Governador prestigia posse de novos Comandantes da Polícia Militar em Joinville

Confira reportagem extraída do Portal da PMSC:

 

Unidades PM de Joinville têm novos comandantes

Por: Cb Erieles Pires Viríssimo , Em 12/06/2014

 

Diversas autoridades prestigiaram na manhã de quarta-feira (11), a solenidade que marcou a troca de comando de três Unidades da Polícia Militar de Joinville. Foram substituídos os comandantes do 8º e do 17º Batalhões de Polícia Militar (BPM), e também da 5ª Região de Polícia Militar.
Os atos militares contaram com a presença do governador do Estado, João Raimundo Colombo, do secretário de Segurança Pública, Cesár Augusto Grubba, do comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, do prefeito de Joinville, Udo Dohler, do subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, do chefe do Estado Maior-Geral, coronel João Ricardo Busi da Silva, da procuradora de Justiça, Heloísa Crescenti Abdalla Freire, do delegado geral de Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’avilla, do presidente da Câmara de Joinville, João Carlos Gonçalves, do diretor Estadual de Investigação Criminal (Deic), Laurito Akira Sato, da secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm, do comandante do 62º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel Sandro Emílio Durek, e do diretor do Instituto Geral de Perícias (IGP), Rodrigo Tasso. Além de prefeitos da região e vereadores da região, representantes de Conselhos Comunitários, empresários, oficiais e praças da ativa e da reserva, familiares e convidados.
A solenidade teve início com a entrega de kits de proteção, conjunto de materiais de proteção individual formado por equipamentos e armamentos indispensáveis à segurança individual do policial. O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública, primando pela segurança de cada policial, conforme previsto no programa Pacto pela Segurança tem como meta proporcionar que todo policial militar ou civil, tenha o seu kit de proteção individual.
Na oportunidade, foi realizada a entrega de kits ao IGP (21 coletes balísticos), à Polícia Civil (119 coletes balísticos, 32 pistolas modelo 24/7 e nove pistolas modelo 640 pro) e à Polícia Militar (1.321 kits completos, contendo cada um: uma pistola calibre .40, um colete balístico, uma algema, um espargidor de gás, um bastão tonfa e um cinto de guarnição completo).
 
Em seguida, teve início o ato de passagens de comando, com as transições dos Batalhões; presididas pelo comandante da 5ª RPM, coronel Rogério Rodrigues.A primeira transmissão foi do comando 17º BPM, do tenente-coronel Sandro Maurício Zacchi para o tenente-coronel Hilário Zils.
Em seguida, ocorreu a passagem de comando do 8º BPM, quando o tenente-coronel Adilson Moreira entregou o cargo ao tenente-coronel Nelson Henrique Coelho.
 
O último ato foi a passagem do comando da 5ª RPM, do coronel Rogério Rodrigues ao coronel Benevenuto Chaves Neto.
 
Após a leitura do elogio ao oficiou que estava a frente do Comando Regional, e a leitura do curriculum do novo comandante, aconteceu o rito militar, que foi presidido pelo subcomandante-geral, coronel Paulo Henrique Hemm.
Os comandantes, substituto e substituído, passaram em revista a tropa, e após fizeram suas apresentações ao comandante-geral, coronel Cabral.
O coronel Rogério, acompanhado da esposa, do comandante-geral, coronel Cabral, com a esposa Heloísa Crescenti Abdalla Freire, do governador Colombo, e demais autoridades, realizou o descerramento do seu retrato que posterior será fixado na galeria de ex-comandantes da 5ª RPM
 
Ao fazer o uso da palavra, o coronel Rogério destacou o apoio que recebeu de prefeitos da região, da Secretaria Regional e demais autoridades e membros da sociedade para o incremento do policiamento na área da 5ª RPM, principalmente com ações no programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e de gerenciamento de conflitos. “Entrego o comando ao colega coronel Chaves com a sensação da missão cumprida”, disse o coronel Rogério.
 
O coronel Cabral iniciou sua fala discorrendo sobre seu primeiro mês a frente da PMSC, da sua forma de comandar, com a PM presente, mais próxima da população. “A polícia que hoje representamos é a que está aqui, a que está lutando contra a força das chuvas que assolam o Estado, a que está atendendo os catarinenses em dificuldades, a que está nas ruas coibindo a direção por pessoas que ingerem álcool, a que estará nas ruas hoje à noite guarnecendo os momentos de descanso das pessoas, a que estará amanhã e sempre, integralmente imbuída do desejo de servir e proteger”, destacou o comandante-geral. Ainda comentou sobre as passagens de comando em Joinville, “significa que queremos sempre mais, que estamos ousando na busca de novas fórmulas, que motivamos novos atores a agir a partir das dificuldades já vencidas e dos êxitos já alcançados por seus antecessores”.
 
O secretário Grubba falou dos investimentos do Governo do Estado em prol da segurança pública, com a aquisição de viaturas, equipamentos, tecnologias, além de reformas, ampliações e novas construções em todo o Estado. “As ações do Pacto por Santa Catarina, no segmento Polícia Militar e Polícia Civil, é o maior investimento já projetado, numa única vez, nessas corporações nas últimas décadas”, comentou o secretário. Sobre as trocas de comando, comentou, “são a conclusão de um ciclo, onde se rende mérito de gratidão ao oficial substituído, e também vetor de oxigenação e inovação a exigir prontidão, dedicação e entusiasmo ao comandante substituto, assim as gerações de comandantes vão se renovando, e as experiências acumuladas sendo aproveitadas e recicladas em benefício da instituição e de toda a sociedade do Estado”.
O governador Colombo encerrou falando da alegria em participar da solenidade, onde é possível ver a Polícia Militar cada vez mais fortalecida. “Estamos aqui para reconhecer seus méritos, seu trabalho, e sobre tudo cada um dos seus personagens”, evidenciou o governador. Para os comandantes, substitutos e substituídos, deixou a seguinte mensagem “quero cumprimentar e agradecer cada um dos comandantes que exerceram, com qualidade e empenho pessoal, essa grande missão de comando, desejar muitas felicidades e declarar todo o apoio aos que assumem, para que possam desenvolver seu trabalho plenamente e com as melhores condições.
 
A grandiosa solenidade foi encerrada com o desfile da tropa, acompanhada da Banda de Música do 62º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em continência ao novo comandante da 5ª RPM.
 
 
 
(Cabo Erieles Pires Viríssimo – Jornalista CCS :: Fotos: Cabo Paulo Santana – CCS)

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis