Clipagem do dia 20 de novembro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 20 DE NOVEMBRO

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Sem reposição

O efetivo da Polícia Civil, que já era reduzido, levou um baque com as aposentadorias. Na Capital, estima-se que 30% do total de policiais estão indo para casa. No interior, a situação é idêntica. Na Polícia Militar não é diferente. Centenas de PM s pediram a reserva remunerada neste segundo semestre.

Toda esta situação de falta de policial certamente atingirá o planejamento da Operação Veraneio, que tradicionalmente é deflagrada na segunda quinzena de dezembro. A falta de efetivo em Balneário Camboriú, uma das cidades mais cobiçada pelos turistas, é tanta que o pedido de antecipação da operação de dezembro para novembro foi negado pela Delegacia Geral. Os plantões noturnos na Delegacia da Mulher foram suspensos. A cúpula da Segurança Pública já sabia, desde o início do ano, que isto ocorreria por causa do aumento dos pedidos de aposentadorias. O número de policiais aprovados nos últimos concursos públicos não supera a quantidade de baixas.

 

ASSUNTO: Sistema prisional

VEÍCULO: Notícias do Dia

Detentos colocam fogo em colchões

O que era pra ser um dia de visitas corriqueiro acabou em tumulto no presídio regional de Joinville. Por volta das 11h, quando alguns dos 40 visitantes que foram à unidade tinham entrado, detentos da ala chamada de “galeria máxima” fizeram outros dois detentos reféns e atearam fogo em colchões no pátio da unidade. Uma cortina de fumaça pôde ser vista de fora do presídio.

Os visitantes foram levados para fora da unidade e ninguém se feriu. O fogo foi contralado por policiais da CPT (Companhia de Patrulhamento Tático) da Polícia Militar. Por volta das 13h a situação no presídio estava controlada. A direção do presídio informou que a origem do incidente teria sido uma briga entre seis detentos da ala. Mas, de acordo com uma mulher que se identificou como esposa de um presidiário, o tumulto começou porque um grupo de mulheres que ia visitar os detentos da galeria máxima foi impedido de entrar. “Eles (agentes prisionais) vieram e disseram que não íamos entrar, mas não tinha documento nenhum pra isso do Fórum”, contou.

Segundo ela, os presidiários da ala têm a energia elétrica e a água reguladas pelos agentes do Deap (Departamento de Administração Prisional) que trabalham na unidade. Na galeria máxima ficam 39 detentos.

 

ASSUNTO: Incêndio

VEÍCULO: Clic RBS

Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções em São José

Dois dos galpões atingidos pelas chamas pertenciam a escolas de samba de Florianópolis

Bombeiros combatem um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira, na área industrial de São José, na Grande Florianópolis. As chamas começaram por volta das 5h50min e atingiram cinco galpões localizados próximo à Intelbras, na marginal da BR-101. O fogo foi controlado apenas no fim de manhã.
Dois dos galpões onde o incêndio chegou pertenciam às escolas de samba Copa Lord e União Ilha da Magia, ambas de Florianópolis, e foram parcialmente atingidos. Segundo Joel da Costa Júnior, presidente da Liga de Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), alegorias, esculturas e equipamentos foram danificados — tanto os antigos quanto os que haviam sido confeccionados para o desfile de 2015. 
Presidente da escola de samba União da Ilha da Magia observa o estrago em seu galpão

Apesar do prejuízo, Joel afirma que o incidente não vai prejudicar o carnaval 2015:
—  A gente vai conseguir dar a volta por cima e correr atrás do prejuízo —, diz Joel.
A Defesa Civil esteve no local pela manhã e optou por interditar também os galpões da Coloninha e Consulado, que ficam ao lado dos incendiados. Apesar de não terem sido atingidas pelo fogo, as construções tiveram suas estruturas danificadas. As escolas ainda estão avaliando o prejuízo.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 7h, o trânsito no local fluia normalmente. A previsão é de formação de fila mais tarde, quando o fluxo de veículos aumentar. 
Ainda não se sabe o que ocasionou o incêndio.

ASSUNTO: DIA DA BANDEIRA

VEÍCULO: Portal do CBMSC

TRADICIONAL CERIMÔNIA COMEMORA A DATA

     
 

Na data em que comemora-se o Dia da Bandeira – 19 de Novembro – é realizada a tradicional cerimônia em que as bandeiras inservíveis são incineradas. A ação acontece em todo o Brasil por instituições civis e militares, ao meio-dia (12h00).

Curiosidade: Posição das estrelas corresponde ao céu do dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, dia da proclamação da República.

Símbolos Nacionais: Os símbolos e hinos são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional. Sua apresentação e seu uso são regulados pela Lei n. 5.700 de 1º de setembro de 1971.

 

 

Notícias Recentes:

Presidente da ACORS e do Conselho Fiscal são reeleitos por aclamação
Joaçaba recebe o Projeto de Integração Regional da ACORS
Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado