Clipagem do dia 24 de março

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 24 DE MARÇO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

EFEITO GAMBIARRA

A medida provisória que estipula o salário para os ACTs, desvinculado da remuneração do plano de carreira do magistério, é apenas a gota d’água para os outros 23 mil concursados entrarem em greve. Os temporários hoje formam um exército de 13 mil professores. Sem eles é impossível manter as aulas na rede pública do Estado, que por anos empurra os concursos com a barriga. Agora resta tentar conciliar interesses inconciliáveis.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

A REAÇÃO DO GOVERNO À GREVE

Diante da possibilidade real de uma nova greve de professores, o governo estadual repete estratégias utilizadas em 2012. Na época, o Sinte/SC não conseguiu repetir a força da greve do ano anterior e desistiu da mobilização. É daquela época que veio a posição de não negociar enquanto houvesse movimento grevista.
A medida busca isolar o sindicato e mandar à sociedade o recado de que a intransigência não vem do Centro Administrativo. Em 2012, funcionou. Foram 16 dias de uma greve de baixa adesão e sem respaldo – o oposto de 2011. A expectativa do governo agora é semelhante. Se a assembleia de hoje confirmar a paralisação, imagina-se que seja pequena, com foco um pouco maior na Grande Florianópolis.
Os professores terceirizados que seriam os mais prejudicados pela intenção do governo de desvinculá-los da carreira têm dificuldades maiores de mobilização – se pararem, são demitidos. Mesmo entre os concursados, 5 mil do último concurso ainda estão em estágio probatório. A tudo isso, o governo joga outro dado para assustar a categoria: se demorarem a aceitar o novo plano de carreira, podem acabar sem aumento algum. A culpa seria da Lei de Responsabilidade Fiscal – o governo está muito próximo do limite de gasto com folha que impede a concessão de aumentos.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

Tanto faz

Consultor na área de segurança pública, Eugênio Moretzsohn não acredita que faça muita diferença a PEC de Leonel Pavan (PSDB) para que a escolha do delegado-geral da Polícia Civil seja feita através de lista tríplice com os nomes mais votados pela categoria.
– Esses cargos são disputados na “bacia das almas” dos partidos que suportam politicamente o governo (qualquer governo). O que precisamos, mesmo, é despolitizar as instituições policiais, assim como o serviço público em geral.

Detalhe

O deputado estadual Maurício Eskudlark (PSD), delegado de carreira, não assinou a PEC de Pavan para criação da eleição delegado-geral.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

PM no Cambirela

Para manter a boa forma do efetivo do pelotão da Cavalaria Montada, policiais militares desta unidade especializada realizaram exercícios puxados, subindo o Morro do Cambirela, em Palhoça. A trilha é extremamente difícil e exige bom preparo físico. Afinal, são 1.043 metros de escalada em mata fechada e íngreme. Quando ganharam o topo do Cambirela, os policiais fizeram questão de hastear as bandeiras do Brasil, do Estado de Santa Catarina e da Cavalaria Montada da PM

Operação Veraneio

O evento de encerramento da Operação Veraneio 2014/2015 será amanhã no Centro de Ensino Bombeiro Militar, na Trindade, em Florianópolis. Seis policiais civis serão homenageados na cerimônia, que contará com a presença do delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, e do governador Raimundo Colombo. Recebem homenagem Stela Mars Ecco, Alexandro Alves, Mara Regina Bussolo, Luciana Rodermel Neylan, Aurélio Canabarro e Antônio Marlus Arruda Malinverni.

 

ASSUNTO: Promoções na PM

VEÍCULO: Portal da PMSC

CPP divulga chamada para composição dos quadros de acesso à promoção

Nesta semana, a Comissão de Promoção de Praças da PMSC (CPPPM) divulgou a nota 080/CPP/2015, com a Chamada das Praças para a composição dos quadros de acesso à promoção de "05 de maio de 2015".

A nota traz diversas observações relacionadas à promoção e a relação nominal dos policiais para comporem os quadros de acesso.

Clique aqui – 

http://www.pm.sc.gov.br/fmanager/pmsc/upload/920658/ART_920658_2015_03_18_183053_chamada_pa.pdf

 

ASSUNTO: Queda de avião

VEÍCULO: Globo.com

Avião com 148 pessoas cai na França

Airbus A320 ia de Barcelona para Duesseldorf.

Aeronave levava 142 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes.

Um avião Airbus da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu no sul da França nesta terça-feira (24), informa a agência de notícias Reuters. A aeronave ia de Barcelona, na Espanha, para Duesseldorf, na Alemanha, segundo autoridades aéreas. O jornal local "La Provence" informou que o avião era um Airbus A320 com 142 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes.

Segundo a agência de notícias Associated Press, o presidente francês, François Hollande, disse que pelas características do acidente provavelmente não há sobreviventes.

A Germawings disse em seu perfil do Twitter que soube pela imprensa dos relatos de que um avião da companhia havia se envolvido em um acidente, mas disse não ter informações definitivas sobre o ocorrido.

Segundo o jornal francês "Le Monde", a aeronave desapareceu dos radares por volta das 11h locais (7h de Brasília).

Segundo o site que monitora o sistema aéreo Flightradar, o avião decolou 9h de Barcelona, horário local (5h de Brasília).

De acordo com o site da Airbus, a capacidade máxima da aeronave é de 180 passageiros.

 

 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis