Clipagem do dia 26 de fevereiro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 26.02.2014

 

ASSUNTO: Ten Cel Graff assume 1º CBM

VEÍCULO: Portal do CBM SC

LINK: http://www.cbm.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2097:tenente-coronel-bm-graff-assume-o-comando-do-1d-batalhao-em-florianopolis&catid=76:noticias-cbmsc&Itemid=117

TENENTE CORONEL BM GRAFF ASSUME O COMANDO DO 1° BATALHÃO EM FLORIANÓPOLIS

     

 

No fim da tarde desta terça-feira (25/02) o Tenente Coronel BM Flávio Rogério Pereira Graff assumiu o comando do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, até então comandado pelo Tenente Coronel BM Carlos Charlie Campos Maia. A cerimônia aconteceu na 2ª Cia do 1° BBM, quartel que ficou conhecido como GBS (Grupamento de Busca e Salvamento), pois durante décadas foi assim designado.

Na mesma oportunidade foi entregue um conjunto de desencarcerador hidráulico completo da marca Weber Hydraylik, ferramentas utilizadas principalmente em ocorrências de resgate veicular: motobomba, ferramenta combinada, tesoura, cilintro telescópico e tesoura para corte de pedal. Os equipamentos foram adquiridos por meio do convênio firmado entre a prefeitura municipal e o 1° Batalhão, totalizando um investimento de R$ 124.986,00.

Ao fazer o uso da palavra, o comandante substituído relatou o sobre o desafio de comadar uma unidade dinâmica, com todos os quartéis na mesma cidade. Ele relembrou a presença da corporação nos grandes eventos com mobilização pública e o grande número de ocorrências atendidas. “Após o ocorrido na boate Kiss as denúncias de irregularidades dispararam, o que trouxe também um aporte de trabalho muito maior para a Seção de Atividades Técnicas”, complementou. Agradeceu também a toda a tropa e apoiadores da iniciativa privada, finalizando: “dividimos com vocês todos os méritos desta jornada, pois eles pertencem a todos”. O Tenente Coronel BM Carlos segue agora para o Curso de Altos Estudos estratégicos, que lhe abilitará a galgar o mais alto posto na hierarquia do CBMSC.

O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, ressaltou as conquistas do comandante substituído durante a leitura do elogio ao oficial, destacando o bom relacionamento com a prefeitura municipal e o apoio a realização de projetos sociais.

Ao final da cerimônia os convidados puderam prestigiar o tradicional banho de batismo dos comandantes substituto e substituído, ato que que marca as principais comemoraçãos de bombeiros.

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Troca de comando

O tenente-coronel BM Aldo Baptista Neto assumiu ontem pela manhã o comando do Centro de Ensino Bombeiro Militar. Ele substitui o tenente-coronel BM Flávio Graff, que agora responde pelo 1o Batalhão de Bombeiros Militar, também em Florianópolis.

Guinchado

O BMW Z4 que pertence a Delfim de Pádua Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), foi guinchado pela Polícia Militar em Balneário Camboriú por estar com o licenciamento vencido. Delfim disse que está providenciando o pagamento do documento atrasado e a liberação do veículo. A informação é do jornal O Sol Diário, do Grupo RBS.

Ressocializar pela educação

Quatro detentos do complexo penitenciário de Florianópolis passaram no vestibular da UFSC para os cursos de Meteorologia, Serviço Social e História. Um deles, inclusive, frequentou toda a educação básica e nível médio dentro da prisão.

Atualmente, 21 presos já cursam nível superior. Eles recebem autorização judicial para ir à universidade e devem retornar à reclusão após o término das aulas. Outros 1,8 mil detentos têm formação regular que vai do ensino fundamental ao nível médio ou 11% da população carcerária.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

O elefante da impunidade

Um enorme elefante branco, inflado de ar, chama a atenção das milhares de pessoas que transitam pela Beira-Mar Norte. Foi colocado bem na frente da superintendência da Polícia Federal, com uma informação impactante: Inquérito Policial 96% de ineficiência.
Protegidos pelo sol e pela alta temperatura, os policiais federais abrigavam-se em uma barraca, distribuindo panfletos sobre aquilo que consideram uma crise na estrutura policial do Brasil. Todos de camisetas pretas com SOS.
Uma mobilização que ocorreu em outros municípios e se repetiu em outros Estados, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais, Joel Moraes Ferreira. Fazia coro com os demais colegas, para enfatizar que a mobilização era pelo fim da impunidade, pela eficácia nos inquéritos policiais e, sobretudo, pelo plano de carreira e pela aprovação da PEC-51. De autoria do senador Lindberg Farias (PT), a PEC prevê desmilitarização das polícias, unificação da estrutura policial dos Estados, a corregedoria fora da Polícia Federal e a municipalização do poder de polícia às guardas municipais.
Os policiais criticam o atual modelo dos inquéritos policiais. Dizem que são “peças jurássicas, ultrapassadas”, e propõem um sistema mais moderno de investigação e formalização dos inquéritos, como em outros países.
– O inquérito policial, como é feito hoje, é uma peça falida e burocratizada – sentencia Joel Ferreira, ao revelar que apenas “4% dos crimes praticados no Brasil são resolvidos”.
A mobilização vai continuar hoje em todo o país. Em Santa Catarina tem o apoio dos policiais civis, da Aprasc e da Polícia Rodoviária Federal.
Mobilização de policiais federais pelo país, com adesão em Santa Catarina, continua hoje.

Majoritária

Deputado Sargento Amauri Soares, do PSOL, confirmou que não será mais candidato a Assembleia. Vai concorrer ao governo ou ao Senado. E anunciou que pedirá votos aos praças da Polícia Militar na eleição de deputado estadual ao presidente da Aprasc, soldado Elizandro Lotin.

Suplentes

Com a ida do deputado Jorge Teixeira, que não concorrerá à reeleição, assume o suplente Ciro Roza (PSD). Em abril, com o retorno de Valdir Cobalchini e Ada de Luca à Assembleia, voltam a suplência Dirce Heiderscheidt e Edison Andrino, do PMDB. A bancada decidiu mantê-los em esquema licenças e rodízio dos titulares.

 

COLUNISTA ROBERTO AZEVEDO – Notícias do Dia

Deputado Sargento Amauri Soares (PSOL) anuncia que não será candidato a um terceiro mandato e informa que a Aprasc debate com as bases para lançar seu atual presidente, o soldado Elisandro Lotin, à Assembleia.

Atentado

Está longe de ser um caso isolado a reação de bandidos e traficantes que apedrejaram veículos e atiraram contra equipes do Notícias do Dia, do Grupo RI C, e da TV COM, do Grupo RBS. Felizmente ninguém se feriu. Os marginais viraram donos do lugar e deram agora para tentar impedir as equipes de reportagem de passarem pela rua no Morro do Horácio e as autoridades da segurança têm que dar um basta na ação deles, na venda de drogas em plena luz do dia. A sociedade agradece.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Mau exemplo

A BMW Z4 do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto Filho, foi apreendida em uma barreira policial por estar com os documentos atrasados. Inexplicavelmente, o comandante do 12º Batalhão da PM, tenente-coronel Marcello Martinez Hipólito, recolheu o carrão avaliado em cerca de R$ 300 mil para o pátio do batalhão; enquanto um cidadão comum que é flagrado nas mesmas circunstâncias tem o seu carro guinchado e levado para os pátios, onde pagam diárias a preço de hotel, até a regularização dos documentos. Levar um veículo para o quartel até é legal, desde que seja para ser lavrado um termo circunstanciado. Mas não foi esse o caso. Por que o privilégio? Amizade entre o comandante e o presidente da FCF? Dois pesos, duas medidas. Se amanhã um soldado flagrar um amigo e fizer o mesmo, como será punido, uma vez que o próprio comandante não deu o exemplo?

 

COLUNISTA CARLOS DAMIÃO – Notícias do Dia

Farrista

Se o cidadão comum desobedece as leis na cara dura, imagina quando o caso envolve um agente da lei… Foi o que aconteceu com um soldado da PM que estava de serviço, em Florianópolis, deixou seu posto de trabalho e caiu na farra numa casa noturna local. Tudo, obviamente, sem autorização dos superiores. Foi condenado pelo Tribunal de Justiça a três meses de detenção.

 

ASSUNTO: PM RS

VEÍCULO: Diário Catarinense

POSSÍVEL ATENTADO: Incêndio atinge 10 viaturas novas

Atentado ou ato de vandalismo são as linhas de investigação com que a Brigada Militar (BM) de Porto Alegre, RS, trabalha para explicar o incêndio que atingiu 10 caminhonetes zero quilômetro na noite de segunda-feira. O incidente ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar da Avenida Aparício Borges, na zona leste de Porto Alegre.
O horário do ataque, ocorrido após as 23h, é um indício de que o fogo foi criminoso, explica o coronel Alfeu Freitas Moreira, chefe do Estado Maior da BM.
Apesar de não ter sido encontrada alguma garrafa com coquetel molotov, também não se descarta um ataque de vândalos.
– A hipótese de atentado é muito grande, pelas características, pelo horário – reforça o oficial.
A BM busca imagens de câmeras de monitoramento nos arredores da academia de polícia para desvendar o ataque.

 

ASSUNTO: Segurança no Oeste

VEÍCULO: Diário Catarinense

PEDIDO DE PROTEÇÃO: Chapecó vai às ruas em busca de segurança

Mobilização foi promovida após aumento no índice de violência: já são 15 homicídios em 2014

Mais policiais, uma delegacia de homicídios, guarnição especial da Polícia Militar no bairro Efapi e 200 vagas no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório. Essas são as reivindicações do ato público Chega de Violência – Chapecó Unida Exige Segurança, realizado ontem de manhã na Avenida Getúlio Vargas, em Chapecó.
A mobilização foi promovida após aumento no índice de violência em Chapecó, que já registra 15 homicídios neste ano, num aumento de 50% em relação a 2013. Uma carta com as reivindicações será enviada à Secretaria de Desenvolvimento Regional e também ao governo do Estado.
Desde segunda-feira a região conta com a Operação Torniquete, com 70 policiais encaminhados pelo Estado.
– Essa força-tarefa que está na cidade não basta, pois vai ficar 30 a 45 dias no máximo. Precisamos de policiais efetivos – disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Bento Zanoni.
A Acic, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio da Região encabeçaram uma lista de cerca de 50 entidades que apoiaram o ato. Alguns comerciantes fecharam as lojas durante o manifesto, que durou uma hora e reuniu 2,5 mil pessoas segundo a comissão organizadora.
Entre eles estavam funcionários do comércio, empresários, professores, policiais federais em greve, vítimas e familiares de vítimas da violência. Como Iracema Bitencourt, que perdeu o irmão Alcides Bitencourt, assassinado a tiros em casa em maio de 2013, e a arquiteta Marlene Zawadski, que levou um tiro no pé quando foi assaltada no ano passado. Já a professora Noeli Reale viveu dois assaltos em menos de um ano. Em 2013, estava em um estabelecimento comercial quando houve o assalto. Há 15 dias, dois homens armados invadiram a casa dela, renderam a família e levaram o carro e produtos eletrônicos.

 

ASSUNTO: ARRASTÃO NO COMÉRCIO EM BRUSQUE

VEÍCULO: Diário Catarinense

Quinze salas arrombadas em um dia

A Polícia Civil está analisando as imagens que mostram a ação de assaltantes em um edifício comercial na Rua Felipe Schmidt, em Brusque. Quinze salas foram arrombadas domingo à tarde, enquanto o prédio estava fechado.
A ocorrência foi registrada ontem e a polícia informa que tem registros do arrombamento de cinco salas. Porém, um empresário que possui escritório no local afirma que pelo menos 15 salas teriam sido abertas e que quatro pessoas teriam participado da ação. A movimentação foi flagrada pelas câmeras de segurança. Segundo o delegado de Polícia Civil de Brusque, Juscelino Carlos Boos, a investigação está em andamento.
– Pelas informações que temos, eles entraram pela garagem. As imagens mostram duas pessoas, mas havia pelo menos mais uma dando apoio.
Os bandidos teriam ficado aproximadamente uma hora arrombando portas e furtando objetos, quando um funcionário de uma das empresas chegou para trabalhar na tarde de domingo e notou problema na porta da garagem. Ao entrar no edifício, ele percebeu a presença dos ladrões e acionou a polícia.
Os assaltantes levaram principalmente equipamentos eletrônicos. Um dos escritórios que mais contabilizou prejuízos, segundo a polícia, foi o do IBGE, de onde foram levados cinco notebooks e cinco computadores portáteis (PDA) utilizados para pesquisa de campo.

 

ASSUNTO: RODOVIAS NO FERIADÃO

VEÍCULO: Diário Catarinense

Polícia Rodoviária intensifica a fiscalização

Começa na sexta-feira, a partir da zero hora, a Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal, que segue até a quarta-feira de Cinzas, no dia 5 de março. A PRF irá concentrar esforços no policiamento em locais de maior incidência de acidentes. As maiores atenções estarão voltadas à região do litoral, com destaque para BR-101, BR-280 e BR-470.

 

ASSUNTO: VISTORIA NA NEGO QUIRIDO

VEÍCULO: Diário Catarinense

ATRASO NA REFORMA: Passarela será vistoriada um dia antes do desfile

A finalização da reforma parcial da passarela Nego Quirido estava marcada para ontem, mas, segundo a Secretaria de Obras de Florianópolis, ainda faltam alguns ajustes e os operários terão de continuar trabalhando na manutenção até amanhã à tarde.
Uma visita técnica ao local está marcada também para amanhã, em horário não confirmado pela prefeitura. A certeza sobre a liberação da passarela para o Carnaval chegará apenas um dia antes dos desfiles das escolas de samba do grupo de Acesso.
A obra inicial trabalha na substituição dos guarda-corpos metálicos nas arquibancadas A, B, C e D, alargamento dos corredores das arquibancadas, ampliação das escadas de acesso às arquibancadas e guarda-corpos, lixamento e pintura da pista, substituição dos guarda-corpos do prédio dos camarotes do edifício Nega Tide e pintura em geral da passarela.
Os reparos que a secretaria menciona acatam as exigências da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Florianópolis – para que os desfiles possam ser realizados com a segurança necessária ao público.
Após o Carnaval as obras serão retomadas para finalização e revisão do processo. A previsão da prefeitura é terminar a reforma completa até maio.
A passarela foi interditada pela Defesa Civil do município às vésperas do 7 de Setembro de 2013, por oferecer riscos ao público.

 

ASSUNTO: Radares

VEÍCULO: Diário Catarinense

EXCESSO DE VELOCIDADE: Fiscalização faz 5,1 mil flagrantes

A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina (PRF) intensificou a fiscalização com radar fotográfico com tripé, ontem, nos postos policiais. Em apenas um dia, foram obtidas 5.183 imagens de veículos em alta velocidade.
A ação é uma resposta da PRF pela morte de um policial em local de trabalho, atropelado por um carro em excesso de velocidade. Ontem, às 7h43min, foi flagrado um veículo a 101 km/h em frente à Unidade Operacional da PRF de Blumenau, local onde existe placa regulamentando a velocidade para 40 km/h, em função da grande movimentação.
No domingo passado, um policial rodoviário federal foi morto após ser atropelado em frente à Unidade Operacional da PRF no km 9 da BR-381, no interior de São Paulo. O veículo estava a uma velocidade de aproximadamente 150 km/h. A condutora, que emitiu a carteira de motorista há dois anos, foi encaminhada para delegacia e vai responder pelo crime em uma área de segurança onde há sinalização para redução da velocidade.

 

ASSUNTO: Tráfico de drogas

VEÍCULO: Diário Catarinense

PM faz apreensão de 38 quilos de maconha

Uma denúncia feita para a Polícia Militar resultou na apreensão de 38 quilos de maconha em um rancho em Itapema, Litoral Norte de SC. A droga foi encontrada em duas ocasiões. A primeira delas foi na noite de segunda-feira, perto das 21h, quando um casal foi preso em flagrante por porte de 22 quilos de maconha. Eles não tinham ficha criminal. O carregamento estava em um rancho ao lado de uma casa na Estrada Geral do Sertão do Trombudo. Ontem, por volta das 12h, após denúncia anônima a PM realizou novas buscas no local e encontrou mais16 quilos da droga.

 

ASSUNTO: CRIMES AMBIENTAIS

VEÍCULO: Diário Catarinense

Fatma e PM iniciam fiscalização

A Polícia Militar e a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) iniciaram uma operação para identificar eventuais crimes ambientais. Nesta primeira etapa, ontem, os trabalhos se concentraram na Serra e no Meio-Oeste, mas devem se estender às demais regiões à medida que as companhias do Batalhão Aéreo da PM forem instaladas no interior do Estado.
Foram sobrevoadas 19 áreas de conservação municipais, estaduais e federais em busca de vestígios de focos de incêndio, invasões, construções clandestinas e desmatamentos.
Nenhum flagrante foi feito no primeiro dia. Porém, segundo o comandante da Polícia Ambiental em Lages, capitão Frederick Rambusch, foram identificados pequenos núcleos de pinus em meio à vegetação nativa no Parque Ecológico da cidade. Neste caso, não há irregularidade e não cabe autuação, mas como o pinus é uma espécie invasora, tende a prejudicar a natureza. A Secretaria do Meio Ambiente de Lages será notificada para remanejar as árvores exóticas.
Lages é cotada para nova sede do Batalhão Aéreo
A operação não foi motivada por suspeitas ou denúncias. Um dos principais objetivos foi fazer uma espécie de prova de Lages como futura sede da próxima companhia do Batalhão Aéreo da PM, hoje presente apenas em Florianópolis e Joinville, informou o comandante geral da PMSC, coronel Nazareno Marcineiro.
A maior cidade da Serra foi escolhida justamente pela localização, o que permitirá à aeronave chegar rapidamente a qualquer lugar. Não foi divulgado um prazo para a instalação da base. Ele adianta ainda que um grupo de policiais está em fase final de treinamento para esse tipo de trabalho.
O custo de um helicóptero multifunções semelhante aos atuais Águias que a PM catarinense já tem, com capacidade e equipamentos apropriados para combate a incêndios, resgate de vítimas e policiamento ostensivo, é de aproximadamente R$ 5 milhões.

 

ASSUNTO: Policial condenado

VEÍCULO: Diário Catarinense

AGORA É DEFINITIVO: Ex-policial é preso em Camboriú

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí, prendeu por sentença definitiva ontem de manhã o ex-policial Álvaro Edil Stahnke, 49 anos, no bairro Lidia Duarte, em Camboriú. Ele foi condenado a três anos e oito meses de reclusão por posse/porte irregular de arma de fogo de uso restrito. Desde 2007 ele era investigado por participação em roubo e formação de quadrilha.

 

ASSUNTO: Oficial promovido

VEÍCULO: Portal da PMSC

Araranguá: 19º BPM realiza promoção de oficial e homenagem aos destaques Valorem

O 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Araranguá, no Sul do Estado, realizou na tarde de hoje, dia 20, a solenidade militar de promoção de oficial ao primeiro posto e homenagem aos destaques do Valorem.

Prestigiaram o evento: o comandante da 6ª Região de Polícia Militar(RPM), coronel Ed’Oner Paes Sá; o chefe do estado maior da 6ª RPM, tenente-coronel Sandro Miranda e o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nelson de Carlos.

Na oportunidade foi promovido o aspirante-a-oficial Fausto Brandalise ao posto de 2º tenente Fausto Brandalise.

Na sequência, dois policiais militares do 19º BPM foram homenageados pelo Valorem, que é um sistema de valorização profissional a fim de homenagear aqueles policiais militares que se destacaram no cumprimento de sua missão ao longo do semestre.

O soldado Marcelo Pícolo, que atua na cidade de Turvo, destaque do 2º semestre de 2013, no grupo pró-atividade e o soldado Fabrício Dewes, que atua em Araranguá, destaque do 2º semestre de 2013, no grupo pronta-resposta, foram homenageados na ocasião.

O comandante do 19º BPM, tenente-coronel De Carlos, fez o uso da palavra e parabenizou o oficial pela promoção e os soldados pela homenagem do destaque Valorem.

Ao tenente brandalise reafirmo meus sinceros votos de sucesso em sua carreira profissional e que as novas ínsignias sejam mais um incentivo na construção de histórias vitoriosas junto a esta corporação e a seus familiares, afirmou o comandante.

O comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Ed’Oner, também fez o uso da palavra enfatizando que a jornada sempre inicia pelo primeiro passo e parabenizou pelo momento importante para o oficial promovido. Parabenizou ainda os dois bravos policiais militares, soldados, que receberam as merecidas homenagens por serem o destaque do Valorem.

 

Notícias Recentes:

Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023