Área do associado

Área do associado

Oficial da PMSC ministra palestra no 1º Simpósio de Operações Especiais

17.7.2015

     O Maj Julival Queiroz de Santana representou a PMSC, no dia 3 de julho, como palestrante do 1º Simpósio Nacional de Operações Especiais. Organizado pela Polícia Militar de Alagoas, o evento promoveu a interação entre os vários órgãos que compõem a Segurança Pública no Brasil e permitiu que o Maj Santana detalhasse, em Maceió, “O que são operações policiais especiais levando-se em consideração as alternativas táticas modernas”.

 

Entre os objetivos do evento, destacam-se:

- Promover a integração dos órgãos que compõem a Segurança Pública do Brasil envolvidos em ocorrências de alta complexidade, proporcionando base sólida para o desenvolvimento doutrinário e aprimoramento técnico profissional em torno das operações especiais;

- Divulgar os trabalhos desenvolvidos por unidades de operações especiais no Brasil e discutir paradigmas sobre o tema;

- Efetuar a abertura do 1° Curso de Operações Especiais da Policia Militar de Alagoas;

- Comemorar o 39° aniversário do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Alagoas.

 

     Além do palestrante catarinense, Oficiais de Rondônia, Pernambuco, Mato Grosso e Rio de Janeiro compartilharam a experiência das corporações em que atuam. O Cel PMRO José Hélio Pachá falou sobre “Desvios de finalidade das unidades de operações especiais no Brasil”, o Ten Cel PMERJ Wilman René Gonçalves Alonso abordou “O que é o curso de operações especiais”, o Maj PMPE Antônio Edson de Lima Menezes falou sobre “A visão histórica de ocorrências de crise no Brasil ressaltando a importância dos grupos de operações especiais”, e o Maj PMMT Marcos Eduado Ticianel finalizou com o tema “Teoria geral das operações especiais”.

 

     Paralelamente à abertura do Seminário Nacional de Operações Especiais foi realizada a aula inaugural do 1° Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Alagoas (COESP/PMAL). O comandante do BOPE/PMAL, Ten Cel PM Jairisson Melo, destacou a relevância do Seminário, especialmente para as unidades especialistas do Brasil, ávidas por intercâmbio, cooperação técnica e estratégica. Na mesma ocasião, também prestou uma homenagem ao primeiro Oficial a concluir o Curso de Operações Especiais do BOPE/PMERJ, Cel PM RR Francisco de Assis.

 

     O Subcomandante Geral da PMAL, Cel PM Louvercy Monteiro de Oliveira, salientou a importância do simpósio para a discussão de aspectos técnicos e doutrinários que versam sobre as Operações Especiais e o controle criminal qualificado. Para o representante de Santa Catarina, Maj Santana, os eventos deste mês em Maceió são dois marcos não apenas para o estado do Alagoas, mas para todo o país, pois reforçaram o valor das operações policiais especiais no contexto internacional e nacional, pela notória participação em missões e ocorrências de alta complexidade que tendem a afetar drasticamente o sistema de Segurança Pública e Defesa Social.