Área do associado

Área do associado

Clipagem do dia 8 de abril

8.4.2015

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 08 DE ABRIL

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

A LUTA CONTINUA

A semana da Jornada de Lutas dos Servidores Públicos Federais (7, 8 e 9 de abril) se iniciou, em Florianópolis, com outdoors espalhados em 10 pontos da cidade com a imagem da campanha salarial unificada dos servidores em Santa Catarina. Perda de direitos? Nem que a vaca tussa, afirma o tema da campanha, dirigida à população, com foco na reposição de perdas e na melhoria do serviço público.
A ilustração da vaca se refere à frase que a presidenta Dilma Rousseff disse em 2014, antes da reeleição, afirmando que não faria reformas na lei trabalhista que reduzissem direitos dos trabalhadores: “Nem que a vaca tussa”. Mas, desde março, começaram a valer as medidas provisórias (MPs) 664 e 665, que alteram para pior as regras do seguro-desemprego, abono salarial, seguro-defeso (pesca), pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão. Funcionários da justiça federal estão há oito anos sem reajuste.

 

COLUNISTA CARLOS DAMIÃO – Notícias do Dia

Explicação

A Polícia Militar alega que não sabia da realização de uma festa para 600 crianças e adolescentes no bairro Monte Cristo, na semana passada, quando trocou tiros com supostos traficantes no local. Significa dizer que ninguém pode promover uma confraternização comunitária sem antes comunicar à PM? Tem algo errado nisso aí. Impossível que o piloto do helicóptero não tenha visto tanta gente reunida no mesmo lugar.

Ressalva

Destaque-se, como positivo quanto à Polícia Militar, que diversos oficiais da corporação têm dialogado e até contribuído com ações sociais que visam à inclusão de crianças e adolescentes. Eu mesmo já testemunhei diálogos do padre Vilson Groh com o comandante Araújo Gomes, do 4o Batalhão da Polícia Militar. A desastrada operação da semana passada, felizmente, não é regra geral.

 

ASSUNTO: Negociações com Governo

VEÍCULO: Diário Catarinense

Dois setores debatem paralisações

Agentes penitenciários e socioeducativos e servidores do Judiciário de Santa Catarina decidem hoje se as duas categorias paralisam as atividades diante da falta de acordo com o governo do Estado e o Tribunal de Justiça. Ambas as classes estão em estado de greve. Entre os agentes, se confirmada a paralisação, os plantões extras de 12 horas por funcionário serão suspensos já a partir de hoje. Santa Catarina viveu situação semelhante em 2014, quando a insatisfação com a interrupção de serviços básicos levou os detentos a ordenarem ataques a ônibus.
A expectativa é de que governo e o sindicato da categoria conversem. Já no Judiciário, o sindicato dos trabalhadores aguarda até hoje uma manifestação do tribunal sobre as reivindicações. Ainda não há previsão de horário para um encontro com contraproposta, e se nenhuma sinalização ocorrer, a greve começa amanhã.

 

ASSUNTO: MP denuncia jovem por homicídio doloso

VEÍCULO: Diário Catarinense

SUSPEITO DE MATAR Diogo Medeiros na Fields pode ser condenado a até 30 anos de prisão

O Ministério Público (MP) entregou ontem à Justiça a denúncia por homicídio doloso (quando há intenção de matar) duplamente qualificado por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima contra Leonardo Pereira, que matou Diogo Cuiabano de Medeiros, 26 anos, na Fields, em Florianópolis. O crime ocorreu no dia 28 de março.
A reconstituição feita ontem de manhã deu embasamento para o promotor Wilson Mendonça não ter dúvidas quanto à banalidade para matar a vítima. O MP pretende levar o rapaz ao julgamento no Tribunal do Júri de Florianópolis em 90 dias.
Durante a reconstituição na casa noturna, o suspeito estava com um comportamento aparentemente normal, dizendo que não lembrava de muita coisa, de acordo com a Polícia Civil. Segundo Mendonça, ele manteve a versão de que apenas se defendeu e disse também ter ingerido muita bebida alcoolica naquela noite. Ao contrário do suspeito, a testemunha que também participou da simulação deu muitos detalhes do crime, contradizendo as informações de Leonardo.
– A testemunha foi categórica ao afirmar que o indiciado esbarrou de propósito na vítima, que pediu desculpas e voltou para o banheiro para evitar um confronto, quando foi atingida pelo agressor – relata o promotor.
Também participaram da reconstituição a Delegacia de Homicídios e o Instituto Geral de Perícias (IGP).
O inquérito na Polícia Civil continuará em andamento. Leonardo foi preso na madrugada do dia 28, depois de matar Medeiros com um copo de vidro quebrado. Ele pode pegar pena de 12 a 30 anos de reclusão e continua detido no Presídio de Florianópolis. O advogado dele, Emanuel Quaresma, disse que ainda não tinha sido informado da denúncia e não iria comentar o caso. Contratado pela família da vítima, o advogado Giancarlo Castelan, diz que “irá acompanhar o processo na expectativa de a Justiça dar uma resposta à altura sobre este crime de violência extrema”.

 

ASSUNTO: Tecnologia na PMSC

VEÍCULO: Portal da PMSC

Projeto PMSC Mobile é lançado na sede do 12º BPM

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou oficialmente o projeto PMSC Mobile. Pioneiro no município de Balneário Camboriú, testado e aprovado pelo 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), o projeto tem por objetivo aperfeiçoar o processo de atendimento e registro de ocorrências através de um aplicativo para tablets e smarthphones.

A solução é composta por um tablet com um aplicativo específico e uma impressora térmica portátil, que serão utilizadas no policiamento motorizado em viaturas equipadas com o kit de tecnologia móvel. Nas demais modalidades, como por exemplo o policiamento a pé, montado ou bike, policiais militares farão uso de um smarthphone e da mesma impressora portátil disponibilizada nas viaturas.

O registro de uma ocorrência exige do policial militar um esforço considerável para sua execução, pois demanda o registro de muitas informações. Com o PMSC Mobile, as informações antes constadas em onze formulários de papel serão sistematizadas em um único aplicativo informatizado, tornando o processo mais ágil e menos propenso a erros.

Durante seu discurso, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, relembrou os primórdios da Instituição, que há quase 180 anos, contava apenas com oito policiais. Destacou que apesar de toda evolução do serviço policial militar, até pouco tempo atrás, os militares da PMSC ainda confeccionavam os registros de ocorrência com papel e caneta, com uso de pranchetas ou apoiando-se no capô da viatura. Recordou-se da carência de recursos que facilitassem o trabalho incessante do PM´s, que lutavam diariamente para preservar a ordem pública e garantir a segurança da população.

Com o passar dos anos, buscando sempre aprimorar seus procedimentos, a Polícia Militar lançou este projeto que, por ora, passa a ser utilizado no estado, mas, tendo em vista o caráter inovador e pioneiro, tem atraído interesse de outras unidades da federação.

A tecnologia empregada no aplicativo, entre outros benefícios, otimiza tempo, capital humano e adianta a disponibilidade da informação para análise criminal. O projeto é resultado de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC.

 

ASSUNTO: Academia de Letras

VEÍCULO: Portal da PMSC

Prezados (as) policiais militares e bombeiros militares estaduais:

A Presidência da Academia de Letras dos Militares Estaduais, no uso das suas atribuições, e em conformidade com o Art. 14 do Estatuto próprio, faz saber a todos os policiais e bombeiros militares da Ativa e da Reserva Remunerada em Santa Catarina, que estão abertas as inscrições para o preenchimento de três vagas (Cadeiras 25, 26 e 27) de Membro Efetivo da Academia.

http://www.pm.sc.gov.br/fmanager/pmsc/upload/ccsnoticias2/ART_ccsnoticias2_2015_04_07_143456_edital_aca.pdf

 

ASSUNTO: Troca de Comando

VEÍCULO: Portal do CBMSC

FORMATURA DE PASSAGEM DE COMANDO E ENTREGA DE EQUIPAMENTOS EM SOMBRIO

     

 

A Formatura de Passagem de Comando e entrega de equipamentos no Corpo de Bombeiros Militar de Sombrio, realizada na última semana (31/03), formalizou a passagem de comando do 2º Tenente BM Vinicius Moura Marcolim para o 2º Tenente BM Marcelo Della Giustina da Silva.

O comandante substituído deixou o posto após oito meses, sendo no ato de despedida homenageado pelos serviços prestados. O 2º Tenente BM Marcolim assume agora o comando da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araranguá.

 Na oportunidade foi entregue ao pelotão um ventilador de pressão positiva, no valor de R$ 27.000,00, equipamento utilizado nas operações de combate a incêndio, com recursos provenientes do Fórum da Comarca de Sombrio, por meio do Fundo de Transações Penais.

 Com a presença do Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, compareceram também o Prefeito municipal de Sombrio, Sr Zênio Cardoso; o Secretário de Desenvolvimento Regional, Sr Ademir da Silva; autoridades Civis dos Poderes Executivo, Legislativo Municipal e Judiciário, militares, imprensa local, familiares e membros da comunidade.

ASSUNTO: Aniversário do Quartel

VEÍCULO: Portal do CBMSC

     

QUARTEL DE RIO DO SUL COMEMORA 42 ANOS DE ATIVIDADES

 

Foi realizada na última terça-feira (31/03) nas dependências do quartel a formatura alusiva aos 42 anos de implantação do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Rio do Sul. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades do município e região e um grande número de pessoas da comunidade.

 A solenidade foi marcada pela homenagem ao 1º Sargento BM Jario de Souza, ao 3º Sargento BM Flávio Daniel Fernandes e ao 3º Sargeno BM Itacir Giacomini, militares que deixaram o serviço ativo, ingressando na reserva remunerada. Na mesma oportunidade foi celebrada também a formatura de 34 novos Bombeiros Comunitários e formatura Curso de Bombeiros Mirins, os quais completaram um ano de atividades. A solenidade contou também com o ingresso de mais 35 adolescentes, os quais estarão no projeto Bombeiro Mirim neste ano de 2015.

 O evento foi prestigiado pela comunidade local e tomado por momentos de muita emoção, principalmente quando os bombeiros recém ingressos na reserva remunerada entraram na viatura e com as sirenes ligadas deslocaram-se, simbolizando a sua última ocorrência. Ao final da cerimônia, aconteceu o tradicional banho aos Bombeiros Comunitários e aos Bombeiros Mirins formados.