Clipagem do dia 31 de julho

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 31 DE JULHO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Tempos difíceis

Policiais da Deic e da Polícia Rodoviária Federal recuperaram um Honda Civic roubado em Palhoça que era utilizado… para a segurança do governador.

Aliviado

Para os amigos mais próximos, este foi o sentimento relatado pelo delegado Cláudio Monteiro ao ser transferido da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE), onde atuou por nove anos, para a DP de Palhoça. É a lei da física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço.

Justiça decola

Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos de Oliveira, conversaram ontem sobre acordo de cooperação para uso compartilhado de uma aeronave Cessna, apreendida em 2013, para deslocamentos pelo Estado.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Presídios sem a PM

Policiais militares que estão cuidando de presos em unidades prisionais devem ser sacados do corpo da guarda para reforçar o policiamento ostensivo nas ruas. Pelo menos esta é a ideia do comandante-geral da corporação Valdemir Cabral, que surpreende mais uma vez. Quando assumiu o comando em maio, ele já havia impressionado ao mandar para as ruas os policiais do serviço burocrático. A estratégia funcionou, o número de ocorrências de furtos e assaltos diminuiu e a população aplaudiu. Agora, a notícia de tirar PMs das cadeias pegou o Deap (Departamento de Administração Penal) de surpresa. O Deap alega não ter efetivo suficiente para substituir os PMs na guarda externa, mas também não esconde que de cadeia quem entende são os agentes penitenciários. Atualmente não existe PMs administrando unidades prisionais. Os cargos administrativos passaram a ser ocupados por agentes, que também dispensaram a escolta da PM na condução e transferência de presos, e mostraram que sabem administrar as unidades prisionais. Então para que PM em desvio de função?

 

ASSUNTO: HOMICÍDIO E CAPOTAGEM

VEÍCULO: Diário Catarinense

Suspeitos se apresentam na delegacia

Duas pessoas se apresentaram à Delegacia de Homicídios de Florianópolis ontem à tarde, diante da suspeita de envolvimento no crime que terminou em uma capotagem na Via Expressa, no domingo à noite.
Antes do acidente, Eifner Wesley Braga Chamorro, 28 anos, foi alvo de tiros e morreu ainda dentro do carro, no trecho da BR-282, e Bruna Laís Oliveira Arcanjo, 20, foi ferida por facadas. A jovem chegou a ser internada no Hospital Celso Ramos, na Capital, mas já recebeu alta.
Um dos que compareceram à delegacia é adolescente e foi encaminhado à 6a DP, de atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente. O outro suspeito é um homem foragido do sistema prisional da Capital, que acabou ficando preso.
Ambos estavam acompanhados de seus advogados, segundo informações repassadas pela Polícia Civil. As identidades e as idades dos dois não foram reveladas, nem o teor do depoimento. O inquérito está sob responsabilidade do delegado Ênio de Oliveira Matos, que trabalha com a hipótese de acerto de contas por dívida do tráfico de drogas.
Investigação procura quarto envolvido no crime
A investigação não descarta um quarto envolvido no crime, que foi evidenciado pela capotagem de uma Sportage na Via Expressa, na noite de domingo. Segundo depoimento de Bruna, André Luis Laurindo, 33, conhecido como Digui, teria entrado no carro com outro rapaz, momentos antes do acidente, para levar Chamorro até o local onde estaria o dinheiro para um pagamento. Disparados os tiros contra o motoristae desferidas as facadas contra a jovem, o carro capotou e os dois agressores fugiram rumo ao bairro Coqueiros.
Digui já tem passagens pela polícia, incluindo a morte do delegado Luciano Bottini, em 2005. Ele foi preso na madrugada de segunda-feira.

 

ASSUNTO: CRIME ORGANIZADO

VEÍCULO: Diário Catarinense

Cartas apontam conexão com o PCC

Polícia investiga ligação de preso no Norte da Ilha de SC com facção

Cartas apreendidas ontem na casa de um foragido do Paraná, na favela do Siri, em Florianópolis, podem levar a polícia a identificar novas conexões da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, em Santa Catarina.
Dezenas de anotações, listas de unidades prisionais, nomes, telefones e cadernos com contabilidades que seriam do tráfico de drogas foram apreendidos com Alessandro Pereira de Souza.
O homem, natural de Toledo (PR), estava com mandado de prisão aberto, e em razão das anotações apreendidas na casa, no Norte da Ilha de Santa Catarina, foi autuado em flagrante por associação ao tráfico de drogas e apresentação de documento falso.
Souza era investigado pela Delegacia de Combate às Drogas (Decod) de Florianópolis por suspeita de liderar o tráfico de drogas na favela do Siri no lugar de Damacir Cândido, preso ligado à facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC) que atualmente cumpre pena em penitenciária federal por envolvimento com as ondas de atentados no Estado.
A polícia cumpriu o mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. Nas cartas há menção das facções PCC e PGC, o que chamou a atenção dos policiais porque historicamente as duas organizações criminosas travariam rivalidade para cooptar membros no Estado.
Segundo o delegado da Decod, Antônio Cláudio Seixas Joca, cópias de todo o material foram repassados à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) com o objetivo de apurar as novas ramificações do PCC em Santa Catarina.
– A nossa suspeita é que ele (Alessandro Souza) seja um sintonia do PCC em Florianópolis, responsável por organizar a listagem dos envolvidos, além das ordens de crimes para os que estão soltos nas ruas – disse o delegado.
As investigações sobre o PCC no Estado correm em sigilo nas polícias Civil e Federal. O DC apurou que são investigados crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, assaltos e assassinatos. Uma das principais células da facção estaria no litoral Norte, onde houve apreensão de grande volume de dinheiro com suspeitos e uma morte que estaria ligada a desavenças entre criminosos de São Paulo que se mudaram para Santa Catarina.
O DC não teve acesso ao preso nem ao advogado dele.

 

ASSUNTO: MENOR INFRATOR

VEÍCULO: Diário Catarinense

Criança é apreendida no Oeste

Um garoto de 11 anos foi apreendido pela quarta vez em um mês em Chapecó, no Oeste. Na manhã de ontem ele arrombou e tentou furtar uma residência. A família estava na casa e percebeu a movimentação. O menino ficou retido até a chegada da Polícia Militar.
Ao chegar ao local, os policiais o reconheceram. No início de julho, ele passou pela polícia três vezes por tráfico e porte de drogas e furto de motocicleta.
– Existem vários casos de crianças de 13 anos, de 11 anos na criminalidade não é raro – alerta o 2o tenente Rafael Rossi, comandante do policiamento especializado da PM em Chapecó.
O menino foi levado para a Central de Plantão Policial.
– Ele é considerado criança em situação de risco e foi chamado o Conselho Tutelar – explicou o tenente.

 

ASSUNTO: POLÍCIA CIVIL

VEÍCULO: Diário Catarinense

APÓS NOVE ANOS: Monteiro deixa posto na Deic

Após nove anos à frente da Divisão de Repressão a Entorpecentes (DRE), o delegado Cláudio Monteiro deixou a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis. Ele irá atuar na Delegacia de Palhoça.
A saída foi confirmada ontem pelo próprio Monteiro. Segundo ele, o motivo são mudanças administrativas que estão sendo feitas pela direção da Deic, além de questões pessoais.
– Conversei com o Akira (Akira Sato, diretor da Deic) e estão sendo feitas mudanças administrativas, remanejamento de equipes e concordei em sair. Está tudo tranquilo – disse Monteiro, que estava desde 2005 na DRE, onde comandou grandes investigações no combate ao tráfico de drogas no Estado.
Monteiro descartou a saída com qualquer relação a fatos anteriores como os episódios das diárias ou a investigação sobre o caso dos ferrosos. Em 2012, o delegado foi exonerado da direção da Deic pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e passou a atuar apenas na DRE. O motivo, segundo a SSP, envolveu o recebimento de diárias de uma operação que não participou. Na época, o delegado afirmou que houve erro administrativo e devolveu as diárias indevidas.
O episódio resultou numa crise na segurança pública catarinense. Na visão de alguns policiais, Monteiro perdeu a direção da Deic por razões políticas e a investigação sobre desvio de peças (caso dos ferrosos) do complexo da SSP, que vinha comandando desde o final de 2011. O inquérito dos ferrosos acabou sendo arquivado na Justiça.
Procurado pelo DC, o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, disse que a saída de Monteiro da Deic faz parte de uma rotatividade de policiais e que este processo em delegacias especializadas é “saudável”.

 

ASSUNTO: POLÍCIA CIVIL

VEÍCULO: Notícias do Dia

Saída é natural

O delegado Cláudio Monteiro, que por anos se consagrou como o xerife da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), colocando na cadeia os barões do narcotráfico, deixou a especializada e assumirá a Delegacia de Palhoça. Há muitos rumores pelos corredores de delegacias sobre a transferência repentina de Monteiro, mas o delegado geral Aldo Pinheiro D’Ávila explicou a mudança em mensagem enviada pelo WhatsApp: “Monteiro fez um excelente trabalho na Deic, digno de elogios. Assumirá em Palhoça. O motivo é a reformulação administrativa que está sendo feita pelo diretor Akira Sato, cujas decisões serão sempre ratificadas pela Delegacia Geral, pautadas em buscar a melhoria da produtividade. Ninguém tem cadeira marcada na Deic, todos podem ser movimentados porque são policiais civis do Estado e não deste ou daquele órgão. São movimentações importantes na atividade operacional”.

Ao Notícias do Dia, Monteiro afirmou que vai tirar 20 dias de férias e, somente após este período, assumirá a Delegacia de Palhoça. Ele disse estar pronto para assumir o novo desafio. Nos últimos anos, Monteiro se envolveu em polêmicas e foi alvo de manifestação de apoio nas redes sociais.

Quando foi informado da mudança para assumir a delegacia de Palhoça?

Fui informado na segunda-feira. Conversei com o diretor da Deic, o Akira Sato, que me disse que estão sendo feitas mudanças administrativas e concordei em sair. Acredito que fico até amanhã [hoje] para encerrar os trabalhos e deixar tudo pronto para a próxima pessoa que vai assumir. Depois de um recesso assumo na Delegacia de Palhoça.

Você sabe quem assumirá em seu lugar na Deic?

Essa resposta não compete a mim.

Qual o maior aprendizado que você leva desses nove anos de trabalho na Deic?

Trabalhar na Deic sempre foi um aprendizado constante. Todos os dias eu aprendi algo diferente. Nós aprendemos principalmente com as pessoas. Sentirei falta da equipe de trabalho e da interação que tínhamos, mas a parceria continua. Tenho amigos policiais que residem em Palhoça, e com outros que continuarei a realizar trabalhos em conjunto. A minha saída é algo natural.

Qual o principal desafio ao assumir a Delegacia de Palhoça, já que você atuava na Deic, que é mais especializada no combate ao tráfico?

Faz parte da rotina, não haverá grandes desafios. Como delegado, tenho que estar  preparado para tudo. E estou lotado em Palhoça, cidade em que resido há cinco anos.

Você acredita que a mudança para Palhoça é porque é morador e conhece bem a cidade?

Pode ser. Palhoça tem bastante tráfico. Atuarei bastante no combate ao tráfico. Esse é o meu objetivo. Ainda não conheço a estrutura da delegacia de lá, mas se encontrar apoio farei o melhor trabalho possível. Sei que o Judiciário e o Ministério Público são bem parceiros e isso ajudará nos resultados. Agora teremos um trabalho mais regionalizado.

 

ASSUNTO: RONDA

VEÍCULO: Diário Catarinense

Briga por ponto acaba em esfaqueamento

Um rapaz esfaqueou o tio na manhã de ontem na Avenida Presidente Kennedy, uma das mais movimentadas de São José, na Grande Florianópolis, após uma discussão pelo ponto de vendas de morangos. Marcus Vinicius Vieira, 31, foi golpeado diversas vezes por Christiano Sant Ana Vieira, 26, com uma faca de cozinha. A vítima foi encaminhada para o Hospital Regional e passa bem. O autor foi preso em flagrante, encaminhado para a 3a Delegacia de Polícia de São José e deverá ser indiciado por tentativa de homicídio. A desavença teria começado quando Christiano começou a vender morangos – supostamente de má qualidade – no ponto tradicional do tio e outros familiares.

 

ASSUNTO: EL NINO

VEÍCULO: Notícias do Dia

Treinamento para resgate de vítimas

Um dos preparativos que a Defesa Civil catarinense conta é o treinamento para resgate de vítimas de deslizamentos feito pelo Corpo de Bombeiros estadual. “Para auxiliar os municípios o órgão mantém um Grupo de Ações Coordenadas composto por Polícia Militar, Bombeiros, Vigilância Sanitária, secretarias de Educação e Saúde, Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) e Casan”, detalhou. “Os investimentos em previsão meteorológica, como o radar em fase de testes, em Lontras no Alto Vale do Itajaí, nos permite o acionamento mais rápido das equipes de resgate”, observou.

O fenômeno El Niño se caracteriza pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico. A elevação da temperatura no mar causa chuva acima da média histórica na América do Sul. Na região Nordeste do Brasil o fenômeno provoca a seca, segundo o diretor de prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina. “Algumas das passagens do El Niño causaram estragos no Estado. Em especial nos anos 1997, 2002 e 2009”, destacou

 

ASSUNTO: BO ONLINE

VEÍCULO: Portal da PMSC

Polícia Militar lança Boletim de Ocorrência Online

Hoje no Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM) os gestores das seções de Termo Circunstânciado (TC) e Trânsito se reuniram para tratar sobre as atividades das Centrais Regionais de Emergência (CRE´s) e das Seções Técnicas das OPM´s, nos tópicos relacionados ao atendimento, fechamento e encerramento das ocorrências da Polícia Militar.

O objetivo do workshop é a melhoria do atendimento à população e diminuição do efetivo designado para tais atividades, além da redução de insumos como papel, tinta de impressora, etc.Tais medidas visam colocar a PMSC em consonância com a Lei Federal nº 12.681, de 4 de julho de 2012, que estabelece regras mínimas para o registro de infrações penais e administrativas pelos órgãos de Segurança Pública no território nacional e, principalmente, visa alicerçar uma rotina eficiente nos processos de atendimento, registro e encerramento de ocorrências, desburocratizando-os e, consequentemente, viabilizando maior ostensividade às guarnições operacionais.

Durante o workshop foi inaugurado o Boletim de Ocorrência Online no site da PM, o qual permite ao cidadão retirar seu boletim, sem custo nenhum e com maior agilidade. Até o final do ano a tecnologia embarcada irá operar nas viaturas, possibilitando que os 11 documentos operacionais passem a ser online, permitindo ao policial emitir qualquer documento operacional diretamente da viatura, otimizando o tempo e minimizando inclusive o tempo da ocorrência. O projeto é coordenado pelo Estado Maior-Geral/PM3.

ASSUNTO: NOVA AERONAVE

VEÍCULO: Portal do CBMSC

CBMSC, TJ e CNJ VÃO FIRMAR ACORDO PARA USO COMPARTILHADO DE AERONAVE

     

 

O Tribunal de Justiça, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) devem firmar entre si, nas próximas semanas, acordo de cooperação técnica com a finalidade de permitir o uso compartilhado de uma aeronave Cessna, modelo 210 Centurion, dentro das normas previstas no programa Espaço Livre – Aeroportos.

Por meio do programa, aviões apreendidos judicialmente são cedidos para uso por órgãos públicos, durante a tramitação dos processos aos quais estejam vinculados.

Em Santa Catarina, o corpo de bombeiros tornou-se fiel depositário de um Cessna Centurion – apreendido em Rondonópolis – em outubro de 2013 e, neste período, utilizou a aeronave, principalmente para ações de apoio nas áreas da saúde e da segurança pública. Agora, o Judiciário também poderá fazer uso do equipamento, em situações de emergência que exijam deslocamentos pelo ar.

Os termos do acordo começaram a ser definidos na terça-feira (29/07), em reunião entre o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, e o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Marcos de Oliveira, na sede do TJ.

“Realmente temos interesse e demanda para justificar nossa participação neste acordo de cooperação, uma vez que, muitas vezes, enfrentamos situações emergenciais em que há necessidade do deslocamento célere de magistrados para exercer suas funções institucionais”, comentou o presidente do TJ.

O tenente-coronel Edupércio Pratts, comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros, também presente ao encontro desta terça-feira, explicou que, antes do programa Espaço Livre – Aeroportos, aeronaves apreendidas – normalmente usadas por quadrilhas de traficantes de drogas – ficavam retidas por longo tempo nos aeroportos e perdiam condição de uso seguro até o trânsito em julgado dos respectivos processos.

Agora, explicou, a Justiça incentiva a cessão de uso em favor de órgãos públicos, com a disponibilidade das aeronaves para missões de caráter institucional. “Cerca de 70% de nossa demanda atual é voltada para casos de deslocamento de pacientes em emergências médicas pelo Estado”, comentou Pratts.

ASSUNTO: NOVOS QUARTEIS

VEÍCULO: Portal do CBMSC

 

ATIVADOS QUARTÉIS BOMBEIRO MILITAR EM LEBON RÉGIS E RIO DAS ANTAS

     
         

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) continua ampliando sua capacidade de atendimento à população. Nesta quarta-feira (30/07) mais duas unidades operacionais foram ativadas, uma em Lebon Régis e outra em Rio das Antas.

Com as implantações, chega a 104 o número de quartéis operacionais BM no Estado, além de outros 18 municípios onde são prestados os serviços de prevenção a sinistros através das Seções de Atividades Técnicas (SAT) – garantindo a Santa Catarina uma das melhores coberturas do serviço de bombeiro do país.

Em ambas as cidades que tiveram os quartéis ativados nesta quarta-feira o início das atividades Bombeiro Militar foi possível graças à fusão com os Bombeiros Voluntários. A pedido das prefeituras houve a instalação das unidades militares e, a partir do esforço conjunto com os bombeiros civis voluntários, proporcionada a ampliação e melhoria dos serviços prestados à população.

No Meio-Oeste, o quartel até então precário utilizado pelos bombeiros civis passou por reforma para oferecer condições adequadas de trabalho. A unidade iniciou as atividades sob o comando do 3º Sargento BM Júlio César Figueiredo com oito Bombeiros Militares, seis Bombeiros Civis Profissionais contratados pela prefeitura e nove Bombeiros Comunitários que irão atuar de forma voluntária no auxílio às guarnições no atendimento à população.

O ato de formatura dos novos Bombeiros Comunitários, capacitados nas semanas que antecederam a inauguração, ocorreu no período da manhã durante a solenidade de inauguração, prestigiada por autoridades civis e militares, entre elas o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira.

“É impressionante a mudança. Hoje a população recebe um quartel mais bem equipado e com efetivo preparado e em condições de oferecer serviços de qualidade”, destacou o Comandante-Geral, reconhecendo a importância da intervenção do poder executivo municipal em benefício da comunidade local.

Outra situação avaliada como positiva pelo Comandante-Geral é o fato da aproximação de Bombeiros Civis e Militares, que tem como marco – além abertura desses dois novos quartéis – o ingresso no Curso de Formação de Soldados (CFSd) do CBMSC do ex-comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Lebon Régis.

Rio das Antas

A inauguração do quartel em Rio das Antas está programada para as 14h. Por lá, os atos serão complementados com a conclusão do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) ministrado a 21 integrantes da comunidade, que receberam capacitação para atuarem na primeira resposta em situações de emergência.

O CBAE é a primeira fase da preparação para quem pretende atuar como Bombeiro Comunitário e, no futuro, auxiliar as guarnições no atendimento à comunidade.

Viaturas e Equipamentos

Cada unidade iniciou suas atividades com uma ambulância – viatura Auto Socorro de Urgência (ASU), um caminhão de combate a incêndio e resgate – Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), quatro Equipamentos de Proteção Invidivual (EPI) e cinco kits de Proteção Respiratória (EPR), além de ferramenta hidráulica para a utilização em operações diversas de resgate.

Lebon Régis recebeu, ainda, uma viatura administrativa para a realização das atividades preventivas (vistorias). Em ambas as cidades os investimentos das prefeituas locais alcançaram cerca de R$ 300 mil, em parceria com o Governo do Estado, para viabilizar a instalação e o início dos serviços operacionais de bombeiro à população.

 

ASSUNTO: VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

VEÍCULO: ClicRBS

 

Quatro pessoas morrem em acidente envolvendo carro e caminhão na BR-280 em Araquari, no Norte de SC

Apenas um passageiro do carro e o motorista do caminhão

Quatro passageiros de um Chevrolet Cruze com placas de Florianópolis morreram em um acidente no início da tarde desta quarta-feira, na BR-280, em Araquari, no Litoral Norte de Santa Catarina. Segundo informações preliminar da Polícia Rodoviária Federal, o carro bateu de frente com um caminhão de Águas de Chapecó. 
O acidente aconteceu no quilômetro 33 da rodovia, no trecho que dá acesso à BR-101. As equipes de resgate do Samu e dos Bombeiros trabalharam por horas na retirada de três corpos de dentro do carro. O helicóptero da PM também prestou apoio. 
Dentre os mortos estão três homens e uma mulher. São eles: Alonzo Javon Seaborne, 50 anos; Andreas Walter Rudolf Grimm, 52; Luiz Fernando Piccinato Alves, 28 e Grassiele Fagundes de Oliveira, 30 anos. 
Apenas Felipe Minelli, de 28 anos, que estaria no banco do carona da frente sobreviveu. Ele recebe atendimento em uma ambulância no local do acidente e foi levado para o Hospital Municipal São José, em Joinville. De acordo com os socorristas, ele sofreu traumatismo craniano e trauma no tórax. Durante o atendimento estava orientado e não corria risco de morte. 
O motorista do caminhão também saiu ileso, porém não estava no local do acidente. 
Integrantes da montadora BMW estão no local do acidente com lista de nomes para checar se há funcionários ou representantes entre as vítimas. A lista é de pessoas que saíram para o lanche e não retornaram. Uma carteira internacional de habilitação que provavelmente seria do motorista foi encontrada nos escombros do acidente. 
O trânsito foi totalmente liberado após às 16 horas. No final da tarde, equipes ainda trabalhavam para retirar a carga de soja que ficou espalhada sobre a pista.

 

ASSUNTO: ACIDENTE NO TÚNEL

VEÍCULO: ClicRBS

Motociclista morre atropelado no túnel Antonieta de Barros, na Capital

Os bombeiros tentaram reanimar a vítima, mas o óbito foi constatado no local.

Um motociclista de 39 anos morreu em acidente no sentido Centro-bairro do túnel Antonieta de Barros, em Florianópolis, às 18h15 desta quarta-feira. De acordo com o Tenente Cavalazzi do Corpo de Bombeiros, Adriano Rodrigues colidiu contra a estrutura do túnel, caiu na pista e foi atropelado por um Gol branco. 
Os bombeiros tentaram reanimar a vítima, mas o óbito foi constatado no local.
Este é o terceiro acidente fatal envolvendo motociclistas no túnel este ano. Os outros casos foram em janeiro e maio.

 

 

Notícias Recentes:

Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023