Municipalizar segurança atropela a Constituição – Jornal da Tarde

Municipalizar segurança atropela a Constituição



Juristas, promotores e especialistas levantam muitas dúvidas sobre a proposta de municipalização da segurança pública, feita por vários candidatos a prefeito da Capital. Para municipalizar, porém, é preciso mudar a Constituição


FAUSTO MACEDO e MARCELO GODOY


A municipalização da segurança, promessa de palanque de candidatos à Prefeitura, divide juristas, policiais, advogados, promotores e especialistas. Uns avaliam que a ampliação das atribuições e da competência do policiamento municipal, a cargo da Guarda Civil Metropolitana, pode ser a solução para o drama da violência na Capital. Outros consideram que a proposta dos políticos não tem suporte jurídico e, em termos práticos, não resolveria muita coisa no dia-a-dia. Só num ponto, se entendem: a municipalização é inconstitucional.
Corremos o risco do surgimento de guardas pretorianas pelo Brasil afora, muitas delas controladas pelo crime organizado, teme o promotor Carlos Cardoso, assessor de direitos humanos da Procuradoria-Geral de Justiça (Ministério Público Estadual). Penso que o correto é reestruturar as nossas polícias, Federal, Civis e Militares.
Paulo Maluf, candidato pelo PP, foi o primeiro a defender a municipalização. Ele admite que sua proposta implica alteração da Constituição. Seu assessor de imprensa, Adilson Laranjeira, informou que Maluf pretende usar sua força política como prefeito de São Paulo para mudar a Constituição. Enquanto isso não acontece, só tem um jeito: Maluf vai aumentar o efetivo da guarda e fazer com que ela atue, sempre até onde a lei permitir, em colaboração com a PM.
Se eleito, Maluf vai instalar a Secretaria de Segurança Municipal, na verdade experiência que sua rival, Marta Suplicy PT, já encampou – ela criou a Secretaria Municipal de Segurança e acha que o resultado foi extremamente positivo.
Os candidatos falam (em municipalização), mas não têm conhecimento de que existe o impedimento constitucional, insiste o promotor Cardoso. O fato é que o País não tem obtido bons resultados na luta contra a criminalidade e a preocupação com segurança está entre as prioridades, é um tema que se presta ao jogo político, à exploração eleitoral. Para o promotor, alguns (políticos) abordam com seriedade, outros nem tanto porque apresentam postulações inexeqüíveis, demagógicas.
A advogada Fernanda Vargues Martins, vice-presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, é taxativa: A simples municipalização não resolveria o problema da segurança. No que ajudaria na segurança de São Paulo dar poder de polícia a guardas civis, infelizmente, tão ou mais despreparados que os policiais militares?
Fernanda ressalta que o artigo 144 da Constituição dispõe sobre os órgãos encarregados da segurança. O parágrafo 8º desse artigo prevê a criação das guardas, pelos municípios. Ela destaca que a competência das guardas está claramente definida: proteção dos bens, serviços e instalações municipais.
Marta Suplicy acha que seria interessante a municipalização. Estamos estudando. Ela disse que não sabe se é estelionato os candidatos falarem nesse tema. Acho interessante. Agora, isso depende lei, não depende só do desejo. A prefeita anotou que muita gente foi contra a secretaria de Segurança. Ela afirmou que a Guarda Civil, durante sua gestão, tornou-se presente. Havia apenas uma base comunitária da corporação no Centro da Cidade. Agora, são oito.
Para o juiz Marco Antonio Nahum, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, a descentralização da polícia, se por um lado atende às necessidades regionais, por outro, pode se tornar uma estrutura incontrolável. Ele prevê que cada região agirá de uma forma, caso a comunicação não seja adequada.


27/09/2004 ? Jornal da Tarde

Notícias Recentes:

Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS