Clipagem do dia 20 de agosto

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 20 DE AGOSTO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – DIÁRIO CATARINENSE

CASO ENCERRADO

A Delegacia de Homicídios calcula que 87% dos casos de assassinatos em Florianópolis já foram resolvidos em 2014.

MEDO NO PARQUE

O Parque de Coqueiros é o local que reúne o maior número de praticantes de atividades físicas nos fins de tarde na região continental de Florianópolis. O problema é que as caminhadas e corridas estão comprometidas porque as pessoas têm medo. É que toda a fiação da iluminação tem sido surrupiada rotineiramente, deixando o local às escuras. Nem a base da Guarda Municipal e as câmeras da PM conseguem inibir os larápios.

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

CASO DE POLÍCIA

Uma meia dúzia de surfistas nativos, inclusive alguns policiais militares, “compraram” a praia do Campeche, no sul da Ilha de Santa Catarina. Reportagem-denúncia, muito bem amparada em depoimentos, feita pelo repórter Raphael Faraco e apresentada no Jornal do Almoço, e que vai ter continuidade hoje, mostrou que alguns desses surfistas locais não estão aceitando os surfistas de fora, conhecidos como “haoles”, para não “crawdear” o point. Os “donos do Campeche” usam de violência física para fazer valer o argumento de que “são daqui e por isso mandam no mar”. Florianópolis, século 21.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Segurança na UFSC

A reitora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Roselane Neckel, foi ao gabinete do secretário da SSP , César Grubba, solicitar ações de segurança no entorno da Ufsc e estratégias de educação e prevenção ao uso de drogas. Ela repassou as necessidades levantadas pela comunidade universitária no fórum consultivo em 2013 e na audiência pública em maio de 2014. Grubba ressaltou a importância da estratégia da PM com o policiamento móvel no incremento da sensação de segurança e na prevenção de crimes.

 

ASSUNTO: Audiência pública

VEÍCULO: Notícias do Dia

Protesto contra o cadeião em São José

Moradores da Fazenda Santo Antônio lotaram a Câmara de Vereadores de São José, na noite de ontem. Na ocasião, eles caminharam do bairro até o Centro Histórico para participar da audiência pública entre vereadores, cidadãos e autoridades, que debateu a construção do Cadeião na área industrial da cidade. Se instalada, a central deverá abrigar presos provisórios, em uma área pertencente à Secretaria Estadual de Saúde. O manifesto, segundo o morador Sérgio Scarpa se deve aos prejuízos que a obra vai trazer, caso seja instalada na região. “Temos 9.000 habitantes [na localidade], e é uma área com muitas empresas.

Todo dia circulam por ali mais de 20 mil pessoas. É uma área industrial que não pode comportar a central”, argumenta. Segundo o vice-prefeito José Natal Pereira, a atual administração luta para que o cadeião não seja instalado no município e já entrou com um recurso para suspender a liminar que prevê a construção da central, mas não obteve êxito. Mas o processo está parado, conforme o secretário da Susp (Secretaria de Serviços Públicos), Michel Schlemper. “Faltam documentos, como a licença prévia ambiental e levantamento topográfico. Ganhamos tempo para conseguir ainda mais subsídios para nossa defesa”, explica.

 

ASSUNTO: MISSOURI EM CHAMAS

VEÍCULO: Diário Catarinense

Crise racial coloca o presidente Barack Obama em uma saia justa

MORTE DE MAIS um negro, em St. Louis, agravou os protestos na cidade de Ferguson e trouxe à tona discussões sobre a luta contra a discriminação, projeto lançado há 200 anos nos EUA

No cartaz de Barack Obama exibido pelos manifestantes na pequena cidade de Ferguson, uma mensagem escrita ao primeiro presidente negro dos Estados Unidos pede: “Por favor, venha logo!” A foto é das muitas que os manifestantes exibem nessa cidade do Missouri, onde, 11 dias atrás, o adolescente negro Michael Brown, 18 anos, desarmado, foi baleado e morto por um policial branco, o que provocou protestos cada vez mais violentos.
O fato resume em parte as expectativas da comunidade negra americana com Obama, mas também diz respeito a um dilema que preocupa o presidente: deve se envolver em episódios locais que tenham componentes raciais?
Ontem, para agravar a situação, dois policiais de St. Louis mataram um homem negro que estava armado com uma faca após supostamente ter furtado mercadorias de uma loja.
IGUALDADE ENTRE RAÇAS, META A LONGO PRAZO
Obama se manifestou na segunda-feira após os distúrbios. Cauteloso, exigiu moderação às forças de segurança e aos manifestantes, pedindo que evitassem a violência, porque ela apenas enfraquecem a busca pela justiça. Quando perguntado se pretendia intervir pessoalmente em um drama que abala todo o país há mais de uma semana, porém, pareceu afastar essa possibilidade. Claramente desconfortável, abordou a questão por uma perspectiva mais ampla: sugeriu que os americanos aproveitem o momento para redescobrir a “nossa humanidade comum”.
O presidente também advertiu que a luta contra a discriminação racial é um projeto de longo prazo com o qual os EUA se comprometeram há 200 anos.

 

ASSUNTO: BOA

VEÍCULO: Portal do CBMSC

PASSAGEM DE COMANDO É REALIZADA NO BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS

     

 

Na manhã desta terça-feira (19/08) foi realizada no Batalhão de Operações Aéreas (BOA) a cerimônia de passagem de comando. O Tenente Coronel BM Edupércio Pratts deixa o comando da unidade e assume o Tenente Coronel BM João Batista Cordeiro Júnior. Após quatro anos e oito meses à frente da unidade (desde a sua criação em 2010), o comadandante substituído assume o cargo de Diretor de Ensino do CBMSC.

O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, fez a leitura da referência elogiosa e um agradecimento especial ao Tenente Coronel BM Edupércio pelo trabalho realizado, explicando que “a história de vida deste oficial se confunde e se mistura com a da aviação militar, tendo ele guiado os primeiros passos deste importante processo de modernização dos serviços de bombeiro em Santa Catarina”.

O Tenente Coronel BM Edupércio fez o uso da palavra e agradeceu aos familiares e amigos pelo suporte durante a implantação do Batalhão de Operações Aéreas. Destacou ainda o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que apóia a viabilização financeira dos serviços e possibilitou a implementação do suporte avançado de saúde nas aeronaves, por meio do Serviço Móvel de Urgência (SAMU): são sete médicos e sete enfermeiros com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial integrando a equipe do BOA.

Compareceram ainda autoridades civis e militares, oficiais e praças, Bombeiros Comunitários, imprensa, comunidade, alunos e professores do Centro Educacional Complementar Tapera; Escola Básica Municipal Batista Pereira e da Escola Estadual Baldicero Filomeno.

Novo Comandante

O Tenente Coronel BM João Batista é piloto comercial (CANAC 136262) com cursos e estágios em segurança, prevenção e acidentes aeronáuticos. Possui 27 anos de efetivo serviço na corporação, os últimos dez dedicados à 6ª Seção do Estado-Maior Geral, sendo responsável pelo planejamento orçamentário e financeiro. É bacharel em Direito e especialista em Gestão de Serviços Públicos. Atualmente realiza o curso de Altos Estudos Estratégicos, uma parceria da corporação com a UDESC/ESAG.

Título honirífico Amigo do Bombeiro: O Sr Eloy Biesuz, presidente da empresa Helisul Táxi Aéreo, recebeu o título honorífico Amigo do Bombeiro, concedido a pessoas e entidades que tenham contribuído para o engrandecimento moral ou material da corporação.

 

 

 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis