Clipagem do dia 30 de março

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 30 DE MARÇO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

MAIS UM

O cinegrafista Rud Bittencourt vai à Corregedoria da PM hoje relatar autoritarismo cometido por equipe do pelotão de patrulhamento (PPT), sábado à noite, na comunidade do Mocotó, onde mora. Ele acusa o policial de fazer dois disparos que quase o atingiram.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

A PEC DOS DELEGADOS

Presidente da Assembleia, Gelson Merisio (PSD) é um dos deputados que assinam a PEC que muda a forma de escolha para delegado-geral da Polícia Civil, apresentada por Leonel Pavan (PSDB). Pela proposta, os delegados fariam uma eleição e os nomes dos três mais votados seriam encaminhados ao governador. Merisio diz que é simpático à ideia, mas que assinou para que o debate fosse feito.
– Meu voto vai ser decidido de acordo com esse debate – afirma.

 

COLUNISTA ROBERTO AZEVEDO – Notícias do Dia

É outro

Nome endossado pelos secretários Antonio Gavazzoni (Fazenda) e Nelson Serpa (Casa Civil) e até pelo senador Luiz Henrique, Ari Vequi – atual secretário-adjunto da Casa Civil – não é o preferido do PMDB para assumir a Secretaria da Administração no lugar de Derly de Anunciação, que se despede do cargo depois de amanhã. Além de aumentar o desgaste interno no governo, o nome defendido por muitos peemedebistas de peso é o do ex-deputado João Mattos, que já foi secretário de Estado, além de tratar-se de um líder, com forte atuação no partido, dono de 70 votos na convenção e cabeça de um grupo político onde estão, entre outros, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça e o vice-presidente da Assembleia Aldo Schneider.

 

ASSUNTO: violência na Fields

VEÍCULO: Diário Catarinense

Jovem é morto em casa noturna

DEPOIS DE DESENTENDIMENTO no banheiro, Leonardo dos Passos Pereira atingiu Diogo Cuiabano Medeiros com um copo de vidro quebrado. O rapaz perdeu sangue e morreu no local. Polícia tem 30 dias para concluir inquérito

Um desentendimento dentro da casa noturna Fields, em Florianópolis, provocou a morte de Diogo Cuiabano Medeiros, 26 anos, na madrugada de sábado. De acordo com informações da Polícia Militar, Leonardo dos Passos Pereira, 21 anos, e Diogo se esbarraram na saída do banheiro por volta das 4h40min. Pereira teria quebrado um copo de vidro e atingido a garganta da vítima, que perdeu muito sangue e morreu no local, antes da chegada da ambulância do Samu.
O caso vai ser investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital, que tem 30 dias para concluir o inquérito. Em depoimento à polícia, o agressor disse que, ao se esbarrarem, Diogo esboçado feito um gesto de tirar algum objeto da calça. Leonardo teria então se assustado e desferido o golpe com o copo.
Na versão de um servente de limpeza (cujo nome não foi divulgado pela polícia) que estava no banheiro no momento da ocorrência, Pereira teria esbarrado no ombro de Medeiros, que mesmo assim teria lhe pedido desculpas.
O agressor foi preso em flagrante e está no Presídio de Florianópolis. Após a prisão, Leonardo foi levado para a Central de Plantão Policial (CPP), onde prestou depoimento. Depois foi encaminhado para o Presídio de Florianópolis.

MÃE VEIO DO RIO PARA O RECONHECIMENTO
Responsável pela Delegacia de Homicídios, o delegado Ênio Mattos ficará encarregado de cuidar do inquérito. Por telefone, ele informou que espera receber os laudos do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto Geral de Perícias (IGP).
A mãe da vítima, Flavia Cuiabano, viajou do Rio de Janeiro para fazer a liberação do corpo, no domingo. Ela é primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, em Niterói. No sábado à noite, Flavia chegou ao IML acompanhada do marido, Sérgio Machado, padrasto de Diogo, e não falou com a imprensa. Visivelmente abalado, Sérgio conversou brevemente com a reportagem do Diário Catarinense e disse que toda a família está chocada com o que aconteceu.
Ao longo do fim de semana, a reportagem do Diário Catarinense tentou contato com o advogado Emanuel Antônio Quaresma, que defende Leonardo. No entanto, ele não atendeu às ligações.
Em um vídeo que circulou ontem nas redes sociais, cuja autenticidade não foi confirmada pela polícia, Leonardo aparece atrás das grades de uma delegacia e alega ter agido em legítima defesa.

Estudante será enterrado no Rio de Janeiro

Diogo Cuiabano de Medeiros tinha 26 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Em 2013, ele foi aprovado no vestibular de Engenharia Eletrônica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e veio morar em Florianópolis.
O corpo deve ser enterrado hoje, na sua cidade natal. A mãe de Diogo, Flávia Cuiabano, informou pelas redes sociais que a missa será na Paróquia São João Batista, no Rio de Janeiro, às 10h45min. O corpo foi liberado sábado à noite pelo Instituto Médico Legal(IML).
De acordo com amigos, Diogo era uma pessoa tranquila e costumava frequentar festas de música eletrônica na região.
– Se tivesse uma briga, ele era o cara que apartava – lembra o amigo Deividy Dartenha.

Uso de copos e garrafas de vidro será revisto

Após a morte do jovem por um golpe com um pedaço de vidro, os proprietários da Fields vão se reunir para rever o uso de garrafas e copos de vidro no estabelecimento. Atualmente, não há nenhum dispositivo legal que proíba o uso desses objetos em casas noturnas. Cabe aos estabelecimentos decidir como irão atender os frequentadores.
Segundo o administrador da Fields, Carlos Couto, os sete sócios vão se encontrar na semana que vem para discutir o incidente. No momento, quatro deles estão fora do país. Couto reforça que a segurança da casa trabalha para coibir o tipo de ação que resultou na morte do rapaz. Depois do ocorrido, Medeiros foi detido pela segurança até que a polícia chegasse ao local.

ASSUNTO: OBM DE XAXIM

VEÍCULO: Portal do CBMSC

PASSAGEM DE COMANDO E ENTREGA DE ROUPAS DE PROTEÇÃO

     

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Xaxim, na circunscrição do 6º Batalhão BM no Oeste do Estado, realizou na quarta-feira (25/03) solenidade de passagem de comando da subunidade (2º/3ª/6ºBBM). Após mais de um ano no comando local, o 1º Tenente BM Clemente Stahelin Michels passou a função ao 2º Tenente BM Alan Delei Cielusinski, que antes atuava junto ao quartel em Xanxerê.

A cerimônia foi prestigiada pelo Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, acompanhado do Comandante Regional do Interior, Coronel BM Egon Carlos Heizen e do Comandante do 6ºBBM, Tenente-Coronel BM Júlio César da Silva, entre outros Oficiais e Praças e convidados.

Na cerimônia a Cooperativa Aurora Alimentos repassou à Corporação local dois conjuntos de roupas de proteção Nível A, desenvolvidos para permitir segurança a seus usuários nas operações envolvendo gases tóxicos e corrosivos, produtos químicos e sólidos de alta periculosidade.

As roupas permitem, por exemplo, melhores condições para a atuação dos Bombeiros Militares no caso de emergências envolvendo sistemas de refrigeração que utilizam amônia – comuns em indústrias da região.

O gerente da unidade local da Cooperativa, Vanderlei de Ré, e a supervisora administrativa, Marli Luchetta, fizeram a entrega dos materiais de proteção à Corporação.

Também participaram do evento o Secretário de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ivan Marques, e o prefeito de Xaxim, Idacir Antônio Orso.

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade