Clipagem do dia 5 de dezembro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 05 DE DEZEMBRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

NATAL ANIMAL

A Guarnição Especial de Polícia Montada é forte candidata ao troféu de ação natalina mais fofa do ano. A partir da ideia do soldado Filipe Silva, cada PM da unidade resolveu “adotar” uma das 66 crianças do Centro de Educação José Nitro, que atende a uma galerinha de condição social bem acanhada em São José. Então criaram o Natal Solidário da Cavalaria. Imagina só juntar num mesmo evento guloseimas, passeios a cavalo e a chegada do Papai Noel carregado de presentes. Bingo, foi uma alegria só!

 

COLUNISTA YULA – Notícias do Dia

Contra as drogas e a violência

Mais de 400 alunos de nove escolas de Biguaçu participaram da solenidade de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), promovido pela Polícia Militar do Estado. Implantado em 2000 no município, o programa é desenvolvido em parceria entre Polícia Militar, família e escola, e já formou cerca de 15.000 crianças. As lições são ministradas por um policial militar fardado, tendo como objetivo orientar as crianças sobre os malefícios das drogas (lícitas e ilícitas) e a violência, contribuindo na formação da sua cidadania, caráter e dignidade.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Segurança

A Secretaria de Segurança Pública mostrou todo o seu poder que vai usar durante a Operação Veraneio 2014/2015 nos balneários de Santa Catarina. Além dos quadriciclos, ônibus adaptados, lanchas, armamento e as tradicionais viaturas, também estão à disposição das forças estaduais, que este ano agrega reforço da Marinha e Aeronáutica, quatro helicópteros. O lançamento da operação ocorreu nesta quinta-feira na Beira-mar Continental.

 

COLUNA TOME NOTA – Notícias do Dia

Tarde de autógrafos

Neste domingo, dia 7, das 15h às 17h, o escritor e policial federal Eduardo Betini estará na loja Warfare, do Continente Shopping, para uma tarde de autógrafos. Betini é autor de quatro livros, entres eles “COT : Charlie Oscar Tango”, “Retomada do Complexo do Alemão” e “Lanterna Tática”.

 

ASSUNTO: RADARES

VEÍCULO: Diário Catarinense

Policiais vão reforçar fiscalização

A partir do dia 20 de dezembro motoristas devem perceber um policiamento mais presente na avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. A medida foi definida ontem, após um reunião entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Segurança e Defesa, da Capital. Dia 19 encerra o contrato entre a Prefeitura e a Kopp Tecnologia. A prefeitura decidiu não renovar a parceria porque a empresa está sendo investigada por envolvimento nas fraudes da Operação Ave de Rapina.
A prefeitura promete reforçar a fiscalização com a presença constante da Guarda Municipal e policiais militares para coibir as infrações. A fiscalização redobrada vai se concentrar na avenida Beira-Mar Norte. Eventualmente policiais usarão radares móveis, que poderão ser emprestados da Polícia Militar Rodoviária Estadual e Polícia Federal.
Outra empresa também investigada pela Polícia Federal é a Focalle, que em Florianópolis é responsável pela manutenção dos semáforos da Capital. Apesar da empresa garantir por meio de notificação que os serviços seriam mantidos, mesmo sem os pagamentos, a prefeitura também decidiu romper o contrato. Um contrato emergencial será firmado com uma empresa de Minas Gerais.

 

ASSUNTO: CONGRESSO

VEÍCULO: Diário Catarinense

Lei garante verba para aposentados da aviação

Beneficiários do Instituto Aerus de Seguridade Social, previdência complementar de funcionários do setor de aviação civil, finalmente receberam uma boa notícia na noite de quarta-feira. O Congresso aprovou a lei que garante crédito de R$ 248 milhões para o pagamento de dívida do fundo de pensão das extintas Varig, Cruzeiro e Transbrasil. O projeto, em resposta a uma ação judicial que tramita desde 2004, segue agora para sanção presidencial.
Acampados há 17 dias na antessala da Câmara dos Deputados, em Brasília, cerca de 30 beneficiários do Aerus, a maioria com mais de 70 anos, aguardavam a decisão.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac) calculam que serão beneficiados cerca de 20 mil aposentados e pensionistas afetados por uma gradual redução dos pagamentos do Aerus.
Para os trabalhadores da ativa, a situação continua indefinida.

 

ASSUNTO: Guarda-vidas civil

VEÍCULO: Notícias do Dia

Pela primeira vez uma mulher teve o melhor desempenho no curso

Pela primeira vez na história de guarda-vidas civis no Estado, desde quando o reforço foi criado em 2000, para ajudar os bombeiros em salvamentos na temporada, uma mulher superou os homens nos exercícios puxados, no solo e na água. A marca foi quebrada pela professora de educação física Amanda Guimarães, 21 anos.

Amanda não é alta nem musculosa. Mas tem um corpo bem definido e muita disposição para socorrer banhista em apuros. A nota geral dela foi 9.069. Para ser aprovada no exigente curso, a professora se dedicou bastante nas aulas teóricas e práticas. “Senti um pouco de dificuldade em correr na areia fofa da praia, mas nas demais provas foi tranquilo”.  Na piscina, ela nadou 100 metros livres em um minuto e seis segundos.

A segunda colocada, na turma da Amanda, também foi uma mulher: Tainara Bonetti, campeã brasileira de triatlo. “Passei para o gabarito da prova escrita uma resposta errada”, lembrou. Tainara não poderá trabalhar este ano na Operação Veraneio, que inicia dia 15 de dezembro, porque ainda não completou a maioridade. Ela tem 17 anos e completa 18 em agosto. “Durante este período, não me afastarei do mar. Vou trabalhar com crianças no Projeto Golfinho”.

Direcionado para crianças e adolescentes de sete a 14 anos, a iniciativa ensina os pequenos sobre as sinalizações que indicam mar perigoso, como proceder com queimaduras na pele provocada por água-viva e outras prevenções do mar. A cada dia trabalhado, os guarda-vidas civis ganham R$ 125. As duas participaram da formatura da segunda turma de guardas civis durante o lançamento da Operação Veraneio 2014/2015, ontem, na avenida Beira-Mar Continental. No evento, ocorreu o tradicional batismo de mangueira. Amanda foi abraçada pelas colegas por ser a primeira colocada entre os 88 participantes do curso.

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM