Clipagem do dia 14 de janeiro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 14 DE JANEIRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Presos em SC

Mais da metade (57%) dos 17,2 mil detentos em Santa Catarina é formada por jovens entre 18 aos 29 anos, segundo balanço divulgado ontem pelo governo do Estado. Do total de presos, de todas as faixas etárias, apenas 1,8 mil (11,7%) continuam estudando. Apesar do percentual baixo, a média consegue superar a nacional de 8,7%.

Guarda

O promotor José de Jesus Wagner, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, chamou a atenção do prefeito Edson Renato Dias sobre a atuação da Guarda Municipal, que estaria extrapolando as funções e agindo na área criminal.Os agentes estariam interferindo em ocorrências policiais e abordando pessoas.

 

COLUNISTA ROBERTO AZEVEDO – Notícias do Dia

O Sinpol-SC (Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina) terá assembleias pelo Estado na primeira quinzena de fevereiro. A carreira que mais relutou com o pacote de projetos da reforma salarial constituiu uma nova comissão para reivindicar pleitos com o governo. Primeira reunião com o Estado será ainda em janeiro.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Quase que a Polícia Civil não consegue botar a Operação Veraneio na rua. A diária de apenas R$ 100 não agradou os policiais do interior que, segundo eles, ainda teriam que pagar para trabalhar. Realmente o valor é insuficiente para pagar as refeições e o dormitório. Nas cidades balneárias os hotéis e pousadas estão sempre lotados, além do preço alto. O delegado Marlus Malinverni fez os cálculos, refez e conseguiu sensibilizar o governo que aumentou o valor em 53%, passando para R$ 153. Mesmo assim, o policial tem que fazer economia e dormir em casa de parentes. O reforço é direcionado para os plantões e registros de boletim de ocorrência. Assim, o delegado libera os agentes da “casa” que “batem B.O.” para a investigação. A PM também está com um time na rua. Alunos policiais fazem o policiamento a pé em diversos bairros. Eles não podem usar armas e não executam prisões, mas a presença espanta os maus intencionados.

 

COLUNISTA PAULO ALCEU – Notícias do Dia

Plano

A construção de um portal em Governador Celso Ramos, com o acesso de boas-vindas, dotado de uma central de videomonitoramento, bem como um posto da Polícia Militar serão muito bem-vindas. A cidade, que é um dos polos turísticos mais privilegiados da Grande Florianópolis, merece essa atenção.

 

ASSUNTO: Morte de bombeiro

VEÍCULO: Diário Catarinense

DRAMA NO MAR: Bote desgovernado mata bombeiro

Tharllys Jhones Lourenço, 28 anos, morreu após ser atingido por embarcação ontem na Praia de Mariscal, em Bombinhas

Um passeio de banana boat terminou com a morte de um bombeiro militar ontem, na Praia de Mariscal, em Bombinhas. O acidente com o brinquedo ocorreu por volta de 12h45min. Tharllys Jhones Lourenço, 28 anos, estava de folga e ajudava a família, que tem a concessão do serviço no local.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Schardong, informações preliminares apontam que Tharllys estaria no banana boat a cerca de 100 metros da faixa de areia, coordenando a subida de um grupo de argentinos. Durante o procedimento, o bote inflável motorizado que puxava o brinquedo foi atingido por uma série de ondas. O condutor perdeu o controle da embarcação e se jogou no mar. O motor ficou ligado.
O bote seguiu desgovernado e Tharllys, para proteger os banhistas, teria tentado desprender o banana boat da embarcação ou desligar o motor do bote, quando foi atingido pela hélice. Imagens feitas por um turista mostram o bote desgovernado, dando voltas em círculos e atingindo o jovem.
O bombeiro foi retirado do mar pelos guarda-vidas, já com um braço e uma perna amputados, e sofreu uma parada cardíaca. Em seguida, foi transferido para a policlínica de Bombinhas. O helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, se deslocou ao município para fazer o atendimento, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.– A tragédia teria sido muito maior caso a praia estivesse cheia, pois o bote desgovernado percorreu cerca de 450 metros e só parou quando chegou na areia – diz Schardong.
O condutor do bote fugiu do local sem ser identificado e não havia sido localizado até o fim da tarde de ontem. Veranistas teriam tentado linchá-lo e depredaram parte da embarcação, contou o tenente.
Ex-salva-vidas foi surpreendido por cena
O ex-salva-vidas Renan Santos, 20, trabalha em um estabelecimento comercial em frente ao ponto do banana boat e saía com a prancha para fazer o horário de almoço quando foi surpreendido pelos gritos de uma senhora pedindo socorro.
– Fui até o local e, quando cheguei lá, ele já estava na areia. A cena era muito forte. Então pedi para as pessoas se afastarem. Coloquei a minha prancha ao lado dele e outra pessoa colocou uma boia – conta, dizendo ainda que, além dos guarda-vidas, um surfista prestou socorro e a esposa do bombeiro também chegou ao local para acalmá-lo.

Barco não possuía protetor da hélice

A Capitania dos Portos de Itajaí, responsável pela fiscalização de embarcações em toda a região, fez ontem à tarde uma perícia preliminar no bote inflável que atingiu e matou Tharllys Jhones Lourenço. Agora, o órgão tem 90 dias para concluir a investigação. Após a perícia, a lancha foi lacrada e levada ao Corpo de Bombeiros de Bombinhas. A embarcação ficará recolhida no batalhão para novas análises nos próximos dias.
Conforme o sargento e inspetor chefe da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, Eduardo Mendes da Silva, a perícia constatou que a embarcação não tinha protetor para a hélice.
– Caso a embarcação tivesse a proteção e tivesse sido quebrada, ela teria deixado vestígios aparentes.
Segundo o sargento também será apurado se nesse tipo de embarcação é obrigatório o uso da chave corta-corrente – que é ligada ao sistema elétrico da embarcação e tem a função de desligar o motor

Jovem estava em Itajaí havia um ano

Depois de atuar como guarda-vidas por cinco anos em Bombinhas, Tharllys era bombeiro militar em Itajaí havia cerca de um ano.
Comandante do batalhão dos bombeiros na cidade, tenente-coronel Sergio Murilo de Melo, diz que Tharllys sempre foi um bom profissional, que cumpria com as obrigações do serviço militar.
– Ele era muito tranquilo e nunca trouxe problema para o quartel – comenta o tenente-coronel.
Tharllys era casado e tinha familiares morando em Bombinhas. Já a mãe dele e outros parentes vivem em Três Marias (MG) e vêm para o enterro do bombeiro, que ocorre hoje, em horário ainda não confirmado, no Cemitério de Morrinhos, em Bombinhas. O velório também ocorre na cidade, na Igreja Presbiteriana da Praia de Zimbros. O trajeto com o caixão da igreja até o cemitério será feito pelo caminhão do Corpo de Bombeiros de Itajaí.

 

ASSUNTO: PM à paisana

VEÍCULO: Notícias do Dia de 13.01

PM conclui sindicância na segunda

Passados mais de 50 dias a Corregedoria da Polícia Militar Militar conclui nesta segunda-feira a sindicância que apura crime ou transgressão disciplinar praticada pelo soldado Santos do 4º BPM que apresentou comportamento alterado no trânsito de Florianópolis. No dia 19 de novembro do ano passado, o PM desceu de um Corsa e sacou uma pistola em meio ao trânsito ameaçando o advogado João Alves Massaneiro Júnior, 57, que teria colidido em seu carro. Mais de 50 pessoas que estavam no trânsito, próximo à sinaleira em frente à rodoviária Rita Maria, no acesso à ponte Colombo Salles, assistiram ao descontrole do PM.

A cena foi flagrada por uma equipe de jornalistas do Notícias do Dia,que estava se deslocando para uma reportagem no Continente, por volta das 19h30. Mais tarde, perto das 22h, o soldado, bastante nervoso ligou para o jornal intimando o editor a retirar a matéria publicada no site. A exigência não foi atendida e o fato comunicado ao comandante da 1ª Região Policial Militar, coronel João Henrique da Silva.

Na época, o coronel assegurou que a Corregedoria iria abrir um procedimento, ouvir as partes e constatar se ocorreu crime ou transgressão. Se realmente for considerado crime vai ser analisado a competência do órgão julgador: Justiça Militar ou Justiça Comum. A sindicância não foi concluída.

Para o advogado envolvido no incidente de trânsito, a conduta do policial à paisana foi extremamente prepotente. “Primeiro ele cortou a minha frente na entrada (conversão embaixo do sinal para acessar a ponte). Se tivesse ocorrido batida eu é quem seria prejudicado, mas não houve colisão”, disse na época.

 

ASSUNTO: Redução número de homicídios

VEÍCULO: Portal da SSP e da PMSC

Pelo terceiro ano consecutivo SC registra redução no número de homicídios dolosos

Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Catarina registrou redução no número de homicídios dolosos – com intenção de matar. Em 2013, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro, foram praticados 704 assassinatos contra 742 ocorrências atendidas em 2012, uma redução de 5,12%. Em números absolutos são 38 homicídios a menos no comparativo com 2012. Em 2011 foram registrados 759 assassinatos e em 2010, 767.

A taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes ficou em 11,26 mortes, menor que a registrada no mesmo período de 2012, que foi de 11,87 mortes. O número de latrocínios em 2013 também registrou redução. Foram 55 casos este ano contra 60 em 2012 e 58 em 2011.

Os dados constam no boletim de homicídios, organizado pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatística, da Diretoria de Informação e Inteligência (DINI), da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Houve registro de assassinatos em 143 dos 295 municípios de Santa Catarina. Em outras 152 cidades não foram registrados assassinatos e em 62 cidades ocorreu um homicídio.

Para o secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, a redução no número de assassinatos é resultado de uma série de ações desenvolvidas na área da segurança pública ao longo deste ano. Ele lista, por exemplo, a efetiva integração policial e das agências de inteligência, os investimentos feitos pelo Pacto da Segurança que permitiram, por exemplo, a aquisição de kits de segurança para os policiais e a renovação da frota de viaturas.

Grubba cita, ainda, a reposição dos efetivos policiais com a inclusão de mais de 4,3 mil servidores na área da Segurança Pública desde 2011, além da ocupação de áreas antes dominadas pelo narcotráfico, a intensificação ao combate ao tráfico de drogas e o incremento de novas tecnologias de suporte operacional. “Todas essas ações garantiram essa queda no número de homicídios dolosos. São 38 assassinatos a menos no comparativo com 2012”, complementa o secretário.

Entre as cidades que registraram as maiores diferenças com redução de assassinatos, no comparativo entre 2012 e 2013 estão Camboriú, Criciúma, Jaraguá do Sul, Içara, Lages, Florianópolis, Palhoça, Campos Novos, Caçador e Penha.

Já os municípios que tiveram aumento no número de assassinatos estão Navegantes, Itapoá, Balneário Camboriú, São José, Itajaí, Balneário Rincão, Chapecó, São Francisco do Sul, Santa Cecília e Biguaçu.

Os assassinatos foram motivados por desavença, seguido por tráfico de drogas e passional. No entanto, mais da metade dos homicídios não teve a motivação registrada.

Índice de esclarecimento é alto
O índice de esclarecimento dos assassinatos no Estado alcançou 60,51%. Em Florianópolis, que conta com uma Delegacia Especializada, este percentual chega a 70,59%. Já o percentual de vítima e autor de crimes violentos com antecedentes policiais é alto. No caso de vítima, este número chega a 64,8% com registros anteriores na polícia. Já com relação aos autores de homicídio, 80,8% possuem antecedentes criminais.

Os assassinatos acontecem com maior intensidade no período compreendido entre 20h e meia-noite. Dos 704 homicídios dolosos 196 ocorreram no Vale do Itajaí; 154 no Norte; 119 na Grande Florianópolis; 93 no Sul; 105 no Oeste, e 37 no Planalto. Dos 704 assassinatos, 86% das vítimas são homens e 14 % mulheres.

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade