Clipagem do dia 17 de junho

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 17 DE JUNHO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Às moscas

Superintendência da Polícia Federal em Florianópolis está com as salas e os corredores praticamente vazios. É que pelo menos 80 policiais estão atuando na missão Copa em outras cidades pelo Brasil.

Primeiro passo

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, reuniu-se com o comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, para discutir ações conjuntas para melhorar a segurança no campus e no entorno.

 

COLUNISTA CARLOS DAMIÃO – Notícias do Dia

Criminalidade…

A proposta apresentada por secretários de Segurança Pública da região Sudeste do Brasil, no sentido de endurecer ainda mais as leis penais, como forma de conter a crise na segurança pública, foram classificadas como inócuas e demagógicas por especialistas que atuam na área criminal.

“Essas propostas estão indo na contramão do novo modo de pensar do Direito Penal, que prevê menos punição e mais prevenção. Estamos atualmente com 700 mil presos, com um sistema carcerário falido, sem condições de ressocializar os apenados. Não seria melhor investir realmente em educação?”, indaga o advogado Alexandre Salum Pinto da Luz.

Ticen perigoso

Usuários noturnos do Ticen andam apavorados com a violência no entorno – e até dentro do terminal –, com assaltos e agressões frequentes. As vítimas apelam às redes sociais para que todos fiquem atentos, porque não há possibilidade de socorro na área: no fim de semana, depois de uma tentativa de assalto, não havia policiais nem vigilantes do Ticen para garantir a segurança dos passageiros ou prender os bandidos.

 

COLUNISTA PAULO ALCEU – Notícias do Dia

Definido

O radialista Roberto Salum, que disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSD , deve deixar os programas que comanda na RIC e na Record News, por força da legislação eleitoral, no dia 29 de junho. Começaram as despedidas…

 

ASSUNTO: Bosque da UFSC

VEÍCULO: Diário Catarinense

REVOLTA NA UFSC: Polícia Federal vai indiciar envolvidos

Crimes apurados envolvem furto, dano patrimonial, resistência e lesão corporal

A Polícia Federal (PF) vai revelar na manhã de hoje, em Florianópolis, o relatório do inquérito policial que terminou com o indiciamento de estudantes por causa do confronto com policiais no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 25 de março.
O DC apurou que a PF decidiu indiciar envolvidos no episódio por uma série de crimes. Nos depoimentos ao delegado que presidiu a investigação, a grande maioria dos 40 intimados optou pelo silêncio e se manifestará apenas em juízo.
A divulgação dos detalhes será em entrevista coletiva marcada para às 10h30min com o superintendente da PF em Santa Catarina, delegado Clyton Eustáquio Xavier. O delegado que até então vinha se manifestando sobre os trabalhos da PF no caso, Paulo Cassiano Júnior, está em missão em outro Estado e não participará.
Conhecido como “levante do bosque”, o confronto de policiais militares e estudantes aconteceu depois que policiais federais fizeram a detenção de alunos que portavam maconha no campus. Um grupo de universitários e professores impediu que eles fossem levados pela PF do local, o que gerou a atuação de policiais militares do Choque. No tumulto, duas viaturas foram depredadas. Os estudantes e os professores acusaram os policiais de agirem com violência.
Os crimes apurados foram dano ao patrimônio, lesão corporal, furtos de objetos pessoais de policiais e de servidores da própria universidade que estavam nas duas viaturas danificadas, como um carregador de munição para pistola. Além destes, são apurados crimes contra a honra e de resistência à ação policial.
Depois da conclusão do inquérito, a PF o enviará ao Ministério Público Federal, que decidirá se oferecerá denúncia criminal ou não dos citados à Justiça Federal.

 

ASSUNTO: ELEIÇÕES 2014

VEÍCULO: Diário Catarinense

Partidos têm menos de duas semanas para definir nomes

Até agora seis siglas realizaram convenções nacionais e cinco delas confirmaram candidaturas próprias à Presidência da República. Pelo menos oito legendas já têm datas marcadas para reunir filiados e definir que caminho seguir na disputa deste ano

Seis partidos já definiram que rumo vão tomar nas eleições presidenciais deste ano e outros oito estão com data marcada para realizar convenções. Pela legislação eleitoral, as definições de candidatos e apoios devem ocorrer até o dia 30 deste mês.
Dos seis partidos que realizaram convenções, cinco têm candidaturas próprias: PSC, PSDB, PSTU, PRTB e PV. O maior deles é o PSDB, que no sábado confirmou a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência, mas ainda não definiu o nome do vice na chapa. No mesmo dia, o PV escolheu para concorrer ao comando do Planalto, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, de 64 anos, junto com Célia Sacramento; o PSTU confirmou o nome de Zé Maria com Cláudia Durans de vice e o PSC oficializou a candidatura do Pastor Everaldo. No domingo, o PRTB oficializou Levy Fidelix, 62, como o candidato da legenda.
O último da lista de siglas que já realizaram convenções é o PMDB, que definiu apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Os peemedebistas confirmaram o vice-presidente Michel Temer na chapa do atual governo.
A próxima convenção partidária nacional está marcada para o dia 21, quando o PT oficializará o nome de Dilma à reeleição, em Brasília. No dia seguinte, é a vez do PSOL definir seus candidatos. Com a desistência do senador Randolfe Rodrigues (AP), o partido deve lançar o nome de Luciana Genro (RS) para a Presidência da República. O PSOL ainda não tem candidato a vice. Luciana, que foi deputada federal e estadual por duas vezes, é uma das fundadoras do PSOL – partido criado depois da expulsão dela do PT, em 2003, motivada por divergências com o governo Lula.
O PP, partido que integra a base aliada no Congresso, deve trilhar o mesmo caminho do PMDB. A convenção no dia 25 deve confirmar o apoio da legenda à reeleição de Dilma e Temer mas, em alguns estados, o posicionamento deve ser o de liberar a legenda para outras alianças. Há Estados onde os pepistas devem apoiar Aécio.
Dia 30 de junho é o limite dado pela Justiça Eleitoral
Também para o dia 25 está marcado evento do PSD. No site do partido, a notícia é de que os pessedistas confirmarão apoio a Dilma. No dia 27, o PCdoB oficializa o apoio ao atual governo e espera a presença da presidente na convenção que ocorrerá na capital federal.
Pelo PSB, disputam o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cabeça de chapa, e a ex-senadora Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, como vice. A convenção deve ocorrer no dia 29. Campos e Marina devem receber o apoio de PPS e PPL, que marcaram os eventos para dia 28.
O prazo do dia 30 de junho estipulado pela Justiça Eleitoral também vale para as indicações de candidatos a governador e vice, senador e deputados federais e estaduais.

 

ASSUNTO: PM Especializada

VEÍCULO: Portal da PMSC

Troca de comando na Polícia Militar Especializada

Na tarde desta sexta-feira (13), aconteceu a troca de comando em mais uma Unidade da Policia Militar. Desta vez foi no Comando da Polícia Militar Especializada (CPME), responsável pelas seguintes Unidades Operacionais: Batalhões de Aviação, Ambiental e Rodoviário. Assumiu como comandante o coronel Rogério Rodrigues, em substituição ao coronel Carlos Eduardo Orthmann.

Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel RR Fernando Rodrigues de Menezes, representando o secretário César Augusto Grubba e o governador João Raimundo Colombo, o subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, o deputado federal Jean Loureiro, a procuradora de Justiça Heloísa Crescenti Abdalla Freire, a presidente da Associação Filantrópica de Apoio aos Policiais Militares, Letícia Silva da Menezes, o chefe do Estado Maior-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel Carlos Augusto Kniss, o diretor de Apoio Logístico e Financeiro da PM, coronel Silvio Hernani Fernandes, o diretor de Tecnologia e Sistema de Informação da PM, coronel Paulo Cesar Rodrigues, o secretário de Segurança Pública de Joinville, Francisco José da Silva, o gerente de Fiscalização da Fatma, Carlos Eduardo Rocha, o chefe do parque Estadual do Rio Vermelho, Moacir Fernandes Pereira, presidente da Comissão de Leilões da SSP, coronel RR Edson Rui da Silva Castilho, e o coronel RR Anselmo Souza. Além dos comandantes dos Batalhões PM de Aviação, tenente-coronel Abelardo Camilo Bridi, Ambiental, tenente-coronel Valdez Rodrigues Venâncio, Rodoviária, tenente-coronel José Norberto Souza Filho, e do capelão PM, tenente-coronel RR Valdemar Groh.

Em agradecimento pelo trabalho realizado no Comando da CMPE, foi realizada a leitura do elogio do Comando Geral ao comandante substituído. Em seguida, aconteceu o ato militar de passagem de comando, presidido pelo subcomandante-geral, coronel Paulo Henrique.

O coronel Rogério já desempenhou diversas funções na PMSC, como: chefe da 4ª seção do Estado Maior-Geral, subdiretor de Apoio Logístico e Financeiro, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e da 5ª Região de Polícia Militar.

O comandante substituído, coronel Carlos, vai assumir a chefia da Corregedoria da Polícia Militar.

 

ASSUNTO: 6º BBM

VEÍCULO: Portal do CBMSC

OFICIAIS E PRAÇAS SÃO PROMOVIDOS EM CHAPECÓ

     

 

Ocorreu na última sexta-feira (13/06) a formatura alusiva a promoção de Oficiais e praças do 6° BBM – Chapecó.

 

Foram promovidos ao posto de 1° Tenente BM: Ilton Spchil, Ismael Mateus Piva e Clemente Stahelin Michels.

Foi promovido a graduação de soldado 1° classe o Soldado BM Clério André Roversi, por ato de bravura: no dia 1° de agosto de 2013 adentraram nas dependências do quartel de Palmitos quatro masculinos, agredindo um quinto masculino, usando armas brancas. O Soldado BM Roversi tentou conter a agressão e defender a vitima, que tinha sofrido golpes de faca pelos masculinos, que continuaram a agressão sem dar chance a vitima. Após o acionamento da policia militar, os agressores empreenderam fuga, sendo então a vitima socorrida e encaminhada ao Hospital Regional de Palmitos, onde após tratamento foi liberado com vida.

O 6° BBM através do seu comandante, Ten Cel. Júlio César da Silva, parabeniza todos os promovidos nessa data.

 

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM