Santa Catarina tem índices de criminalidade abaixo da taxa nacional

 

O Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial apresentou nesta segunda-feira, 17 de janeiro, os índices de criminalidade em Santa Catarina, provando que o maior investimento da história, feito pelo estado na Segurança Pública, já vem dando resultados. As mortes violentas, que envolvem homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confrontos com a polícia, diminuíram quase 10%.
Presidido pelas forças de Segurança em esquema de rodízio, o Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial teve à frente, ao longo de 2021, o Cel BM Charles Alexandre Vieira. Entre as melhoras, neste período, a taxa de latrocínio caiu 16% (ficando 57% abaixo da média nacional), e a taxa de homicídios 8,6% (ficando 52% abaixo da média nacional).

A taxa de roubos, que já vinha caindo sucessivamente, está hoje 72% abaixo da média nacional, o que torna Santa Catarina uma referência em prevenção, com o menor índice de roubos do Brasil conforme o anuário do Forum Brasileiro de Segurança Pública. O mesmo indicador, do FBSP/2020, também permite que Santa Catarina comemore o menor índice de roubo + furto de veículo. A queda de 2,2% em 2021, em relação a 2020, faz com que a incidência de roubo + furto de veículo aqui no estado seja 46% menor do que a média nacional.
Para a ACORS, a Segurança dos catarinenses denota a importância de se investir no efetivo, valorizando os profissionais a serviço da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto de Perícias, para que se mantenham atuantes e eficientes. “Assim ganha a sociedade, ganham os turistas, que têm mais um motivo para eleger o nosso estado para as suas viagens, e ganha o Estado, que compensa na sua receita o que investir em Segurança”, analisa o presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell.

 

 

 

 

LEIA A MATÉRIA COMPLETA, NO PORTAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA, NESTE LINK AQUI.

 

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade