Clipping do dia 17 de dezembro

 

Clipping do dia 17 de dezembro

 

MÍDIAS DE SANTA CATARINA

 

 

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Visor

Assuntos: Recital de Natal da Polícia Militar

                    Conciliação na DP de Joinville

 

NOITE FELIZ

A dica para hoje à noite é assistir ao Recital de Natal da Polícia Militar, a partir das 19h30min, em frente ao quartel do comando-geral, na Praça Getúlio Vargas.

No espetáculo, haverá apresentações da banda de música da PM, do coral adulto Vozes do Sião, do coral infantil Perfeito Louvor e dos alunos do projeto Primus. Também participam os solistas Cláudia Todorov, Giovani Pacheco, Claudineia Pacheco, Sara Pacheco e Fernando Zimmermann.

 

CONCILIAÇÃO NA DP

Os delegados de polícia de Joinville também poderão atuar como conciliadores e solucionar pequenos delitos de trânsito já na própria DP. A proposta é do Núcleo Especial Criminal, instituído pelo Juiz Décio Menna Barreto, e tem o objetivo de desafogar o Judiciário e dar mais rapidez na solução dos impasses.

_____________________________________________________________________________

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Geral

Assunto: Operação Simbiose

 

Sentenças só em 2013

Ficou para 2013 a decisão dos processos que colocaram Marcos Schoene, o filho dele, Rodrigo Schoene, e outros nove réus no centro de um suposto esquema de favorecimento na emissão de licenças ambientais da Fundema em Joinville, trazido à tona na Operação Simbiose.

O promotor Affonso Ghizzo Neto, responsável pela acusação, recebeu apenas nos últimos dias as provas periciais de que dependia para apresentar as alegações finais contra Marcos e Rodrigo Schoene, que respondem em ação separada.

A alegação final é o momento em que a promotoria aponta argumentos para pedir a condenação dos acusados. Como o prazo de formulação é de 20 dias e, depois, as defesas terão tempo de analisar o documento e montar suas alegações, não haveria como sair sentença em dezembro. A partir do próximo dia 20, o Judiciário também entra em recesso.

– É até melhor não haver pressa porque tudo precisa ser feito com muito critério. Não basta recebermos as provas periciais, temos de montar o quebra-cabeça – diz Ghizzo.

Na outra ação, que inclui como réus Mônica e Bárbara Schoene, filhas de Marcos, o Ministério Público ainda aguarda o resultado de perícias. Naquele processo, o prazo para apresentação das alegações finais será de um mês – o prolongamento interessa acusação e defesa. Só depois o juiz terá condições de determinar as sentenças.

_____________________________________________________________________________

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Geral

Assunto: Recital de Natal

 

Recital de Natal será hoje em Florianópolis

A Polícia Militar de Santa Catarina realiza o Recital de Natal, hoje, às 19h30min. O espetáculo será realizado em frente ao Quartel do Comando Geral, na Praça Getúlio Vargas, no Centro da Capital. No recital haverá apresentações da banda de música da PM, do coral adulto Vozes do Sião, do coral infantil Perfeito Louvor e dos alunos do projeto Primus.

_____________________________________________________________________________

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Geral

Assunto: Gerais

 

Tragédia em pesque e pague

Ana Clara Sampaio, sete anos, morreu após acidente em uma piscina

O Corpo de Bombeiros investiga em que condições aconteceu a morte por afogamento de uma menina de sete anos em um pesque e pague em Camboriú. Ana Clara Sampaio estava no local com os padrinhos, no sábado, quando se afogou e morreu no hospital.

O acidente foi por volta das 9h30min de sábado na piscina do pesque e pague, localizado no bairro Macacos. De acordo com o proprietário, Arno Gomes, a piscina estava fechada para manutenção quando Ana Clara entrou.

Gomes garante que os padrinhos que acompanhavam Ana Clara e uma outra criança estavam cientes de que a piscina somente seria aberta meia hora mais tarde. O dono do local diz que uma pessoa fica cuidando da área assim que ela é aberta. Ontem, a piscina permaneceu fechada.

Os pais de Ana Clara, que moram no Bairro das Nações, em Balneário Camboriú, viajaram para o Paraná logo após o enterro. Segundo a avó da menina, Sirlei Rosa Sampaio, eles não tiveram condições de permanecer na cidade.

Menina chegou a ser reanimada

– Ninguém sabe exatamente o que aconteceu – disse a avó, visivelmente abalada com a morte da neta.

Os bombeiros foram acionados sobre o afogamento e a menina chegou a ser reanimada, mas morreu poucos minutos após entrar no hospital Ruth Cardoso. O enterro foi na manhã de ontem em Balneário Camboriú, onde a família de Ana mora.

Arno Gomes diz que em 15 anos que tem o estabelecimento nunca houve um acidente dessa gravidade. O empresário compareceu ao sepultamento e arcou com despesas.

O comandante dos bombeiros de Balneário Camboriú, major César Assumpção, explica que estabelecimentos com piscinas ou cachoeiras precisam ter, obrigatoriamente, um guarda-vidas à disposição.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um procedimento administrativo será aberto. A investigação vai verificar se o pesque e pague tem a documentação necessária em dia, se houve negligência da administração e em que circunstância ocorreu o acidente. Caso seja verificada alguma falha por parte da administração, o local poderá perder o alvará e deixar de funcionar.

 

Mutirão limpa a Lagoa

Para melhorar as condições da Lagoa da Conceição, um mutirão de limpeza foi realizado no sábado para diminuir o mau cheiro do ponto turístico na chegada desta temporada. Moradores da região juntaram-se a funcionários da Comcap, colocaram a mão na sujeira e retiraram toneladas de lixo e algas que provocavam o odor.

A quantidade de alga e lixo retirados deve ser divulgada hoje pela Comcap, que irá usar o material para produção de compostagem.

Usando camisetas com os dizeres Lagoa Que Te Quero Bem, dezenas entraram na água para retirar principalmente as algas que se decompõem, causando o mau cheiro.

Morador do bairro e participante do mutirão, Pedro Bordinhão, diz que a iniciativa não vai resolver o problema do lugar, mas ajudará a chamar a atenção das autoridades. De acordo com ele, a situação preocupante começou há pelo menos 10 anos, quando as algas começaram a se proliferar. O lixo também é problema. De acordo com o biólogo Daniel de Araújo Costa muito lixo jogado no local vem dos morros e das encostas ocupados e que não possuem mais mata.

_____________________________________________________________________________

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Cacau Menezes

Assunto: Segurança no Rio de Janeiro

 

Segurança

As praias da Zona Sul do Rio de Janeiro têm mais polícia do que banhistas. A segurança que faltava na Cidade Maravilhosa desde quando Leonel Brizola assumiu o governo do Estado e os traficantes tomaram conta do Rio, traz de volta os turistas, que lotam todos os hotéis, que, por outro lado, assaltam nas diárias. Tem hotel quatro estrelas em Copacabana cobrando diária de US$ 1,5 mil. É mole?

._____________________________________________________________________________

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Segurança

Assunto: Crimes e ocorrências

 

 

Jovem é baleado em Vargem Pequena

Um homem foi assassinado no começo deste domingo no Bairro Vargem Pequena, no Norte da Ilha, em Florianópolis. O crime teria ocorrido por volta de meia-noite, quando moradores da servidão Brás de Souza disseram ter ouvido disparos. O corpo de Maicon Maurício de Brito, 20 anos, foi encontrado dentro de um carro. Segundo testemunhas, o assassino fugiu logo após ter cometido o crime. A polícia chegou a fazer buscas na região, mas ninguém foi encontrado.

 

Morte a facadas em Guaramirim

Um homem de 26 anos foi assassinado na madrugada de sábado, na BR-280, em Guaramirim. Rodrigo Borges levou três facadas, que atingiram o pescoço, a barriga e o tórax, perto do coração. Ele foi levado ao Hospital Padre Mathias Maria Stein, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu. Ninguém foi preso. A polícia abriu inquérito para apurar a morte. A principal hipótese é que ele tenha sido morto por vingança, em virtude de supostas dívidas com o tráfico de drogas.

 

Discussão acaba em assassinato

Um homem de 24 anos foi achado morto, com pelo menos cinco tiros, no início da noite de ontem no Bairro Monte Cristo, na região continental de Florianópolis. O corpo de Rafael Marques foi localizado por volta de 19h30min na Rua Frei Fabiano de Cristo, na chamada Favela da Grota. Atingido por disparos no peito, no abdomem e na cabeça, ele teria se envolvido em uma discussão com o atual marido da ex-mulher, o que teria motivado o crime. O suspeito do crime fugiu do local.

 

Polícia prende suspeito de atacar mulheres na Capital

O acusado usava saia no momento das abordagens, ocorridas entre outubro e este mês

O suspeito de ser o tarado da saia, que atacou mulheres na Lagoa da Conceição e no Bairro Trindade, em Florianópolis, entre outubro e o início deste mês, foi preso na tarde de sexta-feira, em Joinville, e encaminhado à delegacia da Lagoa, no Leste da Ilha. O homem ficou conhecido por andar de moto, usando saia, capacete, e abordar mulheres. Ele mostrava o órgão genital às vítimas e fazia atos obscenos.

Até o momento, duas vítimas atacadas pelo homem, enquanto ele não usava capacete, reconheceram o acusado. Outras duas mulheres, que não chegaram a ver seu rosto, disseram se tratar dele porque reconheceram suas tatuagens, seu porte físico e a cor de sua pele.

A delegada Michele Alves Correa não revelou a identidade do homem, de 25 anos, porque ele ainda passará pelo processo de reconhecimento de outras oito vítimas, que registraram queixa na delegacia do Bairro Trindade. A expectativa é de que esse procedimento seja realizado ainda nesta semana. A prisão dele é temporária, por 30 dias, contanto a partir da última sexta-feira, quando acabou localizado e detido.

A delegada disse que não encontrou a moto usada pelo suspeito para abordar as vítimas, nem as saias que ele costumava vestir nos momentos em que cometia os crimes. Inicilamente, não existem indícios de que ele tenha realizado atos sexuais com as vítimas. Michele espera que a prisão faça com que outras mulheres apareçam à delegacia para testemunhar e registrar boletim de ocorrência contra o detido.

O homem, que tem companheira e filho, foi encontrado trabalhando em Joinville. Em depoimento, ele negou ser o autor dos crimes.

_____________________________________________________________________________

Veículo: Diário Catarinense

Editoria: Segurança

Assunto: Crimes e ocorrências

 

Adolescente mata o pai a pedradas

Um adolescente de 16 anos é o principal suspeito de ter matado o próprio pai, de 39 anos, com uma pedrada na cabeça em Lages. O crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira e, até o início da noite de ontem, ninguém havia sido preso. A Divisão de Investigação Criminal (DIC) assumiu o caso e, poucas horas depois, descobriu que o próprio filho havia confessado o assassinato a familiares. Pai e filho, segundo o delegado Márcio Schütz, não tinham residência fixa, trabalhavam com a coleta de material reciclável e consumiam bebidas alcoólicas juntos.

 

Jovem de 16 anos leva tiro na cabeça

Uma jovem de somente 16 anos foi socorrida em estado crítico ao ser baleada na cabeça, na manhã de ontem, no Bairro Jardim Iririú, em Joinville. Segundo informações da Polícia Militar, a garota estava inconsciente na cama quando os paramédicos chegaram. Ela foi levada para o Hospital Municipal São José e até o final de manhã de ontem, continuava na Unidade de Terapia Intensiva. A polícia procura o companheiro da jovem, que não estava no local do crime, para tentar esclarecer o que houve.

 

Homem é condenado a oito anos e meio

O homem flagrado tentando asfixiar a ex-namorada dentro de um elevador, em Florianópolis, foi condenado a 8 anos e 35 dias de prisão. O auxiliar de serviços gerais Claverson Cabral de Jesus irá pagar a pena em regime inicialmente fechado pela tentativa de homicídio de sua ex-companheira e pelo crime de ameaça. O crime ocorreu no dia 19 de março de 2011 em um edifício do Centro de Florianópolis, no local de trabalho da jovem agredida, Maria de Fátima Barros, 20 anos. Uma câmera de vigilância gravou a cena.

 

Homens arrombam dois caixas em Garuva

Criminosos arrombaram dois caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil, em Garuva, na madrugada desta quinta-feira, na região Norte de Santa Catarina. A ação só foi descoberta por volta das 6h30min, quando a polícia foi avisada sobre os sinais do arrombamento. No local, os bandidos deixaram luvas e uma cortina usada para camuflar a movimentação criminosa dentro da agência. Eles tiveram acesso ao dinheiro abrindo os caixas com maçaricos. A quantia levada não foi divulgada.

_____________________________________________________________________________

Veículo: Notícias do Dia

Editoria: Hélio Costa

Assuntos: Sala de Situação

                    Policiais da Deic se vestem de Papai Noel

 

 

 

Conheci a “sala de guerra” de onde o coronel comanda a PM em tempo real

O ambiente é composto por vários equipamentos eletrônicos de última geração: telões e imagens em tempo real com câmeras de vigilância

Sala de guerra

Estive visitando o QG da Polícia Militar com meu amigo, o coronel PM reformado Edson de Souza e fui muito bem recepcionado pelo comandante-geral, Nazareno Marcineiro. Apesar de estar reunido com os comandantes de área Carlos Araújo Gomes (4º BPM) Sílvio Gomes Ribeiro (21º BPM) e Mauro da Silveira (22º BPM) o coronel interrompeu a reunião e me levou na Sala de Situação. O ambiente é composto por vários equipamentos eletrônicos de última geração, desde notebooks, televisão de 52 polegadas até monitores led gigantes on line com as câmeras de vigilâncias instaladas nas ruas, em todo o Estado,  e  linkado também com os ipads e GPS das viaturas. O coronel disse que é desta sala que ele comanda a PM, por meio de conferências ou orientando os oficiais em ocorrências. Nazareno também explicou o plano de segurança da PM e ressaltou que o trabalho preventivo dos comandantes de área foi fundamental para o transporte coletivo a funcionar na semana dos atentados.

 

Policiais da Deic deixam as armas em casa e se vestem de Papai Noel

Há quinze anos, delegado Renato Hendges comanda a caravana de viaturas decoradas com espírito natalino na distribuição de brinquedos

Renatão, o Papai Noel

No dia 23 de dezembro vai acontecer uma mudança radical na Diretoria Estadual de Investigações Criminais. Ao invés de prender bandidos, como é prerrogativa dos agentes da especializadas, eles deixam as armas em casa, entram no clina de Natal e vão distribuir doces e brinquedos para as crianças pobres da região. A caravana de viaturas decoradas no espírito natalino será  comandando pelo delegado Renato Hendges, que há mais de quinze anos promove esta festa maravilhosa para as crianças pobres. Mas para que tudo isto aconteça, Renatão depende da caridade de amigos. O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, já mandou para a Deic caixas e caixas de brinquedos. O deputado Dado Cherem também contribuiu com chocolates e outras guloseimas. Empresários, policiais e amigos do Renatão também estão passando na sede da Deic, rua Tijucas, 92, bairro Estreito. Ainda dá tempo mande também sua contribuição. 

 

 

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM