Área do associado

Área do associado

Eneme: Senasp enfatiza importância da Conferência Nacional de Segurança Pública

5.6.2009






Eneme: Senasp enfatiza importância da Conferência Nacional de Segurança Pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública reconhece e credencia trabalho da Feneme


 


 



 


 


Impossibilitado de comparecer no VIII Encontro de Entidades de Militares Estaduais (Eneme), o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, foi representado pelo coordenador-geral de Operações da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), coronel da reserva Edson Costa Araújo (PMGO), o qual falou sobre o tema ?As Instituições Militares Estaduais no Sistema de Segurança Pública do Brasil?.


 


De acordo com o coronel Edson, a Federação Nacional de Entidades de Militares Estaduais (Feneme), embora criada recentemente, é uma entidade que, com sua seriedade e representatividade, possui toda credibilidade e reconhecimento junto ao Ministério da Justiça. 


 


O palestrante destacou que, no âmbito do Estado democrático de Direito é a primeira vez que as atores da segurança pública em conjunto com a sociedade organizada, definirão os novos rumos do setor em nível federal.  Após a realização das conferências livres, municipais e estaduais, acontecerá no mês de agosto a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que pretende propiciar a efetiva melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros.


 


MENSAGEM ? Em mensagem enviada aos participantes do VIII Eneme, o secretário Ricardo Balestreri reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelas Instituições, por serem a única e última instância do poder público presente em todos os municípios brasileiros em contato perene com a população.  A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) viabilizou a participação de policiais e bombeiros militares de vários estados do país no Encontro.


 


?Os militares dos Estados são os verdadeiros operadores da segurança pública e não devem ser isolados, esquecidos. É nesse contexto que a Senasp pretente, cada vez mais, valorizar as funções e atribuições legais dos nossos profissionais militares dos Estados?, disse o secretário.


 


O documento ainda frisa a criação, na FNSP, do Batalhão Escola de Pronto Emprego, a Companhia de Operações Ambientais e o Grupamento de Busca e Salvamento.


 


O VIII Eneme, que ocorre em João Pessoa (PB), encerra na noite desta sexta-feira.


 


(Capitão Wallace Carpes / capitão Alessandro Marques)