Uma comitiva de oficiais militares esteve presente hoje em evento realizado pela Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME) em Brasília. O encontro reuniu lideranças das associações de todo o país, autoridades federais, membros da Câmara dos Deputados e convidados.
A abertura do evento contou com aproximadamente 120 participantes, e trouxe à discussão temas associativos e institucionais no âmbito federal. Paralelamente, ocorreu também o Encontro Jurídico Nacional da FENEME 2023, que reuniu representações das assessorias jurídicas das associações para discutir modelos remuneratórios e a garantia da paridade, a evolução legislativa do Sistema de Proteção Social, os programas de militares estaduais temporários, a lei orgânica nacional e seus impactos e a análise de precedentes dos Tribunais Superiores. Pela ACORS, estiveram presentes o assessor jurídico da instituição, 1º tenente Philipe Rapozo e o doutor Noel Baratieri, do escritório de advocacia que representa a associação.
Junto à programação do evento, ocorreu também um momento dedicado às produções literárias e homenagens aos oficiais. Na ocasião, foi realizada a solenidade de posse dos novos titulares das cadeiras da ALMEBRAS, sendo o Coronel Marcos de Oliveira um dos representantes catarinenses a ocupar a distinção na Academia.
O ex-presidente da Academia de Letras Militar dos Militares Estaduais de Santa Catarina e da ALMEBRAS, Coronel Roberto Rodrigues de Menezes, recebeu uma homenagem da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (ANCLAM) por sua reconhecida contribuição literária. Pelo incentivo à produção literária e pioneirismo na fundação da instituição, o presidente da ACORS, Sérgio Luís Sell, e o presidente da FENEME, Coronel Marlon Jorge Teza, receberam a medalha do mérito ALMEBRAS.
A comitiva foi composta pelo presidente da associação, o 1º vice-presidente, Coronel Leibnitz Martinez Hipólito, além da assessoria jurídica, assessoria de comunicação e homenageados.