RELATÓRIO DOS OFICIAIS MILITARES QUE COMPARECERAM A 5ª CONFERÊNCIA DA IACP

RELATÓRIO DOS OFICIAIS MILITARES QUE COMPARECERAM A 5ª CONFERÊNCIA EXECUTIVA DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA A AMÉRICA DO SUL DA IACP, COM DESPESAS CUSTEADAS PELA ACORS ? ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES DE SANTA CATARINA.


Os oficiais que representaram a ACORS (Ten Cel Broering, Cap Miguel, Cap Matinez, Cap Segalin, Cap Mário, 1º Ten Sinval, 1º Ten Angel e 1º Ten Vinícios), deslocaram-se a Cidade de Foz do Iguaçu de microônibus, com saída de Florianópolis às 08:00 horas do dia 15/10 e retornaram no dia 18/10. Tiveram o período da manhã do dia 16/10 livre e no final da tarde participaram da abertura do Evento que contou com a presença de centenas de representantes de diversos seguimentos policiais nacionais e estrangeiros.


A Conferência Executiva de Segurança Pública da IACP é o mais significativo encontro da área de Segurança Pública da América do Sul.


O evento foi de fundamental importância para a atualização profissional dos Policiais Militares que tiveram a oportunidade de comparecer no evento, pois além da conferência houve a apresentação de novas tecnologias, serviços e produtos para Segurança Pública.


Foram realizados diversos painéis concomitantemente, sendo que cada oficial teve de escolher o de sua preferência ou a participação na Feira de Produtos.


No dia 17 (segunda-feira) foram realizadas as seguintes conferências e reuniões: Desarmamento – Armas da Polícia x Armas do Crime,  Políticas Nacionais Antidrogas do Hemisfério, Modernização da Polícia de Investigação – Novos Rumos e Tecnologia da Investigação, Atuação Policial a Catastrofe, Evacuação – Defesa Civil Impacto Político e Psíquico,  A Atividade de Inteligência de Estado na Sociedade do Conhecimento, Forças Especiais da Segurança Pública do Paraná, Marketing de Segurança Pública e o Papel da Mídia Frente a Crise de Segurança Pública, Direitos Humanos e Movimentos Sociais na América do Sul, Incremento do Desempenho Policial – Controle de Qualidade, Polícia Comunitária (Reflexos na População Brasileira) e Polícia Comparada, Tráfico de Seres Humanos, Geoprocessamento (Mapa do crime), Meio Ambiente Transnacional – Papel da Segurança Pública – Delito Ambiental, Reunião dos Órgãos de Proteção do Meio Ambiente, Encontro dos Dirigentes Periciais do Brasil.


No dia 18 (terça-feira) foram realizadas as seguintes conferências e reuniões: Integração dos Sistemas Operacionais e de Informações – Fator de Sintonia entre Órgão de Segurança Pública, Combate a Delitos Contra Crianças (Exploração e Desaparecimento), Administração de Crises, O Gestor de Segurança Pública Principal Recurso e Principal Problema, Arquitetura Contra o Crime, Crimes Cibernéticos: Clonagem de Cartão de Crédito – Crimes Financeiros, A Interoperabilidade entre örgãos de Segurança Pública, Polícia e Sociedade: Participação da Comunidade Organizada na Formação de Estratégia, Cenário de Repressão ao Crime Organizado – Lutas Atuais e Conquistas Verificadas, Escola e Sociedade: Atuação Policial em Ambiente Escolar, Multiplicação da Imagem do Estado como Protetor do Cidadão, Sistema Único de Segurança Pública e Reunião dos Órgãos de Proteção do Meio Ambiente.


Dentre as novas tecnologias, serviços e produtos para Segurança Pública expostos destacamos os seguintes:


·   Equipamentos de Sinalização para viaturas com LED da Empresa Rontan.


·   Munições Não?Letais da Empresa WELSER ? destacamos a existência de simulacros de munições não letais, destinados ao treinamento com baixo custo.


·   Armamentos apresentados pela Empresa Taurus.


·   Equipamento de Treinamento de Tiro  – simuladores de tiro ? os oficiais que participaram do evento tiveram a oportunidade de utilizar tal equipamento em diversos cenários e simulações diferenciadas.


·   Aeronaves ? A Helibras apresentou o helicóptero Esquilo AS350B2, modelo que foi utilizado pela Polícia Militar com atualizações.


·   Automóveis ? foram apresentadas viaturas de diversas marcas e modelos ? destacamos as viaturas tipo perua com bancos dianteiros e traseiros revestidos com couro e que possuem também compartimento fechado para preso, ideais para o trabalho realizado pela Polícia Militar.


·   Equipamentos para Defesa e Proteção ? destacamos as capas de colete balístico para uso durante o verão; os coletes da Empresa Taurus que possui modelos diferenciados para homens e mulheres, conforme o biótipo.


·   Motocicletas ? principalmente as que possuem suspensão pro link.


·   Rádios e Equipamentos de Telecomunicações ? Destacamos a apresentação da Empresa EADS ? Sistema de Rádio Trunking Tetra e Tetrepol, utilizado na Espanha ? solução ideal para cidades que necessitam utilizar concomitantemente mais de 5 canais ? verificamos que o preço destes sistemas é bastante elevado, bem como que o mesmo não é ideal para ser utilizado indiscriminadamente.


·   Sistemas de Rastreamento e Localização de Veículos ? necessários para a fiscalização da localização das viaturas ? a preços acessíveis.


·   Soluções para Investigação Eletrônica ? Destacamos os sistemas apresentados pela Empresa Digitro de Florianópolis ? Guardião ? que capta sinais (telefone, fax, e-mail e outros), organiza, critica e relaciona os mesmos, transformando os dados em informações úteis as investigações.


·   Uniformes e Trajes Especiais ? destacamos os novos sapatos com brilho e botas apresentados pela Empresa Bombel ? que já forneceu para a PMSC e as novas capas de chuva desenvolvidas para a PMSC.


·   Sistemas de Reconhecimento de Voz.


·   Sistemas e Soluções para Controle de Trânsito.


·   Segurança Policial (coletes, capacetes e escudos)


·   Náutica ? lanchas ideais para o uso da Polícia Militar, Ambiental e Corpo de Bombeiros.


·   Radares e Lombadas Eletrônicas.


A ACORS continuará incentivando a participação de Oficiais Militares em eventos desta natureza, como forma de contribuir para o engrandecimento das Instituições.


Notícias Recentes:

Entidades se reúnem para ampliar discussão institucional
Presidente da ACORS e do Conselho Fiscal são reeleitos por aclamação
Joaçaba recebe o Projeto de Integração Regional da ACORS
Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba