Clipagem do dia 5 de fevereiro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 5 DE FEVEREIRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

FALA QUE TE ESCUTO

Delegado Lauro César Radtke Braga é o novo Ouvidor da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Braga irá substituir o delegado Ricardo Lemos Thomé, que ocupava o cargo desde 2007, mas divergiu do secretário César Augusto Grubba em alguns temas e perdeu a cadeira.

CADEIA NELES
Sob a coordenação da Deic, as delegacias especializadas agora estão adotando uma nova metodologia de combate às drogas. A ideia é avançar cada vez mais na prisão dos traficantes que comandam as grandes redes, tirando o maior número possível de circulação.

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

BOA NOTÍCIA

Não vai ser mais piada. Coronel Paulo Henrique Hemm, comandante-geral da PMSC, garantiu a segurança para o Carnaval, não só em Santo Antônio de Lisboa como em todos os festejos em Santa Catarina.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Base do bombeiro

Será inaugurada amanhã a BOA (Base Avançada do Batalhão de Operações Aéreas) do Corpo de Bombeiros Militar. A base vai atuar para atendimento de apoio às emergências, otimizando o trabalho dos bombeiros e garantindo rapidez no socorro às vítimas. No mesmo dia, também será comemorado o aniversário de cinco anos de funcionamento do BOA. A cerimônia acontece a partir das 9h. A Base Avançada está localizada na rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva (Baía Sul), no Saco dos Limões, em Florianópolis.

 

COLUNISTA CARLOS DAMIÃO – Notícias do Dia

Dando duro

A Polícia Militar tem feito uma limpa no trânsito de Florianópolis com relativa frequência, destacando-se as apreensões de motocicletas. Ontem, numa blitz realizada nas proximidades do Mercado Público, recolheu oito veículos do tipo com documentação irregular. Lembrando que blitz é por amostragem: se pegou oito é porque existe uma progressão geométrica nisso aí em circulação e colocando em risco a vida dos outros.

Campeche

Diante dos constantes casos de arrombamentos de residências, a comunidade do Campeche criou um grupo numa rede social para divulgar e alertar os vizinhos sobre as ações dos bandidos. Muitas ocorrências não chegam ao conhecimento da polícia e a comunicação entre moradores ajuda, pelo menos, na prevenção.

 

ASSUNTO: PRESÍDIO EM JOINVILLE

VEÍCULO: Diário Catarinense

Nova ameaça de interdição no norte

O Presídio Regional de Joinville voltou a ser ameaçado de interdição pela Justiça nesta semana. Desta vez, a cobrança é por melhorias no setor de recebimento e triagem das visitas. O juiz titular da Vara de Execução Penal da cidade, João Marcos Buch, deu prazo de um mês para que o Estado apresente um cronograma para demolição e construção de uma nova área para recebimento, espera e triagem dos visitantes.
A notificação foi direcionada à Secretaria de Justiça e Cidadania, ao Departamento de Administração Prisional (Deap) e à gerência da unidade. O prazo determinado para a conclusão das obras é de cinco meses, sob pena de interdição. As más condições do espaço, conforme anotou o magistrado, faz com que os familiares dos presos sejam “desrespeitados e submetidos à crueldade”.
– Ainda que existam oásis de boa estrutura e condições condignas de recepção em algumas localidades (vide Penitenciária Industrial de Joinville), em geral a insalubridade, a falta de recursos humanos e estruturais são a regra, caso do Presídio Regional de Joinville – escreveu.
Em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania no final da tarde de ontem, ela afirmou que a pasta ainda não havia sido notificada.

 

ASSUNTO: DEAP

VEÍCULO: Diário Catarinense

Deap muda de comando em SC

Após três anos e cinco meses, o comando do Departamento de Administração Prisional (Deap) vai mudar em Santa Catarina. O atual diretor, Leandro Lima, foi anunciado como o novo secretário-adjunto da Secretaria da Justiça e Cidadania.
Assumirá o Deap no lugar de Lima o agente penitenciário Alexandre Camargo Neto, atual diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. Ainda não foi anunciado quem substituirá Alexandre em São Pedro.
As informações são da assessoria de imprensa do governador Raimundo Colombo. Lima estava na direção do Deap desde setembro de 2011. Há dois meses, ele vem ocupando o cargo interino de secretário da Justiça e Cidadania.
A deputada estadual Ada De Luca será empossada como a secretária da Justiça e Cidadania – retorna à função que ocupou no primeiro mandato de Colombo – em solenidade marcada para a próxima segunda-feira.

 

ASSUNTO: ARENA JOINVILLE

VEÍCULO: Diário Catarinense

Juiz determina cinco medidas

A audiência realizada ontem em Joinville para garantir a suspensão condicional do processo que apura o crime de promoção de violência em evento esportivo contou com a presença de 16 torcedores envolvidos na pancadaria durante a partida entre Atlético-PR e Vasco da Gama, na Arena Joinville, pelo Campeonato Brasileiro 2013.
Conforme proposto pelo Ministério Público, o juiz substituto da 1a Vara Criminal, Fernando Speck de Souza, determinou cinco condições: eles deverão comparecer mensalmente em juízo pelos próximos dois anos, não poderão frequentar eventos esportivos neste mesmo prazo, não poderão deixar as cidades de origem por mais de 15 dias sem aviso prévio, além de não poderem mudar de endereço sem comunicar a Justiça e ainda terão de pagar os custos do processo.

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade