Oficial da PMSC ministra palestra no 1º Simpósio de Operações Especiais

     O Maj Julival Queiroz de Santana representou a PMSC, no dia 3 de julho, como palestrante do 1º Simpósio Nacional de Operações Especiais. Organizado pela Polícia Militar de Alagoas, o evento promoveu a interação entre os vários órgãos que compõem a Segurança Pública no Brasil e permitiu que o Maj Santana detalhasse, em Maceió, “O que são operações policiais especiais levando-se em consideração as alternativas táticas modernas”.

 

Entre os objetivos do evento, destacam-se:

- Promover a integração dos órgãos que compõem a Segurança Pública do Brasil envolvidos em ocorrências de alta complexidade, proporcionando base sólida para o desenvolvimento doutrinário e aprimoramento técnico profissional em torno das operações especiais;

- Divulgar os trabalhos desenvolvidos por unidades de operações especiais no Brasil e discutir paradigmas sobre o tema;

- Efetuar a abertura do 1° Curso de Operações Especiais da Policia Militar de Alagoas;

- Comemorar o 39° aniversário do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Alagoas.

 

     Além do palestrante catarinense, Oficiais de Rondônia, Pernambuco, Mato Grosso e Rio de Janeiro compartilharam a experiência das corporações em que atuam. O Cel PMRO José Hélio Pachá falou sobre “Desvios de finalidade das unidades de operações especiais no Brasil”, o Ten Cel PMERJ Wilman René Gonçalves Alonso abordou “O que é o curso de operações especiais”, o Maj PMPE Antônio Edson de Lima Menezes falou sobre “A visão histórica de ocorrências de crise no Brasil ressaltando a importância dos grupos de operações especiais”, e o Maj PMMT Marcos Eduado Ticianel finalizou com o tema “Teoria geral das operações especiais”.

 

     Paralelamente à abertura do Seminário Nacional de Operações Especiais foi realizada a aula inaugural do 1° Curso de Operações Especiais da Polícia Militar de Alagoas (COESP/PMAL). O comandante do BOPE/PMAL, Ten Cel PM Jairisson Melo, destacou a relevância do Seminário, especialmente para as unidades especialistas do Brasil, ávidas por intercâmbio, cooperação técnica e estratégica. Na mesma ocasião, também prestou uma homenagem ao primeiro Oficial a concluir o Curso de Operações Especiais do BOPE/PMERJ, Cel PM RR Francisco de Assis.

 

     O Subcomandante Geral da PMAL, Cel PM Louvercy Monteiro de Oliveira, salientou a importância do simpósio para a discussão de aspectos técnicos e doutrinários que versam sobre as Operações Especiais e o controle criminal qualificado. Para o representante de Santa Catarina, Maj Santana, os eventos deste mês em Maceió são dois marcos não apenas para o estado do Alagoas, mas para todo o país, pois reforçaram o valor das operações policiais especiais no contexto internacional e nacional, pela notória participação em missões e ocorrências de alta complexidade que tendem a afetar drasticamente o sistema de Segurança Pública e Defesa Social.

Notícias Recentes:

Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS