Área do associado

Área do associado

Obra lançada na 1ª Conferência Catarinense de Fiscalização e Desastres resgata o início das atividades de prevenção em Santa Catarina

4.7.2014

     A ACORS apoiou, nos dias 2 e 3 de julho, a realização da 1ª Conferência Catarinense de Fiscalização e Desastres, que teve como tema central “a implantação do Poder de Polícia pelo CBMSC”. Com o auditório-cinema do Centro Integrado de Cultura lotado, o evento também foi marcado pelo lançamento do livro “Prevenção de Incêndios – Uma retrospectiva dos primeiros anos das atividades técnicas em Santa Catarina, 1973-1993”, do Cel RR Luiz Antonio Cardoso.

     Natural de Caçador, o autor ingressou na Polícia Militar em 1969, passando ao Corpo de Bombeiros Militar em 1973. Nos 20 anos de atuação como bombeiro, exercendo funções administrativas e operacionais principalmente no Centro de Atividades Técnicas, nunca de absteve de buscar aprimoramento, tendo realizado inclusive cursos no exterior, na National Fire Academy, em Maryland (EUA) e o Curso Especial de Bomberos para Policiais Provinciales y Latinoamericanos, em Buenos Aires (Argentina).

     Além das Normas de Prevenção, a obra, com edição da Papa Livro, faz um resgate histórico dos primeiros equipamentos urbanos de combate a incêndios e do desenvolvimento do comportamento pró-ativo, com o início das atividades de prevenção em Santa Catarina. O Cel Cardoso, que é graduado em Pedagogia e em Psicologia, além de Mestre em Psicologia pela UFSC, também é autor de “Andando por aí… alinhavo de fantasias literárias”.

     Além de ganhar uma “biografia”, os bombeiros militares catarinenses também foram motivo de uma Sessão Solene na Academia de Letras dos Militares Estaduais. A solenidade, no dia 3 de julho, foi prestigiada pelos membros da Academia, o Secretário Adjunto de Segurança Pública, Cel PM Fernando Rodrigues de Menezes, o Comandante-Geral do CBMSC, Cel Marcos de Oliveira, e o Chefe do Estado Maior-Geral da PMSC, Cel PM João Ricardo Busi da Silva.

 

* Publicado em 04.07.2014.