ainda não identificamos as pessoas que estão realizando os roubos, mas pelos relatos se tratam de dois sujeitos e já trabalhamos em cima dos principais suspeitos”, afirma. “Eles têm de 30 a 35 anos. Meu filho relatou que após o assalto pediram para ele ir em sentido oposto. Falam que têm arma, mas não mostram”, diz Ari.

 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 16 DE JANEIRO

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

DREVECK É O NOVO LÍDER DE COLOMBO

O governador Raimundo Colombo produziu o principal fato político do ano ao convidar o deputado estadual Silvio Dreveck, do PP, para ser o novo líder do governo na Alesc. O convite foi formalizado pessoalmente pelo governador, depois de sondagem feita pelo secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, em reunião com o parlamentar no Centro Administrativo.
O comando estadual do PP esteve reunido para examinar o fato novo. Presentes os deputados estaduais, o presidente Joares Ponticelli e o deputado federal Esperidião Amin. A indicação foi amplamente discutida e, finalmente, mereceu aprovação consensual.
Vitorioso empresário em São Bento do Sul e com 36 anos de vida pública, Silvio Dreveck é considerado um dos melhores deputados das últimas legislaturas. O próprio governador tinha seu nome entre os primeiros da lista para integrar sua administração.
Sua escolha atinge múltiplos objetivos. Amplia a base de apoio do governo Colombo na Assembleia, hoje com PSD, PMDB, PR, PcdoB e PTB. Reduz a dependência política de Colombo com o PMDB, maior aliado e o que mais pressiona por cargos. Pode facilitar a aprovação de projetos polêmicos e de impacto político agora em fevereiro, início do novo governo. E abre um novo leque para futuras composições visando as eleições municipais de 2016 e o pleito estadual de 2018.

 

ASSUNTO: Sistema prisional

VEÍCULO: Diário Catarinense

Estado transfere 18 presos para neutralizar ações do PCC em SC

SOB SILÊNCIO, DETENTOS da Penitenciária de São Pedro de Alcântara foram para Mossoró, no Rio Grande do Norte. Secretaria da Justiça considera ação preventiva e de combate ao crime

A silenciosa transferência de 18 presos de Santa Catarina para uma penitenciária federal promovida por autoridades do sistema prisional objetiva neutralizar a expansão nos presídios catarinenses da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), de SP.
A reportagem apurou que todos os detentos levados na operação de quarta-feira para Mossoró, no Rio Grande do Norte, são lideranças do bando paulista que planejavam espalhar as células e diretrizes da quadrilha no Estado. O grupo estava recolhido na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis – ironicamente um antigo berço e quartel-general da facção criminosa local Primeiro Grupo Catarinense (PGC), com quem o PCC vem medindo forças e disputando espaço nos últimos anos.
Os processos para as transferências vinham sendo preparados há pelo menos dois meses e contaram com decisões judiciais de Santa Catarina e do Rio Grande do Norte, conforme revelaram fontes policiais e do sistema prisional que aceitaram conversar sobre a assunto no anonimato.
Oficialmente, a Secretaria da Justiça e Cidadania revelou apenas que se trata de uma “ação preventiva de combate ao crime organizado”. Ontem a reportagem tentou contato com o secretário interino, Leandro Lima, que também é o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), mas ele não retornou as ligações telefônicas.
As fontes afirmaram que a divulgação apenas ao final da operação – quando os presos já estavam no destino final, a 3,4 mil quilômetros de Florianópolis – foi para não inflamar o clima nas cadeias de Santa Catarina e de outros estados. Ao todo, os pedidos de transferência chegariam a cerca de 30 integrantes do PCC que estão presos em Santa Catarina, mas ainda não há informação sobre o motivo de a primeira ação não ter alcançado esse número.
Conforme apurado por jornais locais junto à direção da Penitenciária de Mossoró, os presos desembarcaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De lá, foram conduzidos em comboio de seis veículos até o Instituto Técnico-Científico de Policia (Itep) para fazer exame de corpo delito. Depois seguiram para a penitenciária, localizada às margens da rodovia RN-015. As autoridades prisionais do Rio Grande do Norte não quiseram comentar as transferências.
Os presos vão ficar 90 dias isolados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e mais nove meses no regime tradicional, totalizando um ano na penitenciária de Mossoró.

Facção almeja conquistar pontos de drogas em Santa Catarina

A proliferação do Primeiro Comando da Capital (PCC), de SP, se dá em vários Estados do país. Em Santa Catarina, conforme dois delegados experientes consultados pela reportagem, o foco desses criminosos está no pulsante mercado ilegal do tráfico de drogas, que hoje vê a facção local, o PGC, enfraquecida com os duros golpes desencadeados pelas polícias Civil e Militar locais nos últimos anos.
O cerco ao PGC começou a se fechar no final de 2012 depois que a quadrilha comandou atentados à ônibus nas ruas, em novembro daquele ano. Já as ações contra o PCC passaram a ganhar força no final de 2013 e em 2014, com o monitoramento dos órgãos de inteligência das secretarias da Justiça e da Segurança Pública, além de inquéritos da equipe especializada no combate ao crime organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Também há em andamento investigação da Polícia Federal sobre a atuação da facção paulista em Santa Catarina em torno de lavagem de dinheiro no Litoral Norte, onde houve apreensão de grande volume de dinheiro com suspeitos e uma morte que estaria ligada a desavenças entre criminosos de São Paulo que se mudaram para o Estado.

 

ASSUNTO: Roubo de bikes

VEÍCULO: Diário Catarinense

Suspeito de roubo é preso

A Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite de quarta-feira, o suspeito de roubar bicicletas na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. A prisão ocorreu após algumas horas de perseguição e cerco policial em um matagal próximo ao Terminal de Integração da Trindade (Titri). Após serem alertados de uma tentativa de roubo próxima à passarela do Centro Integrado de Cultura (CIC), os policiais fizeram um cerco. O suspeito fugiu, mas foi encontrado com a ajuda de cães da polícia.

 

ASSUNTO: Ronda

VEÍCULO: Diário Catarinense

Homem é morto a tiros

Um homem de 28 anos, identificado como Jonathan Goulard, foi assassinado ontem de manhã no bairro Velha Grande em Blumenau. De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 6h na Rua Gervásio João de Sena. Goulard foi atingido por 10 disparos de arma de fogo e morreu no local. Testemunhas relataram que a vítima foi surpreendida por três homens encapuzados que vestiam roupas pretas. No local a PM encontrou 13 cápsulas da arma. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.

Assaltantes tentam explodir caixa

O grupo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar foi acionado ontem de manhã para retirar explosivos de um caixa eletrônico localizado em frente à Recreativa da Embraco, na zona Norte de Joinville. A tentativa de arrombamento foi registrada por volta das 4h da manhã.
De acordo com a Polícia Militar, o segurança da empresa percebeu que havia explosivos dentro do caixa e ligou para a polícia. No entanto, o trabalhador não chegou a ver os assaltantes. A PM foi ao local e isolou a área até a chegada da viatura do Bope, que retirou os explosivos do local.

 

Assunto: Novo comandante em Campos Novos

VEÍCULO: Portal do CBMSC

CERIMÔNIA DE ASSUNÇÃO DE COMANDO É REALIZADA EM CAMPOS NOVOS

Uma solenidade militar, celebrada na quarta-feira (14/01), no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Campos Novos (pertencente ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar), marcou a assunção de comando do 3º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão BM, pelo 2º Tenente BM Felipe Daniel da Silva, que substituiu o 3° Sargento BM Ironi Antunes de Oliveira. O sargento que antes coordenava a unidade e passou a reforçar o efetivo de Catanduvas. Na mesma oportunidade foi realizada também a formatura de 21 novos Bombeiros Comunitários.

O evento foi prestigiado por autoridades civis e militares, entre elas o Coronel BM Onir Mocellin, Comandante-Geral do CBMSC, e o prefeito de Campos Novos, Sr Nelson Cruz.

Homenagens

Na ocasião o comandante substituído foi homenageado pelos bons serviços prestados à corporação, com destaque para o período em que esteve à frente da OBM.

O primeiro colocado no Curso Avançado Atendimento em Emergências (CAAE), Emerson Luiz dos Santos, foi agraciado com um mimo, entregue pelo 3° Sargento BM Ironi e pelo Cabo BM Joanir da Silva.

Ao final da solenidade o novo comandante e os formandos receberam o tradicional banho de batismo.

 

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM