Biografia da ACORS é lançada na ALESC

Foto Vicente Schmitt – Agência AL

 

A Associação Capitão Osmar Romão da Silva lançou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no dia 16 de novembro, a biografia em que registra como o associativismo impacta na carreira dos Militares Estaduais, no fortalecimento das instituições militares e, como consequência, na qualidade da Segurança Pública. Com autoria de Ana Lavratti, o livro “ACORS – Consolidando o valor de quem comanda com virtude” tem edição de luxo, em capa dura, e conta a história da entidade em 200 páginas ricamente ilustradas.

Acompanhada por autoridades civis e militares, a sessão de autógrafos reuniu o Comandante-geral da Polícia Militar, Cel Marcelo Pontes, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Marcos Aurélio Barcelos, o deputado estadual Coronel Mocellin, a presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais, Ten Cel Edenice Fraga, a presidente da Associação Barriga Verde de Oficiais, Cel Claudete Lehmkuhl, além de fundadores e ex-presidentes da entidade  Os deputados estaduais Mauro de Nadal, Moacir Sopelsa, Rodrigo Minotti, Nilso Berlanda e Ana Campagnolo também prestigiaram as atividades alusivas aos 23 anos da ACORS, incluindo a exposição que antecedeu o lançamento, no hall da ALESC.

Desde a sua fundação, há 23 anos, a ACORS tem sido referência para as associações congêneres no Brasil. Muitas, em diferentes estados, seguem à risca seu estatuto, suas prerrogativas e estratégias. A ACORS foi uma das precursoras da FENEME, a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais criada em 2006, em Florianópolis. Também de forma pioneira, contribuiu para a implantação da Academia de Letras dos Militares Estaduais, ALMESC, e da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, a ALMEBRAS, que teve sua cerimônia de instalação em Florianópolis, em 2018.

Na obra biográfica, a ACORS relembra a coragem dos 31 signatários da sua primeira ata, mobilizados para criar uma Associação de Oficiais Militares quando prevaleciam os clubes, de cunho social, pois o envolvimento associativo era visto como afronta, e incitava represálias tanto do Governo quanto na própria caserna. O livro também resume o histórico do Capitão Osmar Romão da Silva, patrono da ACORS. Oficial da então Força Pública catarinense, ele lutou na Revolução Constitucionalista, foi delegado e prefeito – quando os Oficiais da PMSC eram designados para assumir tais funções – e ajudante de ordens do interventor federal Nereu Ramos, até hoje o único catarinense a responder pela Presidência da República.

Presidida desde 2016 pelo Cel Sérgio Luís Sell, a ACORS tem uma atuação abrangente, que perpassa as Relações Governamentais, Educação, Assessoria Jurídica, Marketing, fomento à literatura, fortalecimento institucional e representação perante os poderes instituídos. Recentemente, a entidade contribuiu para viabilizar os cursos de Oratória e Relações Governamentais oferecidos aos Cadetes da PMSC, e o Curso de Formação Inicial à Judicância Militar, pioneiro em seu formato, e conduzido pela Academia Judicial do TJSC.

As estratégias bem-sucedidas para implantação do subsídio da Segurança Pública, o desbloqueio do Teto Remuneratório e a Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, que projetou Santa Catarina à vanguarda do Ciclo Completo de Polícia, também são exploradas no livro. Entre as “batalhas” travadas nacionalmente estão a mobilização da ACORS pela aprovação do Sistema de Proteção Social dos Militares, e pela adequada redação da LOB Nacional, a Lei de Organização Básica dos Militares Estaduais e do Distrito Federal.

SOBRE A AUTORA: Ana Lavratti é jornalista da ACORS há 9 anos. Autora de 10 livros, Ana lançou em março deste ano a biografia “FENEME 15 Anos: Uma história escrita com honra, equilíbrio e coragem”. Seu livro “Você Mulher Ainda Melhor” recebeu, em maio de 2022, o Prêmio Catarinense de Literatura, concedido pela Academia Catarinense de Letras na categoria Crônicas. O projeto gráfico e a diagramação são de Rogério Junkes e a capa da Agência Ezcuzê.

 

Oficiais Militares presentes na solenidade.

 

A autora, Ana Lavratti, e o deputado estadual Coronel Mocellin

 

Deputado estadual Herneus de Nadal e o presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell

 

Deputado estadual Nilso Berlanda e o vice-presidente da ACORS, Cel Leibnitz Martinez Hipólito

 

Ex-presidente da ACORS, Cel Fred Harry Schauffert (à esq), prestigiando o lançamento

 

Deputado estadual Moacir Sopelsa e o presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell

 

Cel José Mauro da Costa, primeiro presidente da ACORS, com a autora, Ana Lavratti

 

Cel Sérgio Luís Sell escrevendo a dedicatória para o deputado estadual Rodrigo Minotto

 

Cel Wallace Carpes, eleito vice-presidente da ACORS em 2014 e em 2016, com a autora do livro

 

Presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, e a deputada estadual Ana Campagnolo

 

A escritora Ana Lavratti, o presidente da ACORS e o diagramador Rogério Junkes, autor do projeto gráfico

 

 

  • Publicado em 18.11.2022.

 

Notícias Recentes:

ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024
ACORS parabeniza Oficiais promovidos na solenidade da PMSC e CBMSC
ACORS encerra Evento de Integração do Programa de T&D em Liderança