Ten Cel Edenice Fraga é eleita presidente da ALMESC

Oficial da Reserva da PMSC, a Ten Cel Edenice Fraga foi eleita presidente da ALMESC, e substitui o fundador da entidade, Cel Roberto Rodrigues de Menezes, a partir do dia 5 de outubro de 2022. Filha do Subtenente Fraga e irmã do Cel Evandro de Andrade Fraga, Subcomandante-geral da PMSC, a Ten Cel Edenice foi a primeira mulher Comandante do Pelotão Feminino, instituído em 1994 em Blumenau, a primeira mulher a responder pelo Comando de um Batalhão na Grande Florianópolis – ao chegar a Subcomandante do 24º BPM em Biguaçu – e a primeira mulher a ingressar na Academia de Letras dos Militares Estaduais.

Entre as suas obras estão “Pássaro Sublime – Poesias e pensamentos”, “Traços de Antonieta – contos e poemas”, um tributo a Antonieta de Barros, e “Eu conto com um conto: a história do escravizado no Brasil”. Apesar de a carreira literária ter ganhado fôlego após a passagem para a Reserva, desde a Ativa a Ten Cel Edenice já se destacava pela produção cultural.  Desenvolveu o roteiro para duas performances de caráter preventivo: a peça “Cuidados de montão”, sobre os riscos do trânsito, e a peça “Drogas pra quê?”, que aproximaram a corporação da comunidade escolar. Também é autora de um CD com Poesias Sambadas e do espetáculo “Cruz e Sousa – Canto e Poesia 2017”.

Com poemas em mais de 20 coletâneas, a Oficial eleita para a presidência da ALMESC é membro da Academia Desterrense de Literatura, da Association Cultive – um clube internacional de arte, literatura e solidariedade com sede na Suíça – da Associação e da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e do Grupo de Poetas Livres de Florianópolis. Para o Cel Roberto, que deixará a presidência da Academia após 10 anos promovendo a literatura e a leitura entre os Militares Estaduais, “a Ten Cel Edenice Fraga tem todas as condições de conduzir a ALMESC. Dedicada, partícipe, já engajada com outras instituições da área, saberá levar a termo sua nova e relevante missão”.

Além de desejar sucesso à presidente eleita, o Cel Roberto fez questão de agradecer à direção da ACORS, à qual considera a “melhor e mais efetiva parceria no ambiente interno”. Entre as conquistas empreendidas em conjunto estão o Edital para fomento de publicações literárias, instituído na gestão do Oficial que, desde 24 de maio de 2022 integra a Academia Catarinense de Letras, ocupando a cadeira n. 17, que tem como patrono o jornalista e Brigadeiro do Exército Brasileiro Jerônimo Coelho.

 

  • Publicado em 22.07.2022.

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM