Assessor Jurídico da ACORS participa de Encontro da FENEME

A ACORS, por meio do advogado Noel Baratieri, integrante da Banca de Advogados Baratieri e do Cel PM QORR Clóvis Lopes Colpani, Assessor da ACORS, participou do Encontro do FONAJURE/FENEME, realizado em Brasília, nesta quarta-feira (13). Participaram do evento representantes jurídicos de entidades associativas de Oficiais Militares estaduais de diversos Estados da Federação.

Durante o encontro, o Cel PM QORR Clóvis Lopes Colpani, fez uma exposição sobre a Lei 14.751/2023, Lei Orgânica Básica Nacional PM/BM, sendo debatidos os eixos centrais da norma, sua estrutura e temáticas em que existe controvérsia quanto à interpretação e aplicação. Também foi informado que obra de autoria coletiva sobre a Lei 14.751/2023 está sendo elaborada e será publicada pela FENEME.

O representante jurídico da ACORS, Noel Baratieri, apresentou Parecer Jurídico, elaborado pela equipe de advogados da Baratieri (Noel, Maicon e Bruna), no qual é defendido que o Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais (SPSM) deve ser gerido exclusivamente pelas Instituições Militares, e não pelas entidades vinculadas ao regime próprio de previdência pública. A partir das conclusões firmadas no Parecer, os membros do FONAJURE/FENEME aprovaram Enunciado sobre a temática, o qual será submetido à Diretoria da FENEME para deliberação e aprovação.

Baratieri também apresentou, durante o encontro, Parecer Jurídico sustentando que a aplicação de alíquotas progressivas no SPSM é inconstitucional, uma vez inexiste previsão expressa para esse tipo de tributação na Constituição Federal. Segundo foi ressaltado no Parecer, “os militares estaduais continuam a operar sob regimes específicos devido à natureza peculiar de sua atividade, que exige tratamento diferenciado, inclusive no que tange a idade de inativação, vedação às alíquotas progressivas e outros critérios do SPSM”. O Parecer Jurídico também foi aprovad pelos integrantes do FONAJURE.

No encontro foram tratados sobre outros dois temas relevantes para as Instituições Militares e Oficiais Militares estaduais: a) a intervenção dos Ministérios Públicos Estaduais para aplicação dos dispositivos legais da Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal; e b) a publicação de livro pela FENEME no qual serão comentados todos os artigos da referida Lei Orgânica.

Para Baratieri, o encontro serviu para unificar os entendimentos das assessorias jurídicas das entidades associativas estaduais sobre temas jurídicos relevantes para as Instituições Militares e Oficiais Militares. A partir dos estudos e conclusões adotadas, as entidades estaduais defenderão no âmbito de seus Estados a aplicação dos entendimentos jurídicos firmados pelo FONAJURE.

Notícias Recentes:

ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024
ACORS parabeniza Oficiais promovidos na solenidade da PMSC e CBMSC
ACORS encerra Evento de Integração do Programa de T&D em Liderança