Clipagem dos dias 19 e 20 de junho

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 19.06.2014

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

13º em julho

O governador Raimundo Colombo divulga na próxima segunda-feira a data para pagamento da primeira parcela do 13o salário do funcionalismo público estadual. Certeza, por enquanto, é de que será na primeira quinzena de julho. O Tesouro do Estado já tem reservado pouco mais de R$ 300 milhões para a folha extra.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

Fórmula rejeitada

Raimundo Colombo e todos os líderes do PSD desconsideraram a nova equação do PMDB de substituir o candidato do PP ao Senado na chapa oficial por um nome do PSDB. Na reunião da cúpula com o governador, ao contrário, todos reafirmaram que a coligação será entre PSD, PMDB e PP. O candidato é que pode seguir o critério geopolítico.

Sem censura

Prefeitura Municipal de Florianópolis contestou a versão do presidente do Sinpol de que teria havido censura nos outdoors instalados na Capital. Um deles foi desmontado porque ameaçava uma residência, segundo a Defesa Civil. Outro, na Via Expressa, porque a empresa está irregular. E o terceiro continua exposto na SC-401.

 

ASSUNTO: TRÁFICO DE PESSOAS

VEÍCULO: Diário Catarinense

Casos chegam a 600 em um ano no país

Levantamento da Secretaria Nacional de Justiça identificou quase 600 situações de tráfico internacional de pessoas no Brasil em 2013.
O dado foi apresentado ontem pelo secretário Paulo Abrão, durante lançamento da terceira etapa do projeto Gift Box, parte da campanha de enfrentamento ao tráfico de seres humanos e exploração sexual no país, intensificado durante a Copa do Mundo.
Com os maiores aeroportos brasileiros, Rio e São Paulo são as principais portas de saída para a exploração sexual, ainda a modalidade mais comum de trabalho escravo no país.
A maioria das vítimas são mulheres entre 14 e 28 anos, de baixa renda e pouca escolaridade, diretamente associada a cultura machista “que favorece a mercantilização da vida”. Aproveitando o alto fluxo de turistas no Rio durante o Mundial (850 mil brasileiros e estrangeiros), o Gift Box – literalmente uma caixa de presente – será instalado em locais de grande circulação para conscientizar as pessoas com mensagens de alerta.

 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 20.06.2014

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros decidiu conferir o diploma de “Amigo dos Bombeiros de Santa Catarina” ao professor Rogério Teodoro Vahl, pelos serviços prestados no acordo internacional mantido com a Universidade de Münster. Um grupo de oficiais esteve visitando a instituição alemã, conheceu as atividades, os equipamentos e todo o esquema preventivo do corpo de bombeiros local.

Intercâmbio

Um programa de cooperação internacional entre Santa Catarina e a Universidade de Münster começa a ser executado. Os alemães pretendem vir ao Estado para oferecer novas contribuições. A instituição alemã foi fundamental na qualificação dos professores dos cursos de engenharia da UFSC nas décadas de 1960 e 1970. Na época, o professor Vahl teve destacada atuação.

Colombo formaliza aliança

O projeto de reeleição de Raimundo Colombo começa a ser formalizado hoje, quando o presidente licenciado do diretório estadual do PSD, Gelson Merísio, e o presidente interino Antonio Ceron visitam as sedes do PMDB e do PP. Em nome do governador, os dois dirigentes pessedistas entregarão documentos com oficialização do convite para integrarem a coligação oficial: oferecendo ao PMDB a vaga de vice-governador e ao PP que indique o candidato ao Senado.
Por todas as conversas de bastidores e compromissos assumidos pelo governador com os principais líderes da nova coligação, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) será o vice e Joares Ponticelli (PP) o candidato ao Senado.
O ex-deputado Antônio Ceron será o coordenador da campanha de Colombo e um dos principais articuladores da aliança governista. Ele já vem atuando nos bastidores em sucessivas conversas para fechamento do projeto politico de reeleição.
O PMDB terá convenção estadual no dia 29 de junho no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. O edital de convocação já foi publicado e prevê “homologação do resultado da pré-convenção que aprovou apoio à reeleição de Raimundo Colombo, definição da candidatura senatorial”, além de referendo da nominata para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Resta saber o que acontecerá se a convenção do PMDB decidir lançar candidato próprio ao Senado. Neste caso, para o PP, o PMDB estará fora da coligação de Colombo.
O comando dos progressistas está tranquilo. Acreditou sempre na palavra de Colombo, desde o início de 2011, quando o PP decidiu apoiar seu governo na Assembleia e, especialmente, durante a visita à sede do partido em dezembro de 2013.

 

ASSUNTO: ACIDENTE EM LONTRAS

VEÍCULO: Portal Globo.com

Ultraleve caiu perto de trave oposta de onde jovens jogavam, diz polícia

No momento da queda no ginásio, time feminino cobrava escanteio.

Acidente aconteceu nesta quinta (19) em Lontras e dois morreram.

A Polícia Civil informou que a queda do ultraleve no município de Lontras, no Vale do Itajaí, aconteceu perto da trave oposta de onde adolescentes cobravam um escanteio, ou seja, os jogadores estavam aglomerados no canto da quadra contrário ao acidente. Testemunhas disseram à polícia que o motor da aeronave parou cerca de 100 metros da pista de aviação.

O ultraleve caiu por volta das 15h30 desta quinta-feira (19), dentro do ginásio de esportes que fica ao lado do Aeroclube de Lontras. O equipamento quebrou a cobertura da estrutura e parou próximo a uma trave de futebol, na quadra. Segundo a polícia, o instrutor Venício Cristofolini, de 50 anos, e Gabriela Zonta, de 15 anos, estavam no monomotor. Os dois morreram no local.

O inquérito para apurar as circunstâncias do acidente está sob responsabilidade da polícia de Rio do Sul, cidade vizinha. Na quadra onde o ultraleve caiu, ocorria uma competição estadual denominada de ‘Joguinhos Abertos de Santa Catarina’. No momento do acidente, dois times de futsal feminino – com atletas entre 13 e 17 anos – disputavam uma partida de futsal. Como todos estavam do outro lado da quadra, ninguém ficou ferido.

A polícia informou que o local da queda está isolado. Nesta quinta (19), só foi possível fazer um levantamento preliminar, porque já era noite. Os técnicos voltarão ao local na sexta (20) para continuar os procedimentos de coleta de indícios. A hipótese cogitada pelos investigadores, com base no relato das pessoas que estavam no ginásio, é que tenha ocorrido uma falha mecânica.

De acordo com os agentes, testemunhas devem começar a prestar depoimentos na Delegacia de Polícia de Rio do Sul, a partir desta sexta (20). Além de árbitros que apitavam o jogo, foram convocados profissionais ligados ao aeroclube e que presenciaram o acidente.

Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local para auxiliar no atendimento às vítimas. Dezenas de pessoas se aglomeraram em torno do ginásio para ver de perto o que tinha acontecido.

Os dois corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Rio do Sul e devem ser liberados ainda na noite de quinta. Segundo a PM, é comum haver voos panorâmicos e treinamentos no aeroclube em fins de semana e feriados.
Nota da Fesporte
Em nota, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) lamentou o ocorrido e informou que a programação de jogos no Ginásio Municipal de Lontras foi cancelada. Segundo a entidade, a competição foi transferida para a cidade de Rio do Sul.

ASSUNTO: Redes sociais

VEÍCULO: Jornal da Cidade – Bauru

Ato de PM repercute nas redes sociais

Policial, que trabalhou 12 anos em Bauru, foi flagrado amarrando o cadarço do tênis de um idoso na Estação Itaquera, na Capital

“Uma foto fala mais do que mil palavras”. Essa foi uma das frases dos mais de 10 mil internautas que compartilharam em suas páginas na rede social uma fotografia tirada e divulgada pelo fotógrafo Oslaim Britto. A imagem é um flagra do dia 6 de junho deste ano, na Estação Itaquera, em São Paulo, em que um policial militar se abaixa e ajuda um idoso, que não conseguia amarrar os cadarços do tênis. O “protagonista” da foto atuou na PM de Bauru durante 12 anos.

O gesto singelo teve repercussão na internet após Oslaim divulgar em sua página no Facebook.  Segundo o fotógrafo, a foto teve mais de 600 mil visualizações, 10.127 compartilhamentos e, até o fechamento desta edição, 70.274 pessoas tinham “curtido’” o ato simples, mas retratado pela maioria dos leitores como humilde, humano e nobre.

Talvez, a repercussão que a foto ganhou seja devido ao contexto atual de manifestações do País, em que o policiamento é, frequentemente, retratado na forte repressão aos movimentos.

Para o fotógrafo Oslaim, que é agente de trânsito há mais de 15 anos e retrata os flagrantes da cidade de São Paulo, com um acervo de mais de 30 mil fotos que mostram  enchentes, resgates, acidentes e até congestionamentos, o ato do PM foi uma cena que não podia deixar de ser retratada.

“Há 20 anos, tiro fotos de policiais militares. Estava pela Itaquera, quando, de repente, vi o policial abaixado e ajudando o idoso. Deu tempo de fazer apenas três cliques. Não podia perder esse flagra”, contou.

Anônimo de Bauru

A foto foi parar na página “Heróis Anônimos”, no Facebook, já que o militar não havia sido identificado pelo fotógrafo e pelos internautas.  Contudo, o anonimato do policial militar não passou batido pelos seus familiares bauruenses. A esposa do PM, que mora em Bauru, viu a foto e o reconheceu pela aliança.

De imediato, ela ligou para confirmar se era realmente o marido, que trabalhou 12 anos em Bauru e, atualmente, exerce sua função como sargento em São Paulo. Na foto em questão, atuava em um batalhão especializado no patrulhamento na Estação Itaquera devido à Copa do Mundo.

A reportagem entrou em contato com ele, que preferiu manter seu anonimato por questões pessoais e de segurança.

Ao ser indagado sobre a repercussão da imagem, ele se mostrou surpreso. “Não imaginava que iria ter tanta repercussão e nem vi que tinha sido fotografado. Minha esposa me ligou e perguntou se tinha ajudado um idoso. Eu respondi que sim e ela me contou da foto”.

Para o sargento, foi um ato simples. “Foi uma atitude que sempre estarei disposta a fazer pela minha profissão, que é ser policial militar. Ajudar a população está em primeiro lugar, seja nas questões mais simples”.

 

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade