CONHEÇA O CEL ZÍZIMO MOREIRA

CEL ZÍZIMO MOREIRA

 

O Cel PM RR Zízimo Moreira foi Chefe do Estado-Maior Geral de 1977 a 1979, durante um dos períodos mais conturbados para a Polícia Militar em Santa Catarina, já que por quase 15 anos, entre março de 1969 e março de 1983, foram Oficiais do Exército que responderam pelo Comando-geral da PMSC: Cel EB Fábio de Moura e Silva Lins, Cel EB Renato Julio Trein, Cel EB Eduardo Dória Sá Fortes, Cel EB Romeu Landini e Cel EB João Zaleski Jr.

Decidido a estabelecer o melhor relacionamento possível com os coronéis do Exército, que até 1985 acumulavam investiduras em todos os níveis, incluindo a presidência do país, o Cel Zízimo mantinha uma parceria tão salutar com o Cel EB Eduardo Dória Sá Fortes que era convidado a substitui-lo com assiduidade. Em uma das ocasiões, comandou a PMSC – não formal mas efetivamente – durante os 10 meses em que o Cel Dória esteve ausente, em tratamento de saúde.

Experiência e coragem, de fato, ele tinha de sobra. Motivado por um tio, o Cap Timóteo Moreira, para ingressar na carreira militar, o Cel Zízimo trocou Mafra por Florianópolis em 1949. Cadete da segunda turma do CFO, concluiu o curso em 1952, já com planos de se casar com Edy Moreira, sua fiel companheira até hoje. Ainda Tenente, foi escalado para assumir a prefeitura de Dionísio Cerqueira, à época um imenso sertão marcado pelo contrabando ostensivo. Até mesmo o pinhão cultivado na Serra era transportado ilegalmente por ali.

A chefia provisória do Executivo se prolongou por 10 meses, até que a cidade passasse a ter o seu primeiro prefeito. Para o Cel Zízimo, no entanto, a experiência bem sucedida não tardou a se repetir. Nos 10 anos em que circulou por inúmeros quarteis de Santa Catarina, o Oficial foi prefeito de Itaiópolis e, novamente, de Dionísio Cerqueira. Também foi Delegado (hoje atribuição da Polícia Civil) nas duas cidades e em Brusque.

“Em Dionísio Cerqueira nós morávamos no próprio quartel, em uma casinha de madeira, de onde acompanhamos a instalação da cidade”, lembra a esposa Edy, que aos 86 anos mantém intactas as boas memórias dos tempos de caserna. “Além de conhecer profundamente a corporação, meu marido sempre teve espírito empreendedor. Aliás, toda aquela safra de Oficiais era muito boa. Não eram fantoches e enfrentavam os governos. Se não concordavam, retiravam o quepe e entregavam o posto, mas não cediam”, lembra, orgulhosa.

Casados há 60 anos, o Cel Zízimo e a d. Edy têm seis filhos, nove netos e um bisneto, e vivem com total privacidade em um cenário bucólico, no sítio da família no bairro de Ratones. Vítima de um AVC, o Oficial reformado foi perdendo o interesse pelas notícias da caserna. Não propriamente pela sua condição de saúde, mas principalmente pelo novo contexto, com atitudes e mudanças que enfraquecem a corporação. Sua contribuição, no entanto, nem o tempo apaga.

Até deixar a Ativa de forma compulsória, em 21 de junho de 1979 (com menos de 50 anos de idade), o Cel Zízimo havia trabalhado em Brusque, Itaiópolis, Dionísio Cerqueira, Canoinhas, Joaçaba, Porto União e Florianópolis. Em mais de 30 anos de serviço, teve participação efetiva em projetos ambiciosos, como a compra do quartel do Corpo de Bombeiros Militar, no Estreito, e o estabelecimento de uma parceria entre o Centro de Ensino da Polícia Militar e a faculdade de Direito da UFSC. As negociações, ainda na década de 1960, no governo de Celso Ramos, com a PMSC sob o comando do Cel EB Fábio de Moura e Silva Lins e na gestão de João David Ferreira Lima como primeiro reitor da UFSC, foram o primeiro passo para a promoção do Oficialato à carreira jurídica.

Em Florianópolis, entre suas atuações de destaque estão o comando do Corpo de Bombeiros, comando da Academia de Polícia, direção do Detran, direção da DALF – que centralizava toda a movimentação financeira da PMSC – e direção da penitenciária, onde costumava receber recados do Governo para afrouxar as rédeas. Mas não abria mão de posições que honrassem a tropa.

Outra lembrança importante remete ao início da carreira, quando o então Ten Zízimo foi incumbido de presidir um inquérito envolvendo justamente seu primo, o Ten Elvídio Petters, que viria a ser Comandante-geral da PMSC. O notório Caso dos 13 refere-se à reintegração de um sargento, expulso por atos ofensivos à dignidade militar, como embriaguez e prática de jogos de azar. Revoltados pela permanência do Praça na corporação, alguns Oficiais reuniram-se imediatamente, com o orador do encontro clandestino, Cap Theseu Domingos Muniz, recebendo voz de prisão. Como os demais presentes saíram em sua defesa, recorrendo até mesmo ao governador, a ordem de prisão se estendeu aos 13 Oficiais, incluindo o Ten Petters.

O Clube dos Oficiais, onde se deu a reunião, veio a ser presidido pelo Cel Zízimo Moreira, que em 1992 também liderou o processo para a criação de uma agremiação destinada exclusivamente aos Oficiais da Reserva em Santa Catarina. Além de coordenar a assembleia de fundação da Associação Cel João Elói Mendes, ao lado do icônico Cel Lara Ribas, o Cel Zízimo foi eleito primeiro presidente da entidade.

Com o reitor da UFSC, João David Ferreira Lima

 

Percurso Militar do Cel PM RR Zízimo Moreira:

 

Delegado em Brusque – 1953

Prefeito de Dionísio Cerqueira – 1954

Sub Cmt Cia Joaçaba – 1956

Delegado em Itaiópolis – 1957 e 1958

Prefeito de Itaiópolis – 1958 e 1959

Cmt Batalhão em Canoinhas – 1959 e 1960

Delegado em Dionísio Cerqueira – 1960 a 1962

Cmt da Cia em Porto União – 1962 a 1964

Quarta Seção no QCG – 1964 a 1966

Diretor do Detran – 1967 a 1969

Cmt do Centro de Ensino – 1970 a 1974

Quarta Seção no QCG – 1975 a 1977

Chefe do Estado-Maior Geral – 1977 a 1979

 

 

  • O Comando-geral da PMSC foi ocupado por coronéis do Exército com a seguinte cronologia:

 

Cel EB Fábio de Moura e Silva Lins de 21.03.1969 a 12.06.1972

Cel EB Renato Julio Trein de 12.06.1972 a 05.05.1975

Cel EB Eduardo Dória Sá Fortes de 05.05.1975 a 16.03.1979

Cel EB Romeu Landini de 16.03.1979 a 27.04.1981

Cel EB João Zaleski Jr de 28.04.1981 a 04.03.1983

 

  • Redação a partir de entrevista concedida por Edy Moreira à jornalista Ana Lavratti

jornalista@acors.org.br

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade