Área do associado

Área do associado

MAIS DE 500 OFICIAIS PM/BM PARTICIPAM DO 1º CONAME

13.11.2007


                De 07 a 09 de novembro, no hotel Continental, em Canela, ocorreu  o Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (CONAME) realizado pela Brigada Militar e ASOFBM ? Associação de Oficiais da Brigada Militar, contando com o apoio da FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais.


                 No dia 07 (quarta-feira) o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, entidade organizadora do evento, Ten Cel Altair Cunha, inaugurou os trabalhos dizendo: Já é hora de discutirmos, analisarmos e propormos alternativas e soluções para os graves problemas da segurança pública brasileira. Sabemos que o que nos falta é um triângulo de carências: carência de salário, de pessoal e de estrutura. Mas estamos aqui para juntos planejarmos e projetarmos um futuro melhor para nossas instituições, para a sociedade e para nossos filhos. 


               Ainda na solenidade de abertura o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, José Francisco Mallmann, representou a governadora Yeda Crusius. Também prestigiaram a cerimônia, o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar, Juiz Cel Sérgio Antônio Brum, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel Nilson Nobre Bueno, o Comandante-Geral da Polícia Militar de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), Cel Roberto Antônio Diniz, o General dos Carabineiros do Chile, Gerardo Gonzalez Theodor, o presidente da AMEBRASIL, Cel RR Sigfrido Maus e o presidente da  FENEME, Cel Marlon Jorge Teza. Também registraram presença, o diversos Comandantes-Gerais de Policiais e Bombeiros Militares e mais cerca de 500 Oficiais, dentre congressista e palestrantes.       


                 Durante o Congresso vários assuntos de caráter técnico de Polícia e de Bombeiro foram apresentados e debatidos, tendo como destaque as palestras do Secretário Nacional de Segurança Pública o Exmo Sr Antônio Carlos Biscaia, o qual falou sobre suas ações na SENASP  e do empenho que terá em apoiar para que todas as Polícias Militares do Brasil realizem o Termo Circunstanciado, e da correspondente internacional da rede globo de televisão Sônia Bridi que falou sobre sua percepção sobre as policiais do mundo e do Brasil face sua atividade.      


               Outro ponto marcante do congresso foram as palestras dos Oficiais da Polícia Nacional Colombiana, dos Carabineiros do Chile e da Guarda Nacional Republicana de Portugal, os quais explanaram sobre o sistema de segurança pública nos respectivos países e como se constituem e funcionam suas instituições policiais.       


              Paralelamente ao CONAME foram realizadas: a reunião do CNCG ? Conselho Nacional de Comandantes-Gerais PM/BM; a assembléia geral da FENEME; e a assembléia geral da AMEBRASIL.   Durante todos os dias do CONAME também houve a Feira de Produtos e Tecnologias de Segurança Pública onde várias empresas da área expuseram seus produtos e serviços, oportunizando vários contatos com os Oficiais PM e BM no sentido de divulgá-los aos participantes.


             No encerramento do CONAME, na tarde do dia 09 de novembro (sexta-feira) foi lançado o 2º CONAME que realizar-se-á em Brasília Distrito Federal no ano de 2008 com realização da Polícia Militar do Distrito Federal e das Associações e Clubes de Oficiais da mesma Unidade Federativa


 


     O evento foi considerado pelos participantes um sucesso já que proporcionou ao debate e a produção do conhecimento, bem como a necessária confraternização entre os Oficiais de todos os Estados Brasileiros que se fizeram.


 


         A delegação de Oficiais associados da Associação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (ACORS) contou com mais de 100 (cem) integrantes, os quais participaram ativamente de todas as atividades do Congresso, em especial da programação de natureza científica.