Área do associado

Área do associado

Presidente da ACORS prestigia encontro de ex-comandantes da 1a RPM e apresentação da Galeria de Ex-Comandantes revitalizada

16.7.2014

Na tarde da última quarta-feira (09), o comandante da 1ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel João Henrique Silva, reuniu na sede da região os ex-comandantes da unidade. Estiveram presentes o tenente-coronel Cláudio Gomes, e os coronéis da reserva Edson Carlos Ortiga, Nilton dos Santos Filho, Itamar Farias Diniz, Hélio Manoel de Barcelos, César José Rosa, Ib Silva, Valmir Cabral, Mário César Simas, Manoel Gomes Filho, Fred Harry Schauffert, Anselmo Souza, além do atual comandante-geral da Coporação, coronel Valdemir Cabral.

O momento teve por escopo a confraternização, a troca de experiências e a apresentação da Galeria dos Ex-Comandantes revitalizada. A reunião foi permeada por muita emoção, pois permitiu o reencontro entre antigos conhecidos que compartilharam os momentos de angustia, satisfação, preocupação e decisões muitas vezes solitárias que somente aqueles que passaram pela 1ª Região de Polícia Militar puderam ter a honra de experimentar.

Muitas foram as manifestações de contentamento com o encontro. Retornar ao quartel do Comando da 1ª Região depois de muitos anos afastados fez com que aqueles que estão na reserva externassem o sentimento de alegria com o evento, afinal são poucas as oportunidades em que se pode reunir oficiais de tantas gerações diferentes, pois, ali estavam comandantes com antigos comandados e alunos com seus antigos instrutores.

Durante o evento o coronel João Henrique lembrou que o tenente-coronel Almir Silva, atual chefe do Estado Maior da 1ª RPM, estava entrando de Licença Especial e logo em seguida passaria para a Reserva Remunerada. O comandante da Região elogiou a forma dedicada e brilhante com que o oficial trilhou sua carreira na PMSC, tendo os oficiais ex-comandantes que tiveram a oportunidade de trabalhar com o tenente-coronel Almir manifestado o mesmo sentimento de admiração.

Fizeram uso da palavra o primeiro comandante da 1ªRPM (na época Comando do Policiamento da Capital), coronel RR Edson Carlos Ortiga, o coronel RR Itamar Farias Diniz terceiro na linha de sucessão, o coronel RR Ib Silva sétimo a assumir o comando e o décimo sexto comandante, coronel Valdemir Cabral, que disse ter sido a 1ª Região um Comando especial para consolidar sua preparação para galgar o Comando Geral da Corporação.
Todos foram unânimes em destacar a importância do Comando Regional para a Polícia Militar de Santa Catarina, importância esta alicerçada em todos os Batalhões subordinados e em seus efetivos.

O encontro só foi possível de ser realizado face a dedicação de todos os policiais militares lotados no Comando da 1ª RPM, que não mediram esforços para que todos os detalhes fossem concebidos com o mais absoluto esmero. Muitos destes policiais tiveram a oportunidade de rever seus antigos comandantes, que fizeram questão de passar em todas as seções para cumprimentá-los, fato que deixou a todos emocionados.

Extraído do Portal da PMSC

* Publicado em 16.07.2014.