ACORS estreia coluna no jornal Diário Catarinense

Diário Catarinense desta quarta-feira, 14 de agosto, marca a estreia da coluna mensal da ACORS. Confira a íntegra do conteúdo assinado pelo presidente da Associação, Cel PM RR Fred Harry Schauffert. 

 

Ao povo servimos e a ele nos integramos. Temos, portanto, os mesmos direitos.

 

     Das prefeituras às delegacias, planejamos cidades, rasgamos estradas, desbravamos terras inóspitas, levamos o progresso, movimentamos a economia, propiciamos a tranquilidade pública, a verdadeira paz social. Os ventos democráticos que sopraram sobre o Brasil influenciaram também as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares. No passado, os oficiais militares estaduais reuniam-se somente em bailes nos clubes sociais. O lazer era a válvula de escape para as agruras da estafante carreira.

     Com o advento do Estado Democrático de Direito, porém, alcançamos o sagrado direito de falar e ser ouvidos. Conquistamos a livre manifestação do pensamento e a chance de participação comunitária. Resgatamos a cidadania, até então cerceada por um regime draconiano. Passamos a defender, como prioridade, direitos institucionais e classistas. Mas libertar-se da formatação acadêmica militar sem transgredir o regulamento disciplinar, tampouco o Código Penal Militar, não se caracteriza em tarefa das mais fáceis.

     Os sólidos embasamentos ético-morais constituem-se em robusta vela enfunada pela brisa democrática que, finalmente, sopra sobre mares nunca antes navegados. Politizamo-nos. Acordamos para o mundo, para a defesa da classe, que sempre serviu sem nada pedir para si. Resgatamos o espaço de cidadão que nos é próprio e de direito nas urbes. Somos oriundos do povo. Ao povo servimos e a ele nos integramos. Temos, portanto, os mesmos direitos.

     A ACORS, entidade que representa os oficiais militares em Santa Catarina, hoje é referência nacional para outras associações classistas. Os congressos e encontros estaduais dos oficiais militares estaduais tornaram-se uma constante, realizados anualmente em cidades do território brasileiro. A atuação permanente junto ao Parlamento Estadual nos permite acompanhar projetos de interesse das instituições e da classe dos militares estaduais. Trabalho idêntico é realizado no Congresso Nacional, onde também tramitam projetos de vital importância para as questões de preservação da ordem pública e de sobrevivência das instituições militares estaduais.

     Como qualquer cidadão, não só sufragamos como sustentamos o exercício da democracia plena. Após fazermos um juramento de sangue em defesa da sociedade, permanecemos dia e noite à disposição da grei. É esse compromisso que nos credencia a manter uma entidade classista forte o suficiente para trabalhar em prol do oficial policial militar e do oficial bombeiro militar, ativo e inativo.

 

Cel PM RR Fred Harry Schauffert

Presidente da ACORS

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM