Clipagem do dia 30 de junho

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 30.06.2014

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Vítimas de confronto

O número de supostos criminosos mortos em confronto com a Polícia Militar de SC disparou no primeiro semestre de 2014. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que foram 32 mortes até 4 de junho. Ano passado, no mesmo período, eram nove. Em 2013, 40 pessoas perderam a vida após reagirem à Polícia Militar.
O comando-geral da corporação atribui o crescimento ao maior número de operações da PM, resultando na apreensão de quase duas toneladas de drogas no primeiro semestre, além da maior ousadia dos criminosos durante as abordagens policiais pelo Estado. Os índices da Polícia Civil se mantiveram estáveis.

Samu animal

A prefeitura de Florianópolis está nos finalmentes para colocar em circulação o Samu Vet, uma espécie de ambulância veterinária apenas para atender bichos vítimas de atropelamento. Para evitar trotes, o serviço só poderá ser acionado pelos Bombeiros e PM. O projeto é inédito no país.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

PMDB: jogada de mestre

O PMDB derrotou de forma humilhante o PP ao eleger o ex-prefeito Dário Berger candidato ao senado na chapa de Raimundo Colombo (PSD). Ficou com as duas vagas. O senador Luiz Henrique é o grande vitorioso naquela que está sendo considerada mais uma jogada de mestre. Impôs o jogo e fulminou com o projeto do governador, tirou o PP da coligação, derrotou de forma acachapante o deputado Joares Ponticelli e promoveu a unidade absoluta do PMDB.
Quando o presidente Eduardo Pinho Moreira estava anunciando a apuração dos votos, Luiz Henrique entrou no auditório Antonieta de Barros. E foi ovacionado pelos dirigentes e militantes do PMDB. Foi o mais festejado pelos convencionais.
Colombo tentou manter o compromisso com o PP até o último prazo dado pela executiva do PMDB, que transferiu quatro vezes a decisão sobre o conteúdo da cédula que seria levada à convenção estadual. O prazo fatal aconteceu às 8h de domingo, quando Colombo e Luiz Henrique bateram o martelo. Na virada da noite ficou definido que Ponticelli não desistiria.
Durante as intensas conversações na Casa d’Agronômica, Luiz Henrique convenceu o governador que a legislação permitiria duas candidaturas. Dirigentes do PSD chegaram a defender a tese, tentando segurar o PP a abandonar a coligação. O problema é que politicamente o PP não tinha como aceitar o novo projeto. Além disso, para os progressistas, o documento assinado pelo governador, garantindo a vaga ao Senado, estava sendo atirado na lata do lixo, inapelavelmente.
Colombo continua o líder nas prévias. Mas para analistas políticos está repetindo os equívocos que causaram a derrota de Esperidião Amin (PP), favorito absoluto nas pesquisas e derrotado por Luiz Henrique em 2002.
O PMDB decidiu ontem manter a aliança com Raimundo Colombo (PSD), com Pinho Moreira de vice, e lançar o ex-prefeito Dário Berger como candidato ao Senado

As alternativas

Rifado pelo PMDB e por Raimundo Colombo, o PP examina propostas do PSDB e do PT. O presidente do PT, Cláudio Vignatti, também candidato a governador, ofereceu as vagas de vice-governador e de senador ao PP. Décio Lima mergulhou no projeto, falando com Esperidião Amin (PP). E Paulo Bauer (PSDB) abriu a vaga de vice para o PP, formalizando convite ao deputado Joares Ponticelli.

 

ASSUNTO: Prefeitura de Palhoça

VEÍCULO: Diário Catarinense

PRIMEIRA INSTÂNCIA: Justiça de Palhoça condena ex-prefeito

Ação por improbidade administrativa trata do uso de imóvel em área pública

O ex-prefeito de Palhoça Ronério Hederscheidt foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa, no caso envolvendo o aluguel de um imóvel particular para a sorveteria Ice Queen, em 2008. A decisão foi da juíza da 3a Vara Cível da Comarca de Palhoça, Lilian Telles de Sá Vieira. Cabe recurso da decisão.
O galpão, de propriedade de Hederscheidt, teria sido construído em uma área pública de 800 metros quadrados, sobre um trecho da Avenida Mário José Mateus, no bairro Bela Vista. A pena estipulada foi o pagamento de multa equivalente a três vezes o valor do acréscimo patrimonial – cerca de R$ 81.848,93 – e a suspensão dos direitos políticos por oito anos – que só passa a valer após o trânsito em julgado do processo. A sentença foi motivada por uma ação civil pública do Ministério Público de Santa Catarina, que apontou o ex-prefeito como beneficiário da falsificação de um projeto de lei da Câmara de Vereadores e ainda, por explorar uma área pública pela iniciativa privada.
Na avaliação da promotoria, no terreno onde foram erguidas as câmaras frias da fábrica da empresa Ice Queen deveria existir uma rótula de retorno da Avenida Mário José Mateus, no município.
Prefeito na época, Ronério tinha a propriedade de dois galpões, um de cada lado da avenida. O contrato com a empresa foi iniciado em 1o de julho de 2008, com o valor mensal de R$ 17.778 para o uso dos dois galpões e do espaço erguido sobre a via.

 

ASSUNTO: Eleições

VEÍCULO: Diário Catarinense

ULTIMO DIA PARA DEFINIR: Com Dário ao Senado, PP acena deixar aliança

Pepistas não concordam em lançar dois nomes para senador e conversam com PSDB e PT para trocar de composição

A decisão do PMDB de lançar o ex-prefeito de Florianópolis Dário Berger como candidato a senador alterou o desenho da aliança em torno do governador Raimundo Colombo (PSD). Uma semana após receber o convite dos pessedistas para compor a chapa, o presidente do PP no Estado, deputado federal João Pizzolatti, acenou pelo desembarque da coligação por causa da novidade do final de semana.
– Não há como a gente participar de uma coligação com duas candidaturas de senador, sendo que o espaço do PP seria o Senado. Por uma questão de correção, antes de decidir qualquer coisa, o PP vai conversar com o governador para darmos os encaminhamentos necessários – disse Pizzolatti na noite de ontem.
O acerto do PP com Colombo era lançar um único nome ao Senado: o do deputado estadual Joares Ponticelli. Contatado pela reportagem, o parlamentar pepista preferiu não comentar o caso, dizendo apenas que sua candidatura agora “pertence ao partido”.
Final de semana de negociações intensas
Ainda durante a convenção do PMDB, os pepistas iniciaram uma rodada de reuniões para discutir os possíveis caminhos a serem tomados a partir de agora. Nos bastidores já crescem as conversas com outros partidos. O PSDB de Paulo Bauer ofereceu o cargo de vice aos pepistas. O PT de Claudio Vignatti propõe o mesmo que os tucanos e também a candidatura ao Senado. O PP decide seu destino hoje, quando se encerra o prazo para as convenções.
– A política é a arte da conversa. É claro que que estamos conversando com o PSDB e o PT – disse Pizzolatti, que ainda ontem tinha reuniões marcadas com Bauer e Vignatti.
A candidatura de Dário não pegou de surpresa as cúpulas dos partidos. Durante o final de semana, lideranças do PMDB e do PSD estiveram em contato com as do PP para apresentar a seguinte proposta: se os pepistas insistissem em manter Ponticelli como candidato ao Senado, os peemdebistas também colocariam Dário no páreo. Se o parlamentar resolvesse abrir mão da disputa e permitisse que outro nome o substituísse, o PMDB também desistiria da ideia de lançar candidato a senador. O PP escolheu a primeira alternativa.
As conversas envolveram também o presidente do PMDB no Estado, vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Mas teria sido o próprio Colombo a apresentar a Ponticelli a condição peemedebista.
O presidente em exercício do PSD, Antonio Ceron, afirmou que os partidos têm autonomia para escolher seus candidatos. O pessedista diz acreditar que a aliança com o PP e PMDB ainda pode ser mantida e que haverá articulações nesse sentido. Colombo disse por meio de sua assessoria que só irá se manifestar após o final das convenções.
– Cada partido tem as circunstâncias de suas lideranças e o seu tempo para tomar qualquer decisão– disse em nota o governador.

PMDB mantém chapa com PSD

O PMDB reuniu os filiados em convenção ontem e aprovou a manutenção do apoio a Raimundo Colombo (PSD) e o lançamento do ex-prefeito Dário Berger como candidato ao Senado. Na convenção, Dário disputou a indicação para a vaga com o deputado estadual Edison Andrino. Levou por 309 votos a 102.
– Vou usar o número 155, mesmo de Luiz Henrique (na campanha de 2010). Vamos para a campanha, vamos para a vitória! – comemorou Dário Berger.
O senador Luiz Henrique da Silveira, que sempre se manifestou contrário à indicação de Ponticelli ao Senado, foi amplamente aplaudido ao entrar na convenção durante a apuração dos votos. Ele também celebrou a decisão do partido de homologar a candidatura de Dário.
– Essa decisão une o PMDB e coloca o partido na rua com a gana de sempre. Deus escreve certo por linhas tortas. A sorte está lançada! – afirmou LHS.
Os delegados do PMDB também aprovaram durante a convenção a indicação de Eduardo Pinho Moreira como vice-governador na chapa de Colombo e uma autorização para que a executiva do partido siga as negociações para formação de alianças. Por fim, confirmaram uma nominata de nove candidatos a deputado federal e 30 a deputado estadual.
– Nós discutimos, nós brigamos, mas a partir de agora, estamos juntos, levando a bandeira do PMDB – disse Pinho Moreira ao final do evento.

 

ASSUNTO: CRIME EM FAMÍLIA

VEÍCULO: Diário Catarinense

Jovem mata o pai para salvar a mãe

Um homem de 37 anos foi morto a facadas pelo próprio filho na madrugada deste domingo, na Rua Monte Branco, no bairro Monte Alegre em Camboriú. Segundo informações da Polícia Militar, o adolescente de 17 anos teria cometido o crime para defender a mãe, que estaria sendo agredida pelo marido.
Em relato à PM, o adolescente informou que os pais estavam se separando e que o pai era alcoólatra. Ele teria chegado em casa embriagado e começado a discutir com a esposa durante a madrugada. O homem de 37 anos teria então agredido fisicamente a mulher e nesse momento o filho intercedeu, entrando em luta corporal com o pai.
Ainda de acordo com informações rapassadas à polícia, o pai pegou uma faca na tentativa de afastar o filho, tendo em seguida largado a arma e começado a sufocar a esposa. O filho então pegou a faca e golpeou o pai, atingindo-o no pescoço. A vítima chegou a ser atendida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram no local e mãe e filho foram encaminhados à delegacia do bairro Monte Alegre.
O adolescente vai ficar apreendido até as 13h30min de hoje, horário em que será apresentado ao juiz, que decidirá quais providências serão tomadas – como a possibilidade dele ser internado no Casep ou ser libertado, levando em conta o histórico sem antecedentes criminais do garoto.
Conforme informações da Polícia Civil, a mãe do adolescente confirmou que o marido era alcoólatra e já a teria agredido outras vezes.

 

ASSUNTO: MAIS DUAS MORTES

VEÍCULO: Diário Catarinense

Litoral Norte tem fim de semana violento

Uma briga de trânsito no centro de Camboriú teria causado a morte de um homem na madrugada de sábado. Conforme a Polícia Militar, Ederson Luis Bronzoni Galvão, 34 anos, foi baleado com dois disparos na Rua Victor Juvêncio Mafra. A polícia fez rondas e encontrou os suspeitos de ter cometido o crime, dois jovens de 21 e 18 anos. Eles foram encaminhados à delegacia do Monte Alegre. Conforme a Polícia Civil, apesar de terem sido reconhecidos, eles negaram o crime. A motivação continuará sendo investigada.
Em Itajaí um homem ainda não identificado foi encontrado morto a facadas no bairro Cidade Nova, no sábado. Uma testemunha relatou à Polícia Militar ter visto a vítima brigando com dois homens, que fugiram do local. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado.

 

ASSUNTO: Serviço de rádio da PM

VEÍCULO: Notícias do Dia

Serviço é o ideal, garante empresa

A Direta Telecomunicações Ltda., empresa de Lages que há 12 anos presta serviço de radiocomunicações para a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Santa Catarina, por meio de um padrão tecnológico fechado e analógico, contestou a série de reportagens que o Notícias do Dia publica desde quinta-feira. O ND vem mostrando que o serviço de rádio da SSP é ultrapassado e permite que bandidos ouçam conversas da polícia.

Nereu Amarante, 59, um dos diretores da empresa, garante que o SME (serviço móvel especializado) prestado pela Direta na frequência de 800 MHz é considerado ideal para a SSP. O problema das interferências, segundo ele, está na obsolescência dos rádios, e isso não é da responsabilidade da empresa. “São equipamentos ultrapassados de 12 anos”, diz.

Amarante compara os rádios obsoletos comprados pela secretaria com os celulares antigos ainda em uso. Na opinião dele, para evitar ruídos na transmissão de voz, seria necessário a aquisição de equipamentos mais sofisticados. Sobre a exigência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que obriga as empresas a migrarem do sistema analógico para o digital, o empresário disse que a determinação já vem sendo cumprida.

O diretor da Direta Telecomunicações cita o exemplo da Guarda Municipal de São José, que opera na estrutura digitalizada Nexedge da fabricante Kenwood. “São 60 rádios. Disponibilizamos esta estrutura para a Polícia Militar durante o evento da Federação Internacional de Futebol, o Fifa Team Workshop, no Costão do Santinho”, afirma. O evento em fevereiro reuniu os técnicos das 32 seleções.

Segundo Amarante, a empresa mantém 47 torres no Estado. Sete apenas na região da Grande Florianópolis. “Temos um abrigo no Morro das Almas [na Costeira do Pirajubaé], considerado um ponto estratégico para o serviço de radiocomunicações. Somente nós temos antena lá”, afirma. Ele ainda ressaltou que existem outros abrigos no Morro da Cruz, em Jurerê, Santo Amaro da Imperatriz, Campeche, Lagoa da Conceição e Santinho.

Direta também presta serviço para guardas municipais

Além da SSP (Secretaria de Segurança Pública), o empresário Nereu Amarante afirmou que a empresa ainda oferece serviços de radiocomunicações para algumas guardas municipais no Estado. Ele admitiu que a empresa não migrou 100% para o digital e disse que a frequência de 800 MHz funciona parte em regime primário e outra em secundário – em secundário as interceptações ocorrem com maior facilidade.

O diretor da Direta Telecomunicações lembrou que a empresa mantém contratos com o governo do Estado desde 2002, no entanto não recorda o nome dos concorrentes da primeira licitação. De lá para cá, os contratos sempre foram prorrogados. No início de setembro termina o prazo para a última prorrogação do contrato e se a SSP quiser se modernizar deve lançar concorrência para um serviço digital na frequência de 380 MHz, em protocolo aberto de missão crítica, Tetra ou AP CO 25, como estão fazendo os demais Estados brasileiros.

ENTENDA O CASO

Contrato com a Direta é de 2002

Desde 2002, o governo de Santa Catarina mantém contrato com a empresa Direta Telecomunicações Ltda., que presta serviços de radiocomunicação para a SSP (Secretaria de Segurança Pública). Os rádios analógicos são utilizados pelas polícias Militar, Civil e pelo Deap (Departamento Estadual de Administração Penal). Com o avanço da tecnologia, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) recomendou em 2010 que os sistemas analógicos migrassem para o digital, na frequência de 380 MHZ.

O prazo para que a migração ocorresse terminou em 31 de dezembro de 2013.

Desde então, a frequência em Santa Catarina passou a operar em caráter secundário, que é mais fácil de ser interceptado e no qual o sinal simplesmente se perde. Em setembro deste ano termina o contrato com a Direta, obrigando o governo a fazer nova licitação. Todavia, a SSP pretende manter o sistema analógico, cujo serviço custa mais de R$ 3,4 milhões por ano e a manutenção cerca de R$ 1,1 milhão por ano.

Em média, a Direta recebe, por mês, R$ 287 mil pela prestação do serviço. A previsão é de que, ao final de 2014, o governo desembolse R$ 3.454.683,96 para manter os rádios funcionando.

A Polícia Civil de Santa Catarina nem utiliza mais os rádios. A maioria está jogada nos cantos das delegacias. Enquanto Santa Catarina parou no tempo, outros Estados já trabalham com a radiocomunicação digital em suas forças de segurança. Uma das justificativas do governo para não implantar o sistema é o dito alto custo do serviço e tempo para implantação.

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Segurança Pública César Grubba, afirmaram ao ND que desejam migrar a comunicação da segurança para o digital. Porém, não sabem quando isso será possível.

 

ASSUNTO: Morro da Caixa

VEÍCULO: Notícias do Dia

Ação da PM será reavaliada

Com policiamento, o fim de semana foi tranquilo no Morro da Caixa, região continental de Florianópolis. Segundo a porta-voz da PM (Polícia Militar), tenente-coronel Claudete Lemkuhlm, a situação será reavaliada hoje. “Percebendo a necessidade de continuarmos no local, ficaremos lá. Enquanto isso, o efetivo continua operando”, afirmou. Na quarta-feira, a Polícia Civil fez uma operação contra o tráfico de drogas no Morro da Caixa. Após intenso tiroteio, um jovem de 19 anos foi morto pelos policiais. Um dia depois, dois ônibus foram incendiados e carros apedrejados na avenida Ivo Silveira.

Por segurança, algumas empresas de ônibus limitaram as linhas na avenida Ivo Silveira. Equipes da PM estão espalhadas por seis pontos estratégicos do morro. Após a apreensão de uma espingarda calibre 12, 21 munições de arma e meio quilo de maconha na sexta-feira, nenhuma ocorrência foi registrada no sábado e ontem. “O morro está muito tranquilo, esta força-tarefa tem surtido efeito. Nos últimos dias a circulação de pessoas foi baixa, mas até por conta da chuva”, disse a tenente Juliana Lopes da Silva, da Companhia de Policiamento de Cães de São José, que está com quatro cães e cerca de 20 pessoas no local.

Os ônibus das empresas Jotur e Santa Terezinha desviam suas rotas desde sexta-feira.  Ontem, após as 17h, as quatro linhas da Santa Terezinha que deveriam passar pela Ivo Silveira (Flor de Nápolis, São Pedro, Sertão e Santana) não passaram por sete pontos da avenida no sentido Centro/bairro. A empresa deve trabalhar neste esquema até a situação ser completamente controlada. Dez linhas intermunicipais da Jotur, que vão para São José e Palhoça, estão sendo desviadas. Até ontem, os ônibus da Jotur estavam fazendo o trajeto pela Via Expressa.

 

ASSUNTO: Polícia Feminina

VEÍCULO: Portal da PMSC

Homenagens marcam os 31 anos de criação da Polícia Militar Feminina

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (27), no Quartel do Comando Geral, a solenidade alusiva aos 31 anos de criação da Polícia Militar Feminina. O ato contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, do secretário de Segurança Pública, Cesár Augusto Grubba, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos de Oliveira, da procuradora de Justiça e presidente de honra da Associação Fiolantrópica de Apoio aos Policiais Militares, Heloísa Crescenti Abdalla Freire, do chefe do Estado Maior-Geral, coronel João Ricardo Busi da Silva, Do presidente da Associação dos Praças, soldado Elisandro Lotin, além de comandantes regionais, diretores, oficiais, praças e familaires.

Na oportunidade, 31 militares femininas, policiais e bombeiros, que de alguma forma fizeram parte da história da Polícia Militar Feminina, ou em algum momento contribuíram de forma significativa para o engrandecimento desta, foram agraciadas com a “Medalha Comemorativa dos Trinta anos da Polícia Militar Feminina”. Além das militares, uma ex-funcionária civil da Polícia Militar também foi homenageada com a medalha.

A Polícia Militar Feminina foi criada em 1983, e iniciou o primeiro Curso de Formação de Sargentos (CFS) em 20 de junho, no qual se formaram 31 sargentos. No mesmo ano, em 27 de junho, cinco mulheres ingressaram no Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo que três concluíram o curso, Maria de Fátima Martins, hoje coronel da reserva remunerada, a tenente-coronel Claudete Lehnkuhl e a tenente-coronel Tércia Maria Ferreira da Cruz.

Na primeira década de existência, a atuação das policiais militares femininas ficou restrita ao policiamento de trânsito e ocorrências de auxílio à comunidade. Nos primeiros nove anos o efetivo feminino existia somente na Capital do Estado, e só a partir de 1992 pelotões foram criados em Joinville, Blumenau e Chapecó. 
 

O ano de 1998 também foi um marco para as policiais femininas, pois a unificação dos quadros da Polícia Militar aprovada pela Assembléia Legislativa garantiu a todos os policiais militares, homens e mulheres, os mesmo diretos, então elas tiveram a oportunidade de assumir novas funções, cagos e postos na Corporação. Hoje estão presentes em todas as Unidades da Polícia Militar, como: cavalaria, canil, batalhões aéreo, ambiental, rodoviário, de choque e operações especiais. 

Atualmente são mais de 600 mulheres num universo de 11, 3 mil policiais militares atuando em mais de 60 municípios. Na próxima semana, entre os 854 formandos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) estão mais 202 mulheres.

Neste ano, as policiais militares femininas comemoram 31 anos de história na Corporação. Trinta e um anos marcados por muitas conquistas, e principalmente pelo reconhecimento da eficiente atuação das mulheres na Segurança Pública.

 

ASSUNTO: Comandante no Sul do Estado

VEÍCULO: Portal do CBMSC

Retomando o cronograma da 3ª série de visitas às sedes de Batalhões de Bombeiros Militar, o Comandante-Geral Coronel BM Marcos de Oliveira esteve nessa quarta-feira (25/06) nos quartéis de Criciúma (4ºBBM) e Tubarão (8ºBBM). As visitas tem por objetivo a realização de reuniões com o efetivo visando aprimorar a comunicação entre o Comando e os Elementos Subordinados acerca da gestão do CBMSC.

Pela manhã, Coronel BM Oliveira reuniu-se com o efetivo do quartel-sede do 4ºBBM em Criciúma. O encontro ocorreu no auditório das Faculdades Esucri. À tarde, o Comandante-Geral seguiu para a conversa com os militares do 8ºBBM, no quartel-sede da Unidade em Tubarão.

Em ambos os encontros foram abordados temas relacionados com a expansão equilibrada da Corporação, a efetivação da nova lei de segurança contra incêndio e pânico no Estado, a aplicação da nova política salarial, dentre outros.

ASSUNTO: Carro desgovernado

VEÍCULO: Portal Globo.com

Carro destrói loja de conveniência em posto de combustíveis na BR-101

Segundo PRF, três tiveram ferimentos leves e foram levados para hospitais.

Acidente aconteceu no início da tarde deste domingo (29) em Biguaçu.

Uma BMW invadiu uma loja de conveniência em um posto de combustíveis às margens da BR-101, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, no início da tarde deste domingo (29). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três pessoas, dois ocupantes do carro e um que trabalha no local, ficaram feridas e foram encaminhados para hospitais da região.

De acordo com a PRF, o condutor perdeu o controle da direção do veículo devido a uma ondulação na pista, passou direito pelo posto e bateu no estabelecimento. A polícia informou que as pessoas envolvidas no acidente sofreram lesões leves.

Entre os feridos estão o motorista, de 26 anos, a passageira, de 22, e a gerente da loja, de 34. Conforme a PRF, o veículo tem placas de Garapuava (PR). A suspeita é de que ele estivesse em alta velocidade no momento da colisão.

 

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM