Biografia da ACORS é lançada na ALESC

Foto Vicente Schmitt – Agência AL

 

A Associação Capitão Osmar Romão da Silva lançou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no dia 16 de novembro, a biografia em que registra como o associativismo impacta na carreira dos Militares Estaduais, no fortalecimento das instituições militares e, como consequência, na qualidade da Segurança Pública. Com autoria de Ana Lavratti, o livro “ACORS – Consolidando o valor de quem comanda com virtude” tem edição de luxo, em capa dura, e conta a história da entidade em 200 páginas ricamente ilustradas.

Acompanhada por autoridades civis e militares, a sessão de autógrafos reuniu o Comandante-geral da Polícia Militar, Cel Marcelo Pontes, o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Marcos Aurélio Barcelos, o deputado estadual Coronel Mocellin, a presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais, Ten Cel Edenice Fraga, a presidente da Associação Barriga Verde de Oficiais, Cel Claudete Lehmkuhl, além de fundadores e ex-presidentes da entidade  Os deputados estaduais Mauro de Nadal, Moacir Sopelsa, Rodrigo Minotti, Nilso Berlanda e Ana Campagnolo também prestigiaram as atividades alusivas aos 23 anos da ACORS, incluindo a exposição que antecedeu o lançamento, no hall da ALESC.

Desde a sua fundação, há 23 anos, a ACORS tem sido referência para as associações congêneres no Brasil. Muitas, em diferentes estados, seguem à risca seu estatuto, suas prerrogativas e estratégias. A ACORS foi uma das precursoras da FENEME, a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais criada em 2006, em Florianópolis. Também de forma pioneira, contribuiu para a implantação da Academia de Letras dos Militares Estaduais, ALMESC, e da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, a ALMEBRAS, que teve sua cerimônia de instalação em Florianópolis, em 2018.

Na obra biográfica, a ACORS relembra a coragem dos 31 signatários da sua primeira ata, mobilizados para criar uma Associação de Oficiais Militares quando prevaleciam os clubes, de cunho social, pois o envolvimento associativo era visto como afronta, e incitava represálias tanto do Governo quanto na própria caserna. O livro também resume o histórico do Capitão Osmar Romão da Silva, patrono da ACORS. Oficial da então Força Pública catarinense, ele lutou na Revolução Constitucionalista, foi delegado e prefeito – quando os Oficiais da PMSC eram designados para assumir tais funções – e ajudante de ordens do interventor federal Nereu Ramos, até hoje o único catarinense a responder pela Presidência da República.

Presidida desde 2016 pelo Cel Sérgio Luís Sell, a ACORS tem uma atuação abrangente, que perpassa as Relações Governamentais, Educação, Assessoria Jurídica, Marketing, fomento à literatura, fortalecimento institucional e representação perante os poderes instituídos. Recentemente, a entidade contribuiu para viabilizar os cursos de Oratória e Relações Governamentais oferecidos aos Cadetes da PMSC, e o Curso de Formação Inicial à Judicância Militar, pioneiro em seu formato, e conduzido pela Academia Judicial do TJSC.

As estratégias bem-sucedidas para implantação do subsídio da Segurança Pública, o desbloqueio do Teto Remuneratório e a Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, que projetou Santa Catarina à vanguarda do Ciclo Completo de Polícia, também são exploradas no livro. Entre as “batalhas” travadas nacionalmente estão a mobilização da ACORS pela aprovação do Sistema de Proteção Social dos Militares, e pela adequada redação da LOB Nacional, a Lei de Organização Básica dos Militares Estaduais e do Distrito Federal.

SOBRE A AUTORA: Ana Lavratti é jornalista da ACORS há 9 anos. Autora de 10 livros, Ana lançou em março deste ano a biografia “FENEME 15 Anos: Uma história escrita com honra, equilíbrio e coragem”. Seu livro “Você Mulher Ainda Melhor” recebeu, em maio de 2022, o Prêmio Catarinense de Literatura, concedido pela Academia Catarinense de Letras na categoria Crônicas. O projeto gráfico e a diagramação são de Rogério Junkes e a capa da Agência Ezcuzê.

 

Oficiais Militares presentes na solenidade.

 

A autora, Ana Lavratti, e o deputado estadual Coronel Mocellin

 

Deputado estadual Herneus de Nadal e o presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell

 

Deputado estadual Nilso Berlanda e o vice-presidente da ACORS, Cel Leibnitz Martinez Hipólito

 

Ex-presidente da ACORS, Cel Fred Harry Schauffert (à esq), prestigiando o lançamento

 

Deputado estadual Moacir Sopelsa e o presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell

 

Cel José Mauro da Costa, primeiro presidente da ACORS, com a autora, Ana Lavratti

 

Cel Sérgio Luís Sell escrevendo a dedicatória para o deputado estadual Rodrigo Minotto

 

Cel Wallace Carpes, eleito vice-presidente da ACORS em 2014 e em 2016, com a autora do livro

 

Presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, e a deputada estadual Ana Campagnolo

 

A escritora Ana Lavratti, o presidente da ACORS e o diagramador Rogério Junkes, autor do projeto gráfico

 

 

  • Publicado em 18.11.2022.

 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis