Área do associado

Área do associado

Mais de 65 associados acompanham Assembleia a distância

14.7.2020

 

Adaptando-se às restrições da pandemia, a ACORS realizou nesta segunda-feira, 13 de julho, sua primeira Assembleia Geral Ordinária com adesão por meio eletrônico, através do aplicativo Zoom. Mais de 65 associados acompanharam a íntegra da assembleia, que iniciou com orientações acerca da utilização da plataforma digital.

 

 

Com participação remota, o presidente do Conselho Fiscal, Cel Marlon Jorge Teza, recomendou a aprovação das contas referentes ao exercício de 2019, colocando os balancetes à disposição dos associados, para consulta na sede da ACORS. Com acesso à votação pelo próprio aplicativo, os Oficiais presentes na Assembleia aprovaram as contas com 91% dos votos favoráveis.

 

 

Na sequência, o presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, colocou em votação as alterações estatutárias sugeridas pela Assessoria Jurídica da associação, a fim de que situações de emergência e calamidade pública, como ocorre ao longo da pandemia de Coronavírus, com Decreto impondo Isolamento Social, não sejam um obstáculo para a manutenção do calendário de atividades associativas, que neste ano previa Eleições para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

 

 

Após intenso debate, com relevantes contribuições dos Oficiais associados na conexão a distância que se prolongou por quase 3 horas, foi aprovada a alteração estatutária, com inclusão de parágrafos nos Art. 7 e 15, como a realização de Assembleia Geral por meio eletrônico, quando não for possível o encontro presencial em caso de situação de emergência, estado de calamidade pública, de defesa ou de sítio (parágrafo 9º).

 

 

Com o processo eleitoral da ACORS interrompido em março de 2020, quando a entidade já havia publicado a chamada para a composição da Comissão Eleitoral, foi proposta à Assembleia Geral uma alteração no artigo no Art. 15, inserindo o parágrafo 4º. O ajuste aprovado nesta segunda-feira define que a Comissão Eleitoral constituída pode convocar eleições associativas por meio eletrônico, na forma estatutária, e que, havendo a inscrição de somente uma chapa, a fim de evitar despesas e o deslocamento dos associados até as urnas, a Comissão Eleitoral considerará eleita a chapa única por aclamação.

 

Para o Cel Sell, é importante ressaltar o apoio de vários Oficiais, que não mediram esforços para que essa nova plataforma de acesso e diálogo com os associados funcionasse perfeitamente, propiciando maior celeridade nas decisões associativas. Mesmo com todo esse empenho e testes realizados com antecedência, ocorreram instabilidades no decorrer da reunião, o que não impediu que os associados conseguissem participar e votar nas proposições. A associação pretende manter esse caminho aberto, com diálogos frequentes entre os diversos grupos de Oficiais associados.

 

PARTICIPAÇÃO DO ADVOGADO NOEL BARATIERI, QUE PRESTA ASSESSORIA JURÍDICA PARA A ACORS

 

TEN CEL LUIZ EDUARDO ARDIGÓ DA SILVA, TESOUREIRO-GERAL

 

  • Publicado em 14.07.2020.