ACORS marca presença no centenário da Justiça Militar

 

A Justiça Militar de Santa Catarina comemorou seu centenário nesta segunda-feira, 22 de agosto, em solenidade prestigiada por autoridades civis e militares na Vara de Direito Militar, em Florianópolis. Para marcar a data, um livro manuscrito para registro de Atas da Sessão de Julgamento e da Leitura da Sentença foi entregue pelo juiz João Batista da Cunha Ocampo Moré, para ser encaminhado ao Museu do Judiciário Catarinense. Outro momento simbólico foi o descerramento da fotografia do juiz Marcelo Pons Meirelles, que atuou na Justiça Militar entre 2015 e 2020.

Para o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, os atos desta solenidade “representam uma contribuição para a posteridade, para que nos 200 anos da Justiça Militar, tenham referências sobre a sua atuação e o seu histórico”. Na presença do Comandante-geral da PMSC, Cel Marcelo Pontes, do Comandante-geral do CBMSC, Cel Marcos Aurélio Barcelos, do presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, e de magistrados com histórico militar, como o 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Getúlio Corrêa, e o juiz aposentado Edmundo José de Bastos Jr, o desembargador Blasi relembrou a satisfação de conviver com militares nos períodos em que atuou como Secretário de Estado da Justiça e Cidadania e Secretário de Estado da Segurança Pública, “pois prezam valores que também são caros ao Judiciário, como a hierarquia e a disciplina”.

Em seu discurso, o desembargador Getúlio Corrêa enalteceu o apoio do TJSC na fundação da Associação Internacional das Justiças Militares, que ele veio a presidir por 15 anos, convivendo com magistrados de mais de 30 países, e destacou a necessidade de disseminar a atuação da Justiça Militar entre os acadêmicos e no próprio âmbito do Judiciário. A solenidade, de importância histórica, também foi prestigiada pelo desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, Diretor-executivo da Academia Judicial, pela desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão de Memória do Judiciário catarinense, pelo Procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, e pelo presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Giovani Eduardo Adriano.

 

Presidente do TJSC, desembargador Joao Henrique Blasi, à esq, e o 2º vice-presidente do TJSC, desembargador Getúlio Corrêa, à dir.

 

Entre as autoridades militares presentes, o Cel Leibnitz Martinez Hipólito e o Cel Sérgio Luís Sell representaram a ACORS, e o Cel Abelardo Camilo Bridi representou a FENEME na solenidade.

 

  • Publicado em 22.08.2022

 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis