Clipagem do dia 14 de fevereiro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 14.02.2014

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Decisão na passarela

Hoje é o dia decisivo para a autorização (ou não) do desfile dos blocos do Avaí e do Figueirense na Passarela do Samba. A prefeitura de Florianópolis vai acatar a orientação da Polícia Militar.

Aliás

Pela proximidade com o clássico e como precaução e canja nunca fizeram mal, dá para cravar que não tem condições de sair.

 

ASSUNTO: TRÁFICO DE DROGAS

VEÍCULO: Diário Catarinense

Veículo em guincho é apreendido

Uma caminhonete F-1000, cor prata e carregada de drogas foi apreendida pela Polícia Civil ontem, na BR-101, em Araquari, norte de Santa Catarina. O veículo estava em cima de um guincho, quando foi localizado pelos policiais, por volta das 10h.
Os suspeitos foram abordados pela polícia quando paravam em um restaurante às margens da rodovia. O dono da F-1000, que estava viajando ao lado do motorista do guincho, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Segundo a polícia, o suspeito tem passagem por roubo e, nesta situação, atuou como “mula”, pessoa usada por traficantes para transportar droga. O motorista do guincho foi liberado.
A caminhonete vinha de Dourados (MS) com destino a Criciúma. Dez quilos de maconha e 10 kg de cocaína estavam escondidos em um compartimento soldado, nas laterais dianteiras da F-1000. De acordo com a polícia, a caminhonete quebrou no Paraná. A ocorrência é resultado de denúncia anônima. A prisão foi feita pela Divisão de Repressão a Entorpecentes e pela Diretoria de Investigações Criminais.

 

ASSUNTO: Arcanjo

VEÍCULO: Diário Catarinense

CASAL DE ARGENTINOS É RESGATADO PERTO DE COSTÃO

Um casal de argentinos foi resgatado pela equipe do helicóptero Arcanjo, enquanto nadava na Praia Brava, Norte da Ilha em Florianópolis. Por volta de 13h25min de ontem, Gabriela Soza, 27 anos, e Rodrigo Nuñes, 35, nadavam próximo ao costão, quando foram levados por uma corrente marítima norte. Seis guarda-vidas que estavam na praia chegaram até o local, mas não conseguiram resgatar o casal, devido à correnteza do mar. O Arcanjo do Corpo de Bombeiros foi acionado e com ajuda do helicóptero foi possível fazer o resgate.
– O mar estava calmo, mas a corrente os levou para o norte, longe da praia. Nem com a ajuda dos guarda-vidas eles conseguiram voltar – observou o capitão e piloto Sandro Fonseca.
O casal foi atendido pela equipe médica do Corpo de Bombeiros e liberado no local.

 

ASSUNTO: Vingança nas ruas

VEÍCULO: Diário Catarinense

LITORAL NORTE: Suspeito de assalto é amarrado em poste

Um homem foi amarrado em um poste por moradores do bairro Cordeiros, em Itajaí, Litoral Norte, ontem à tarde. Segundo a Polícia Militar, dois suspeitos teriam assaltado uma lanchonete e tentado fugir em uma motocicleta. Um deles, que estava armado, conseguiu escapar com cerca de R$ 2 mil roubado do estabelecimento. O outro homem foi detido por algumas pessoas. A ocorrência foi registrada por volta de 14h. Conforme o chefe de comunicação da PM em Itajaí, tenente Luis Antônio Trevisan, o suspeito teria levado socos e pontapés dos moradores, mas sem lesões graves. Ninguém foi detido pelas agressões. O suspeito foi preso em flagrante.

 

ASSUNTO: Área invadida em Tijucas

VEÍCULO: Notícias do Dia

Confronto em reintegração

Josilaine Camacho não sabia dizer onde passaria a noite com os cinco filhos, depois que ela e outras 16 famílias tiveram que deixar, por ordem judicial, uma área invadida desde a segunda-feira em Tijucas. O terreno ocupado pertence a fábrica de revestimentos cerâmico Portobello, que pediu na Justiça a reintegração de posse da área. Depois de tentarem negociação amigável, a Polícia Militar foi acionada para cumprir a determinação da 2ª Vara Cível de Tijucas. Houve tumulto e confronto. Três pessoas foram presas e outras três ficaram feridas, entre eles um policial militar.

Passava das 16h quando cerca de 40 policiais militares chegaram à área nos fundos da cerâmica, no Jardim Progresso. Depois de uma hora de negociações, os policiais deram início à retirada das famílias. Houve resistência por parte dos líderes. Para dispersar os ocupantes, os policiais usaram cassetetes e spray de pimenta. Para não deixar que os barracos fossem destruídos, Fabiano Lamin, apontado como líder do grupo, colocou-se na frente das máquinas, alegando que seria necessário mais tempo para o grupo deixar o local.

Sem entendimento entre polícia e invasores, teve início o conflito. Fabiano acabou preso por desacato, agressão e obstrução à Justiça. Miriam Cintia e Nelson da Silva também foram detidos pelos mesmos motivos. Segundo o capitão Sebastião, que comandou a ação de desocupação, o cumprimento da reintegração vinha sendo executado de forma tranquila, até que alguns ocupantes começaram a resistir. “Estava tudo tranquilo, mas quando eles viram a imprensa começaram a ficar agitados”, justificou. Josilaine ficou cerca de 30 minutos desacordada, sendo reanimada apenas com a chegada do Samu.

 

ASSUNTO: Assalto em São José

VEÍCULO: Notícias do Dia

Mulher reage e atira em ladrão

Uma família de comerciantes, que reside no bairro Sertão do Imaruím, em São José, na Grande Florianópolis, levou um susto na madrugada de ontem, após uma tentativa de assalto.

Um homem de 25 anos invadiu a casa pela varanda e, ao encontrar uma janela aberta, entrou. Uma das moradoras, uma mulher de 30 anos, acordou com o barulho do homem abrindo a porta de seu quarto.

De acordo com informações da mulher, como estava muito escuro, ela achou que eram seus pais e levantou para acender a luz. “Chamei meus pais e eles atenderam. Vimos que tinha alguém na casa e fui procurar, no escuro, enquanto meu pai ligava para a polícia. Dei de cara com o ladrão na sala”, contou ela.

A mulher disse que como não conseguiu ver direito, empurrou o homem, tirou a arma dele e fez o disparo. O bandido foi ferido no peito. Posteriormente, foi levado pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhado ao hospital Regional de São José.

Ainda ontem, ele recebeu alta e foi levado para a Central de Triagem, que fica no bairro Estreito, em Florianópolis. O suspeito responde por porte ilegal de armas e tentativa de roubo. De acordo com a polícia, a arma foi apreendida e passará por perícia.

 

ASSUNTO: Tecnologia na PMSC

VEÍCULO: Portal da PMSC

9º BPM: PM utiliza aplicativos aliados à segurança

Policiais Militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma e região contam com a tecnologia como ferramenta de trabalho.

Um dos aplicativos que estão sendo usados pelos policiais é o Sinesp Cidadão. Pelo celular, podem consultar a placa do veículo, onde aparecem todas as informações sobre o carro, se está em dia com a documentação e até mesmo se ele foi roubado. Outro aplicativo bastante utilizado é o WhatsApp para a comunicação instantânea. Os policiais repassam as informações e fotos com segurança aos outros policiais que estão em atividade e aos que estão de folga.

O Sinesp Cidadão foi recentemente divulgado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e vem servindo de ferramenta essencial para identificar as procedências de veículos. A consulta permite ao cidadão e policiais verificarem se há registros de furto ou de roubo dos veículos sondados ou ainda se o mesmo é um veículo clonado.

Os dados que alimentam o Sinesp são provenientes dos diversos órgãos de Segurança Pública de todo o Brasil através do Sistema de Informações Policiais.

O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), com o objetivo de ajudar aos usuários a não caírem em golpes, mas também é voltado para profissionais da segurança pública, inclusive, a Polícia Militar de Criciúma já observa um significativo aumento na recuperação de veículos roubados ou furtados, após a utilização do dispositivo.

O Sinesp Cidadão encontra-se disponível para a plataforma Android, e para baixar é só acessar o Google (Play) e procurar por Sinesp Cidadão, ou então acessar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sinesp.cidadao.android.

 

ASSUNTO: Preparação para a Copa

VEÍCULO: Portal da PMSC

Fifa Team Workshop: Comando-Geral da PM recepciona integrantes da FNSP

Na manhã de hoje(13), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, deu as boas vindas aos integrantes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), em encontro realizado no auditório do Centro de Ensino da PM, na Capital.

O efetivo permanecerá no Estado até o dia 22 deste mês e atuará na segurança do Fifa Team Workshop, o congresso técnico da Copa do Mundo, que reunirá na próxima semana os técnicos e equipes das 32 seleções que estarão presentes no mundial.

O comando estratégico da Força Nacional será feito pelo Comando-Geral da PMSC e a parte operacional ficará a cargo do comandante do Grupamento de Choque, tenente-coronel Renato Cruz Júnior. “Toda a precaução e comprometimento dos policiais envolvidos será necessária para preservarmos a ordem pública e garantirmos a integridade física de todos os envolvidos no evento”, enfatizou o coronel Nazareno.

O chefe do Estado Maior-Geral, coronel João Schorne de Amorim, falou sobre as peculiaridades do policiamento e sobre a estadia e missão dos integrantes da FNSP em Santa Catarina. “O efetivo servirá como um Grupo de Contingência e será acionado em caso de necessidade de intervenção”, disse o coronel Amorim.

O Fifa Team Workshop será realizado na praia do Santinho, em Florianópolis, e deve contar com a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Mais de mil pessoas são esperadas para o congresso.

ASSUNTO: Salário dos guarda-vidas

VEÍCULO: Portal do CBMSC

CBMSC ANUNCIA AUMENTO DA INDENIZAÇÃO PAGA AOS GUARDA-VIDAS CIVIS

     

 

 

O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, anunciou nesta quinta-feira (13/02) durante visita ao quartel-sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar em Itajaí, no Litoral Norte, a autorização do aumento de 25% no valor da indenização paga aos guarda-vidas empregados em todo Estado na Operação Veraneio 2013/2014. A partir de 1º de março os profissionais passarão a receber diária de R$ 125.

A concessão do reajuste foi assinada na quarta-feira pelo Governador Raimundo Colombo que aprovou o aumento no valor pago aos trabalhadores de praia – demanda encaminhada pelo Secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba – como forma de reconhecimento pelos bons serviços prestados a catarinenses e turistas que visitam nosso Estado durante a temporada pelos profissionais civis.

Na edição 2013/2014 cerca de 1,2 mil guarda-vidas civis se revezam a cada dia nas mais de 150 praias e balneários monitorados pelo CBMSC.

 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis